RESOLUÇÃO Nº 8/CCLPCH/UFFS/2022
A Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com decisão tomada pelo Colegiado do Curso, em reunião realizada no dia 20 de julho de 2022, registrada na Ata da Sessão Extraordinária nº 03/2022,
RESOLVE:
Art. 1º Incluir no item “8.10 Rol de componentes optativos” do PPC 2019 do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS” o componente curricular DOCÊNCIA COM BEBÊS: DIMENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS, conforme informações abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1324 |
DOCÊNCIA COM BEBÊS: DIMENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS |
4 |
60 |
EMENTA |
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1. Bebês em diferentes contextos socioculturais 2. A educação de bebês em contextos de educação infantil na produção científica 3. Dimensões da docência com bebês 4. Inserção em contexto coletivo de educação e cuidados 5. Organização de espaços e tempos - proposições pedagógicas 5. Relação com famílias. |
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OBJETIVO |
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Compreender as especificidades da educação de bebês, perspectivando uma atuação docente intencionalmente voltada à ampliação de seus processos educativos em contextos de educação infantil. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ARENARI, Rachel; CORSINO, Patricia. Docência na creche: entre simplicidade e sofisticação sutil. Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n.2, p. 489-511, maio-agosto. 2020.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/46700 Acesso em: 16 de setembro de 2020. SALUTTO, Nazareth e NASCIMENTO. Onde estão os bebês? reflexões para sua construção conceitual a partir de um debate interdisciplinar. Áltera, João Pessoa, v. 1, n. 8, p. 14-37, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/article/view/40759 Acesso em: 16 de setembro de 2020. SCHMITT, Rosinete V. Relações entre adultos e bebês na educação infantil: indícios para compreensão de uma docência não linear. Poiesis, Tubarão SC, v.13, n. 24, p. 313-330, jul/dez, 2019. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/8217 Acesso em: 16 de setembro de 2020. SILVA, José Ricardo et al. (Org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 308p. TEBET, Gabriela de Campos (org.) Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 631p. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/ebook_bebc3aasgabriela.pdf Acesso em: 16 de setembro de 2020. VIEIRA, Daniele Marques e COUTINHO, Angela Maria Scalabrin. Ação social dos bebês, as narrativas visuais e a constituição da docência. Poiesis, Tubarão SC, v.13, n. 24, p. 256-274, jul/dez, 2019. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/8210 Acesso em: 16 de setembro de 2020. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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BONOMI, Adriano. O Relacionamento entre Educadores e Pais. In: BANDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (orgs.). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998. COUTINHO, Angela Scalabrin; VIEIRA, Daniele Marques. Uma perspectiva para acompanhar o processo dos bebês de conquista da autonomia na creche. Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n.2, p. 602-626, maio-agosto. 2020.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/46715 Acesso em: 16 de setembro de 2020. FALK, Judit. (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara, SP: JM Editora, 2004. GUIMARÃES, Daniela. A relação com as famílias na educação infantil: o desafio da alteridade e do diálogo. In: VAZ, Alexandre Fernandes e MONN, Caroline Machado (orgs) Educação Infantil e Sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia. p.88-100. 2012. GUIMARÃES, Daniela. No contexto da creche, o cuidado como ética e a potência dos bebês. In: 31º Reunião Anual da ANPEd, 2008. Anais. Caxambu RN. 2008. p. 1-16. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/no-contexto-da-creche-o-cuidado-como-etica-e-p otencia-dos-bebes Acesso em: 16 de setembro de 2020. MANTOVANI, Susanna; TERZI, Nice. A Inserção. In: BONDIOLI, A; MANTOVANI, S. Manual de Educação Infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. 9ª ed. Porto Alegre, ArtMed, Cap. 10. p.173-184. 1998. MARQUES, Circe M; DORNELLES, Leni V. Quem disse que as questões raciais não afetam os bebês? Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, p. 48-59, jan./mar., 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/30344 Acesso em: 16 de setembro de 2020. MARANHÃO, Damaris G. O cuidado como elo entre saúde e educação. In: Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 115-133,dezembro/2000. ROCHA, Eloisa Acires Candal; GONÇALVES, Fernanda. A produção científica sobre a educação de bebês e crianças pequenas no contexto coletivo da creche. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 9, n. 15, p. 44-62, jun. 2015. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2688 Acesso em: 16 set. 2020. TEBET, Gabriela de Campos; ABRAMOWICZ, Anete. Estudos de bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção. Educação Temática Digital - ETD. Campinas SP, v.20 n.4 p. 924-946 out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649692/18669 Acesso em: 16 de setembro de 2020. |
Art. 2º Esta resolução entra em vigor no dia 1º de agosto de 2022
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Chapecó, 3ª Reunião Extraordinária, em Chapecó/SC, 20 de julho de 2022.
Data do ato: Chapecó-SC, 22 de julho de 2022.
Data de publicação: 22 de julho de 2022.
Katia Aparecida Seganfredo
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó