RESOLUÇÃO Nº 1/CCLLCL/UFFS/2023

Inclui Componente Curricular Optativo na Matriz Curricular 2020 do Curso de Letras: Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Cerro Largo

A Coordenação do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada na Ata Nº 01/CCLL – CL/UFFS/2023, de 28 de novembro de 2023, referente à Primeira Reunião Extraordinária de 2023, e considerando:

  1. A necessidade da criação de um CCR optativo de Sintaxe para aprofundar os estudos da Língua Espanhola;

  2. A urgência para entrada em vigor dessa norma visando contemplar os alunos concluintes.

     

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Tópicos em Sintaxe da Língua Espanhola, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2020, do Curso de Letras: Português e Espanhol – Licenciatura, conforme quadro de ementários abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GLA0709

Tópicos em Sintaxe da Língua Espanhola

02

30h

EMENTA

Conhecimento das estruturas sintáticas que constituem o funcionamento da língua espanhola em relação à língua portuguesa. Sintaxe e ensino.

OBJETIVO

Identificar, analisar e explicar aspectos da sintaxe em língua espanhola.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BORREGO, J. N.; GOMEZ, J. A.; PRIETO, E. de los M. Aspectos de sintaxis del español. Madrid: Santillana, 2003.

CHOMSKY, N. Aspectos de la teoría de la sintaxis. Barcelona: Gedisa, 1999.

DI TULLIO, Ángela. Manual de gramática del español. Buenos Aires: Waldhuter, 2010.

GARCÍA SANTOS, J. F. Sintaxis del español. Salamanca: Santillana, 1994.

GUTIÉRREZ ARAUZ, M. L. Estructuras sintácticas del español actual. Madrid: SGEL, 1995.

GÓMEZ TORREGO, Leonardo. Gramática didáctica del español. São Paulo: SM, 2005.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BOSQUE, I. Qué debemos cambiar en la enseñanza de la gramática. ReGrOC - Revista de Gramática Orientada a las Competencias, 2018, 1/1, p.11-36.

CASCÓN MARTÍN, E. Sintaxis: teoría y práctica del análisis oracional. Madrid: Edinumen, 2000.

FANJUL, A. P.; GONZÁLEZ, N. M. Espanhol e português brasileiro: estudos comparados. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

GÓMEZ TORREGO, Leonardo. Análisis sintáctico. Teoría y práctica. Madrid: SM. 2. ed. 2007.

GUTIÉRREZ ORDÓÑEZ. Salvador. Forma y sentido en sintaxis. Madrid: Arco Libros, 2002.

OTAÑI, L., GASPAR, M. P. Sobre la Gramática. In: ALVARADO, M. (Comp.). Entre líneas. Teorías y enfoques en la enseñanza de la escritura. Buenos Aires: Manantial, 2001. p. 75- 110.

 


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Letras: Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Cerro Largo, 1ª Reunião Extraordinária, em 28 de novembro de 2023.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 28 de novembro de 2023.
Data de publicação: 15 de dezembro de 2023.

Demetrio Alves Paz
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Cerro Largo