RESOLUÇÃO Nº 26/CCLPCH/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Estrutura Curricular 2018 do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura do Campus Chapecó.

A Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ata nº 06/CCLP/UFFS/2024 de 14 de novembro de 2024,

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2018, do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Chapecó, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Enfermagem – Licenciatura

Campus Chapecó

Atividadesa

Total de

Horas

Aulas presenciais

Aulas

Extensionista

Código

Componente Curricular

GLA542

Tópicos Especiais em Linguística I: Linguagem e desenvolvimento humano

30

 

30

GCH1990

Extensão, Planejamento e Relações Sociais I

 

60

60


Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GLA542

Tópicos Especiais em Linguística I: Linguagem e desenvolvimento humano

02

30h

EMENTA

Língua/Linguagem. Fundamentos da teoria histórico-cultural sobre desenvolvimento do psiquismo. Relações entre pensamento e linguagem. Os processos de instrução e o desenvolvimento da consciência.

OBJETIVO

Estudar, com base na teoria histórico-cultural e em sua compreensão acerca do desenvolvimento do psiquismo humano, as relações entre pensamento e linguagem e o papel dos processos de instrução na formação da consciência.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas - III: problemas del desarrollo de la psique. Madri: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012 [1982].

VOLOCHINOV, V. Estilística do discurso literário I: o que é língua/linguagem? In: VOLOCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 234-265.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luza da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Org. e trad. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.


 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1990

EXTENSÃO, PLANEJAMENTO E RELAÇÕES SOCIAIS I

04

60h

EMENTA

Estudo do marco legal (legislações internas e externas) relativas à extensão e à prestação de serviços. Análise da dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além das diretrizes e adequações da Curricularização da Extensão na UFFS (CF, LDB 9.394/96 e Resolução 07/2018). Experiências interinstitucionais. A extensão como um exercício da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Aprofundamento conceitual, princípios e diretrizes da extensão nas universidades públicas. Políticas públicas de extensão. Tipos de extensão. Inserção curricular das ações de extensão. Metodologias de extensão, apresentação e aproximação das ações de extensão.

OBJETIVO

Estudar o processo de construção e implementação das práticas de extensão universitária no Brasil e no mundo. Promover a creditação da extensão, apontando problemáticas nos âmbitos micro, meso e macro, e as bases para a produção acadêmica e científica, de modo que a vivência extensionista contribua para o fomento ao ensino e à pesquisa.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALMEIDA, L.P; SAMPAIO, J.H. Extensão universitária: aprendizagem para transformações necessárias no mundo da vida. Revista Diálogos: construção conceitual da extensão e outras reflexões significativas, Brasília, v.14, n.1, dez, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PICHETH, Sara F., CASSANDRE, Marcio P., THIOLLENT, Michel Jean M. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. 3-13, dez. 2016

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BOAVENTURA de Souza Santos. O futuro começa agora. Da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.

BOAVENTURA de Souza Santos. A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2004 (3ª edição).

BOTOME, S.P. Extensão universitária: equívocos, exigências, prioridades e perspectivas para a universidade. In: FARIAS, D.S. (Org) Construção conceitual da Extensão na América Latina. Brasilia:Universidade de Brasilia, 2001 (p.159-175)


Art. 3º Esta Resolução entra em vigor em 02 de dezembro de 2024.

Data do ato: Chapecó-SC, 26 de novembro de 2024.
Data de publicação: 26 de novembro de 2024.

Andrea Simoes Rivero
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó