RESOLUÇÃO Nº 10/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2018
A Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (CPPGEC) do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no uso de suas atribuições legais, considerando o Processo nº 23205.001983/2018-38 e o Parecer nº 14/CPPGEC/CONSUNI/UFFS/2018;
RESOLVE:
Art. 1º Instituir o Plano de Consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS para o quadriênio 2017-2020, conforme o Anexo I desta Resolução.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Sala Das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 4ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 5 de julho de 2018.
ANEXO I
PLANO DE CONSOLIDAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
(QUADRIÊNIO 2017-2020)
APRESENTAÇÃO
Em 2017, os programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram submetidos, pela primeira vez, à avaliação quadrienal realizada pela CAPES. A avaliação tem, antes de mais nada, uma vocação pedagógica. Ela visa sinalizar para as instituições e para os programas os avanços obtidos e as lacunas que precisam ser discutidas e enfrentadas nos próximos anos. As notas atribuídas indicam o estágio de consolidação que os programas se encontram. Os resultados da avaliação quadrienal são particularmente importantes para a UFFS, pois trata-se de uma Instituição de Ensino Superior (IES) muito jovem, com PPGs recentes e em processo de implantação.
A publicação dos resultados motivou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) a realizar várias reuniões e seminários a partir de outubro de 2017, envolvendo todos os PPGs e os campi da UFFS. Os seminários sinalizaram claramente para a necessidade de elaborar e aprovar nas instâncias superiores um Plano de Consolidação da Pós-Graduação, primando especialmente o período de 2017 a 2020. As Fichas de Avaliação da Quadrienal de cada PPG da UFFS foram detalhadamente analisadas a fim de identificar as lacunas que precisam ser enfrentadas pela instituição e pelos docentes e discentes dos programas.
Plano ora apresentado visa estabelecer um conjunto de ações estratégicas para o quadriênio avaliativo (2017-2020). Ele objetiva orientar, dentre os outros aspectos, (i) as políticas institucionais; (ii) a gestão da pós-graduação feita pela PROPEPG e pelas coordenações dos PPGs; (iii) o trabalho dos docentes e (iv) o engajamento dos discentes da pós-graduação. Expressa, acima de tudo, os compromissos da UFFS com a expansão e a qualificação da pós-graduação, cujos resultados devem servir para o desenvolvimento do país e da região de abrangência da UFFS.
1 A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFFS NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL
A avaliação da pós-graduação brasileira teve início em 1976, tendo passado por inúmeras mudanças e aprimoramentos ao longo do período (FERREIRA; MOREIRA, 2001; BARATA, 2016). Em 2013, a avaliação periódica, até então realizada trienalmente, passou a ser quadrienal. Os resultados das avaliações são expressos em notas, em uma escala de 1 a 7, sendo atribuídas 1 e 2 para os programas insuficientes (descredenciamento e fechamento); 3 para os programas em implantação; 4 e 5 para os programas consolidados; e notas 6 e 7 para os que apresentam indicadores de excelência e internacionalização. A partir de 2014, todas as informações dos programas passaram a ser postadas e geridas na Plataforma Sucupira, de forma online e permanente.
Na avaliação quadrienal 2017, foram avaliados 4.359 programas, de 396 instituições, sendo: 3.544 de instituições públicas; 640 de instituições filantrópicas; 174 de instituições privadas; 4.129 em instituições de ensino superior; 108 em institutos de pesquisa; e 122 em outros tipos de instituição. Do processo avaliativo, realizado durante seis semanas nos meses de julho e agosto de 2017, foram convocados 1.550 consultores (CAPES, 2017). Do total, 119 programas (3%) foram descredenciados (pois receberam notas 1 e 2) e 465 (quatrocentos e sessenta e cinco) programas (11%) receberam notas 6 e 7. O quadro 1 detalha as notas da avaliação quadrienal.
Quadro 1 - Distribuição das notas da Avaliação Quadrienal 2017
NOTAS |
Nº DE PROGRAMAS |
PERCENTUAL (%) |
1 |
8 |
0.2 |
2 |
90 |
2.2 |
3 |
1.333 |
31.9 |
4 |
1.497 |
35.9 |
5 |
765 |
18.3 |
6 |
298 |
7.1 |
7 |
184 |
4.4 |
Fonte: Resultados da Avaliação Quadrienal, CAPES, 2017.
Esta foi a primeira vez que os programas de pós-graduação da UFFS foram avaliados, já que se trata de Programas de implantação recente, como se pode ver no quadro 2. Já o quadro 3 apresenta a indicação do estado atual de avaliação dos 12 cursos.
Quadro 2 - Programas de Pós-Graduação da UFFS aprovados pela CAPES entre 2011 a 2017
PROGRAMAS |
SIGLA |
CAMPUS |
ÁREA DE AVALIAÇÃO |
ANO DE APROVAÇÃO |
INÍCIO |
Mestrado em Estudos Linguísticos |
PPGEL |
Chapecó |
Letras e Linguística |
2011 |
2012 |
Mestrado em Educação |
PPGE |
Chapecó |
Educação |
2012 |
2013 |
Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável |
PPGADR |
Laranjeiras do Sul |
Interdisciplinar |
2013 |
2013 |
Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental |
PPGCTA |
Erechim |
Ciências Ambientais |
2013 |
2013 |
Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas |
PPGICH |
Erechim |
Interdisciplinar |
2014 |
2015 |
Mestrado Profissional em Educação |
PPGPE |
Erechim |
Educação |
2014 |
2015 |
Mestrado Profissional em Matemática |
PROFMAT |
Chapecó |
Matemática Rede |
2010 |
2015 (UFFS) |
Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas |
PPGDPP |
Cerro Largo |
Interdisciplinar |
2015 |
2015 |
Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis |
PPGATS |
Cerro Largo |
Ciências Ambientais |
2015 |
2016 |
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos |
PPGCTAL |
Laranjeiras do Sul |
Alimentos |
2015 |
2016 |
Mestrado em História |
PPGH |
Chapecó |
História |
2015 |
2016 |
Mestrado em Saúde Animal |
PPGSBPAS |
Realeza |
Veterinária |
2016 |
2017 |
Fonte: PROPEPG, 2018.
Quadro 3 - A avaliação dos programas de pós-graduação da UFFS segundo período
PERÍODO AVALIADO |
PROGRAMAS |
04 anos |
PPGEL, PPGE e PPGADR |
03 anos |
PPGCTA |
02 anos |
PPGICH, PPGPE, PPGDPP e PROFMAT |
01 ano |
PPGH, PPGATS e PPGCTAL |
Não avaliado |
PPGSBPAS |
Fonte: PROPEPG, 2018.
O quadro 4 sintetiza os resultados finais da avaliação quadrienal de cada um dos programas de pós-graduação da UFFS, de acordo com o que consta nas fichas finais aprovadas pelo CTC-ES da CAPES. Do total dos programas avaliados (11), um deles (PPGEL) teve aumento de nota; os demais mantiveram a nota obtida no momento da recomendação.
Quadro 4 - Resultado final da Avaliação Quadrienal dos PPGs da UFFS
PROGRAMA |
CRITÉRIOS DA FICHA DE AVALIAÇÃO |
NOTA
|
||||
Proposta do Programa |
Corpo Docente |
Corpo Discente: teses e dissertações |
Produção Intelectual |
Inserção Social |
||
Estudos Linguísticos |
MUITO BOM |
REGULAR |
BOM |
BOM |
BOM |
4 |
Educação |
BOM |
REGULAR |
BOM |
REGULAR |
REGULAR |
3 |
História |
MUITO BOM |
MUITO BOM |
NÃO APLICÁVEL |
BOM |
REGULAR |
3 |
Interdisciplinar em Ciências Humanas |
BOM |
REGULAR |
NÃO APLICÁVEL |
REGULAR |
BOM |
3 |
Profissional em Educação |
BOM |
BOM |
REGULAR |
REGULAR |
REGULAR |
3 |
Ciência e Tecnologia Ambiental |
BOM |
BOM |
BOM |
MUITO BOM |
REGULAR |
3 |
Desenvolvimento e Políticas Públicas |
BOM |
BOM |
NÃO APLICÁVEL |
REGULAR |
REGULAR |
3 |
Ambiente e Tecnologias Sustentáveis |
BOM |
BOM |
NÃO APLICÁVEL |
REGULAR |
MUITO BOM |
3 |
Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável |
BOM |
REGULAR |
BOM |
REGULAR |
BOM |
3 |
Ciência e Tecnologia de Alimentos |
BOM |
BOM |
NÃO APLICÁVEL |
BOM |
BOM |
3 |
Profissional em Matemática* |
- |
- |
- |
- |
- |
5 |
Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul** |
NÃO APLICÁVEL |
NÃO APLICÁVEL |
NÃO APLICÁVEL |
NÃO APLICÁVEL |
NÃO APLICÁVEL |
3 |
Fonte: Fichas de Avaliação da Quadrienal Capes. Plataforma Sucupira, 2017.
* Trata-se de Programa em Rede Nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
** O Programa foi recomendado pela CAPES em 2016 e ainda não passou por avaliação.
Os resultados obtidos na primeira avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação da UFFS indicam a necessidade de um conjunto de ações estratégicas que objetivem seguir qualificando e desenvolvendo os programas. O item a seguir detalha os aspectos centrais do Plano de Consolidação da Pós-Graduação da UFFS para o Quadriênio 2017-2020.
2 AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PLANO DE CONSOLIDAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFFS (2017-2020)
O Plano está organizado em eixos, objetivos, ações estratégicas, responsáveis e período de execução. Os eixos aglutinam os quesitos de avaliação da CAPES, como também aspectos de âmbito institucional, que contribuirão para ampliar e melhorar a ambiência para a pós-graduação na UFFS.
EIXO 1 – PROPOSTA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO – PPGs |
||
Objetivo 1.1 – Qualificar a proposta dos Programas em funcionamento |
||
Ações estratégicas |
Responsáveis |
Período |
1.1.1 – Considerar o que a Área de Avaliação da CAPES apontou sobre o item “Proposta do Programa” na avaliação quadrienal, promovendo as adequações necessárias e inserindo-as na Plataforma Sucupira |
Coordenações dos PPGs |
Permanente |
1.1.2 – Finalizar os ajustes nos Regimentos dos PPGs e enviar a minuta à DPG |
Coordenações dos PPGs, DPG e CPPGEC |
2018 |
1.1.3 – Explicitar claramente a organicidade entre a área(s) de concentração, linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e projetos de pesquisa dos docentes na Plataforma Sucupira |
Coordenações dos PPGs |
Permanente |
EIXO 2 – ORGANICIDADE E FOMENTO AOS GRUPOS DE PESQUISA |
||
Objetivo 2.1 – Fortalecer a ambiência de pesquisa nos PPGs e na Instituição |
||
Ações estratégicas |
Responsáveis |
Período |
2.1.1 – Acompanhar e avaliar a atuação dos Grupos de Pesquisa (GP) a fim de torná-los instâncias de organização e promoção da cultura da pesquisa nos PPGs |
Líderes dos GPs, Coordenações dos PPGs e Diretoria de Pesquisa |
Permanente |
2.1.2 – Criar estratégias para fortalecer a inserção nos GPs dos docentes e discentes dos PPGs, dos bolsistas PNPD e dos pesquisadores em formação nos programas de Iniciação Científica e Tecnológica |
Líderes dos GPs e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
2.1.3 – Institucionalizar os projetos de pesquisa dos docentes (individuais e integrados), de acordo com o Regulamento da Pesquisa, e acompanhar seu desenvolvimento |
Docentes, CAPPGs, CAPs e Diretoria de Pesquisa |
Permanente |
2.1.4 – Elaborar e desenvolver projetos de pequisa integrados, de médio e de longo prazo, envolvendo docentes e discentes das Linhas de Pesquisa dos PPGs, preferencialmente solicitando fomento de agências externas (CNPq, CAPES, FINEP, Fundação Araucária, FAPESC, FAPERGS etc.) |
Docentes, Coordenações dos Programas, PROPEPG |
Permanente |
2.1.5 – Inserir-se em projetos, grupos e redes de pesquisa de âmbito nacional e internacional, em parceria com instituições brasileiras e estrangeiras |
Docentes, Grupos de Pesquisa, Coordenações dos PPGs, PROPEPG e Assessoria de Assuntos Internacionais |
Permanente |
Objetivo 2.2 – Fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a divulgação de resultados |
||
2.2.1 – Lançar edital de fomento aos GPs ligados aos PPGs e aos Grupos de Trabalho (GTs) da Pós-Graduação |
PROPEPG |
Anual |
2.2.2 – Destinar, no orçamento da UFFS, uma rubrica para apoio à tradução de artigos em língua estrangeira e pagamento de taxas de publicação em periódicos internacionais de impacto |
PROPEPG, PROPLAN e Gabinete |
2018-2020 |
2.2.3 – Designar uma instância da instituição para fazer apoio à pesquisa de forma a facilitar o trabalho de elaboração e gestão dos projetos, para que os docentes possam se dedicar mais à execução da pesquisa e à divulgação dos resultados e menos à burocracia |
PROPEPG, CAPPGs, Coordenações Acadêmicas |
2018-2019 |
EIXO 3 – APOIO E FOMENTO ÀS ATIVIDADES DOS PPGs |
||
Objetivo 3.1 – Fortalecer o PROAP Institucional e o PROAP CAPES |
||
3.1.1 – Destinar recursos do orçamento da UFFS para o desenvolvimento das atividades dos PPGs, especialmente para diárias e passagens |
Gabinete, PROPLAN e PROPEPG |
Permanente |
3.1.2 – Aperfeiçoar os critérios para a distribuição do PROAP, tanto institucional quanto CAPES, aos PPGs |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
2018 |
3.1.3 – Aprimorar a gestão dos recursos do PROAP, tornando-a mais ágil e eficiente |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
EIXO 4 – PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DOS DOCENTES E DISCENTES DOS PPGs |
||
Objetivo 4.1 – Aumentar e qualificar a produção intelectual dos docentes e dos discentes de forma contínua e distribuída entre os docentes e as Linhas de Pesquisa dos PPGs |
||
4.1.1 – Monitorar anualmente, em período anterior ao envio de informações à CAPES, a produção intelectual dos docentes, com o propósito de identificar as lacunas e os desequilíbrios na produção e auxiliar o corpo docente a superar as dificuldades |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
4.1.2 – Definir, no âmbito de cada PPG, as metas anuais de produção intelectual (tanto quantitativas quanto, sobretudo, qualitativas) do PPG e de cada docente no quadriênio, considerando os Documentos de Área da CAPES |
Coordenações e Colegiados dos PPGs |
Permanente |
4.1.3 – Orientar e estimular os docentes e discentes a sistematizarem os resultados de suas pesquisas em momentos em que eles indicarem condições de publicação em periódicos de estratos superiores (A1, A2, B1), conforme Qualis de cada Área de Avaliação da CAPES, e priorizar este tipo de produção |
Coordenações dos PPGs, Líderes dos GPs |
Permanente |
4.1.4 – Planejar a publicação de livros (autoria, organização e capítulo), considerando as orientações e exigências dos Documentos de Área da CAPES a fim de promover a publicação de livros de alto impacto na Avaliação |
Coordenações dos PPGs, Líderes dos GPs, Docentes e Discentes |
Permanente |
4.1.5 – Incentivar e apoiar, inclusive financeiramente, a publicação de resultados de pesquisa em eventos científicos, especialmente nas áreas em que a modalidade é reconhecida no processo de Avaliação |
Coordenações dos PPGs, PROPEPG |
Permanente |
4.1.6 – Priorizar a produção intelectual conjunta entre os docentes e entre os orientandos e orientadores, tendo como meta a publicação de no mínimo um artigo em coautoria por pesquisa, evitando, porém, a prática de os orientadores simplesmente inserirem seus nomes na produção dos orientandos, sem ter por trás efetivo trabalho de redação ou contribuição na obtenção dos resultados, conforme prática da área |
Coordenações de PPGs, Docentes e Discentes |
Permanente |
4.1.7 – Envolver e responsabilizar os discentes quanto à publicação dos resultados da pesquisa realizada no PPG, em formato de artigo, livro ou trabalho em evento, durante e após a conclusão do curso |
Coordenações dos PPGs, Docentes e Discentes |
Permanente |
4.1.8 – Estabelecer mecanismos de inserção dos bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) nos PPGs, por meio de atividades acadêmicas e, principalmente, de produção científica |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Docentes e Supervisores |
Permanente |
4.1.9 – Trabalhar para a melhora qualidade dos Periódicos da UFFS, porém esforçando-se para que não se tornem veículos de publicação endógena, a fim de se atingirem as exigências do Qualis/CAPES em suas diferentes Áreas nos maiores estratos (A1, A2 e B1) |
PROPEPG, Comissão Permanente de Períodos, Editores Científicos, Coordenadores dos PPGs |
Permanente |
4.1.10 – Estimular, auxiliar e apoiar, inclusive com fomento, os docentes para se constituam liderança científica em suas áreas de atuação |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Docentes |
Permanente |
EIXO 5 – CORPO DOCENTE DOS PPGs |
||
Objetivo 5.1 – Promover a qualificação docente, através de uma política de afastamento para realização de pós-doutorados |
||
5.1.1 – Revisar as regras do Plano Institucional de Afastamento para Capacitação Docente (PIACD) e da Licença Capacitação, no intuito de estabelecer critérios institucionais que priorizem e favoreçam a produção científica dos candidatos e sua inserção em redes e grupos nacionais e internacionais de pesquisa |
PROPEPG, CPPD, CONSUNI |
2018 |
5.1.2 – Estabelecer, no âmbito de cada PPG, metas anuais de envio de docentes para estágios de pós-doutorado |
Coordenadores dos PPGs, Docentes |
Permanente |
5.1.3 – Promover, por meio dos estágios de pós-doutorado, intercâmbios com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras de forma a favorecer o envio e recebimento de estudantes e docentes |
Coordenadores de PPGs, Docentes |
Permanente |
5.1.4 – Desburocratizar o processo de celebração de acordos e convênios com instituições nacionais e estrangeiras |
PROPEPG, Assessoria de Relações Internacionais, Gabinete |
Permanente |
5.1.5 – Envolver, de forma mais efetiva, a Assessoria de Assuntos Internacionais da UFFS na viabilização de acordos e convênios |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs |
Permanente |
Objetivos 5.2 – Definir claramente a política de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento dos docentes dos PPGs |
||
5.2.1 – Aprimorar os critérios de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento no Regulamento de cada PPG |
Coordenações e Colegiados dos PPGs |
2018 |
5.2.2 – Implementar as regras de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de acordo com o Regulamento do PPG e o Documento de Área da CAPES |
Coordenações e Colegiados dos PPGs |
Permanente |
5.2.3 – Lançar, regularmente, editais de credenciamento de novos docentes de acordo com as necessidades das Linhas dos PPGs, tendo em vista o necessário equilíbrio de orientação e produção docente
|
PROPEPG, Coordenações e Colegiados dos PPGs |
Permanente |
Objetivos 5.3 – Promover a compreensão da sistemática de avaliação da PG brasileira pela CAPES (ficha de avaliação, critérios, métricas, Plataforma Sucupira) |
||
5.3.1 – Organizar reuniões para análise do Documento de Área da CAPES, tornando-o conhecido por todos os docentes do PPG |
PROPEPG, Coordenação dos PPGs |
Permanente |
5.3.2 – Promover cursos e oficinas sobre o adequado uso e preenchimento da Plataforma Sucupira e do Currículo Lattes |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Secretarias de Pós-Graduação e Docentes |
Permanente |
5.3.3 – Estimular, orientar e auxiliar os docentes e discentes a fazerem a gestão permanente das informações acadêmicas por meio da Plataforma Lattes |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Docentes |
Permanente |
Objetivo 5.4 – Introduzir a autoavaliação dos PPGs como política institucional |
||
5.4.1 – Definir, em conjunto com os PPGs, uma sistemática de autoavaliação (periodicidade, critérios e procedimentos), considerando os processos de avaliação da CAPES e as necessidades e características de cada Programa e da UFFS |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Secretarias de Pós-Graduação |
2018 |
Objetivo 5.5 – Instituir um comitê assessor da pós-graduação |
||
5.5.1 – Estabelecer o melhor formato de um comitê assessor da pós-graduação que tenha como objetivo ser um órgão de apoio, análise, assessoramento e avaliação intermediária da pós-graduação |
PROPEPG e Coordenações Acadêmicas |
2018 |
5.5.2 – Definir atribuições e critérios para a escolha dos membros do Comitê |
PROPEPG e Coordenações Acadêmicas |
2018 |
5.5.3 – Implantar o Comitê |
PROPEPG e Coordenações Acadêmicas |
março/2019 |
Objetivo 5.6 – Ampliar o número de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQs) do CNPq |
||
5.6.1 – Realizar formações com os docentes sobre os critérios para obtenção de Bolsa de Produtividade em Pesquisa nas diferentes áreas |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Bolsistas de Produtividade em Pesquisa |
Permanente |
5.6.2 – Estimular os docentes a estabelecerem como meta na carreira a submissão de candidaturas para as Bolsas de Produtividade em Pesquisa e orientá-los a efetivamente submeterem-nas de acordo com o calendário do CNPq |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Docentes e Bolsistas de Produtividade em Pesquisa |
Permanente |
5.6.3 – Envolver os Bolsistas de Produtividade em Pesquisa em atividades formativas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Bolsistas de Produtividade em Pesquisa |
Permanente |
EIXO 6 – INSERÇÃO SOCIAL |
||
Objetivo 6.1 – Ampliar a visibilidade dos PPGs em âmbito regional e nacional |
||
6.1.1 – Manter atualizada a página institucional na internet dos PPGs e da PROPEPG |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Secretarias de Pós-Graduação, DICOM |
Permanente |
6.1.2 – Disponibilizar as dissertações e teses no Repositório Digital tão logo forem defendidas e incluir um link de acesso direto nas páginas dos PPGs |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
6.1.3 – Intensificar e ampliar as ações de divulgação dos PPGs em outras instituições, órgãos, entidades, movimentos sociais e na imprensa |
PROPEPG, Colegiados e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
6.1.4 – Estabelecer parte comum unificada nos editais de ingresso da PG, prevendo, se possível, calendários unificados, de forma a evitar problemas jurídicos e facilitar o trabalho da Diretoria e das Secretarias de Pós-Graduação |
PROPEPG, DICOM, Coordenações dos PPGs e Secretarias de Pós-Graduação |
Permanente |
6.1.5 – Produzir matérias regularmente sobre resultados de pesquisa publicadas na página da UFFS e na imprensa regional e nacional |
PROPEPG, DICOM e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
6.1.6 – Inscrever as boas dissertações e teses em concursos nacionais e internacionais |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Docentes e Discentes |
Permanente |
6.1.7 – Realizar, com regularidade, seminários e encontros com o propósito de debater a relevância e o impacto dos PPGs no desenvolvimento regional, convidando instituições, órgãos, entidades, movimentos sociais e imprensa |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
6.1.8 – Tornar visíveis e transparentes os impactos que os PPGs têm na formação e no desenvolvimento regional por meios de matérias no site da Universidade e na imprensa regional e nacional |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs |
Permanente |
6.1.9 – Aperfeiçoar, fortalecer e dar mais visibilidade ao Programa de Formação em Pesquisa e Pós-graduação enquanto momento de diálogo e formação da Comunidade Universitária |
PROPEPG, CAPPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
Objetivo 6.2 – Conceber e planejar a extensão como uma dimensão estratégica da inserção social dos PPGs |
||
6.2.1 – Articular os PPGs com os projetos e atividades de extensão desenvolvidos pela UFFS e envidar esforços para que a pesquisa desenvolvida nos GPs possa se desdobrar em atividades de extensão |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e GPs |
Permanente |
6.2.2 – Desenvolver projetos e atividades de extensão universitária junto aos diferentes setores da sociedade com os quais os PPGs interagem |
Coordenações dos PPGs e Docentes |
Permanente |
6.2.3 – Relatar na Plataforma Sucupira, com os devidos detalhes e informações, as atividades e projetos de extensão desenvolvidas pelos docentes dos PPGs (PIBID, Residência Pedagógica, aulas inaugurais, seminários, palestras, minicursos, oficinas, especializações, etc.)
|
Coordenações dos PPGs, Docentes |
Permanente |
Objetivo 6.3 – Exercer liderança nos espaços institucionais da área do PPG |
||
6.3.1 – Estimular e fomentar a participação dos docentes em sociedades, comissões e comitês técnico-científicos, fóruns e associações nacionais |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Docentes |
Permanente |
Objetivo 6.4 – Definir uma política institucional de acompanhamento de egressos dos PPGs |
||
6.4.1 – Organizar as informações dos egressos dos PPGs de acordo com o que a Plataforma Sucupira demanda e as necessidades institucionais |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Secretarias de Pós-Graduação |
Permanente |
6.4.2 – Potencializar as contribuições dos egressos ao PPG por meio da produção científica decorrente das dissertações e teses defendidas |
Coordenações dos PPGs, Docentes, Discentes |
Permanente |
6.4.3 – Manter os egressos com potencial e disponibilidade vinculados aos GPs e às atividades de pesquisa dos PPGs |
Coordenações dos PPGs, Docentes, Líderes dos GPs |
Permanente |
6.4.4 – Promover encontros regulares com os egressos dos PPGs |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Docentes |
Permanente |
EIXO 7 – INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PPGs |
||
Objetivo 7.1 – Ampliar e aprimorar as ações de internacionalização dos PPGs |
||
7.1.1 – Manter uma versão traduzida atualizada das páginas dos PPGs para o inglês e o espanhol |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Secretarias de Pós-Graduação, DICOM, Assessoria de Assuntos Internacionais |
Permanente |
7.1.2 – Realizar regularmente atividades em língua estrangeira (minicursos, seminários, workshops, grupos de estudo) e, se possível, ofertar componentes curriculares na graduação e na pós-graduação |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
7.1.3 – Realizar capacitação com os docentes e discentes sobre publicação em língua estrangeira e estimular a criação de grupos de discussão em língua estrangeira para melhorar as habilidades na comunicação em língua diferente da materna |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Assessoria de Assuntos Internacionais |
Permanente |
7.1.4 – Definir uma política institucional para a abertura de vagas de pós-graduação para estudantes estrangeiros |
PROPEPG, Colegiados e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
7.1.5 – Fomentar a participação de docentes e discentes em eventos internacionais, com apresentação de trabalhos em diferentes modalidades |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, PROPLAN e Gabinete |
Permanente |
7.1.6 – Estimular a saída dos docentes dos PPGs para a realização de estágios de pós-doutorado em instituições do exterior
|
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
EIXO 8 – PLATAFORMA SUCUPIRA |
||
Objetivo 8.1 – Potencializar a Plataforma Sucupira (PS) como a principal ferramenta de gestão da informação acadêmica dos PPGs |
||
8.1.1 – Capacitar, de forma permanente, os usuários da PS (Secretários/as, Coordenadores e docentes dos PPGs, DPG, PROPEPG) |
PROPEPG |
Permanente |
8.1.2 – Instituir equipe de docentes em cada PPG para auxiliar no processo de preenchimento e conferência da PS |
Coordenações dos PPGs e Docentes |
Permanente |
8.1.3 – Acompanhar e assessorar as atividades dos Secretários/as dos PPGs no preenchimento da PS, através de encontros periódicos |
PROPEPG e DPG |
Permanente |
8.1.4 – Instituir etapa anterior de checagem e análise das informações preenchidas na PS de cada PPG a fim de evitar erros e descuidos quando do envio à CAPES |
PROPEPG e DPG |
Permanente |
EIXO 9 – CRIAÇÃO DE NOVOS PPGs E DE CURSOS DE DOUTORADO |
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Objetivo 9.1 – Criar Grupos de Trabalho (GTs) para a elaboração de novos projetos de mestrado e doutorado |
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9.1.1 – Coordenar ações para a constituição de novos GTs |
PROPEPG e Coordenações Acadêmicas |
2018-2019 |
9.1.2 – Viabilizar assessorias externas para os GTs, inclusive com reuniões por videoconferência, de acordo com a necessidade |
PROPEPG e Coordenações dos GTs |
2018-2019 |
9.1.3 – Promover reuniões e seminários regulares com os GTs para avaliar o andamento e as dificuldades e definir estratégias para avanço na construção das propostas |
PROPEPG e Coordenações dos GTs |
2018-2019 |
9.1.4 – Realizar seminários de avaliação dos APCNs com avaliadores especializados, inclusive externos, antes do envio das propostas à CAPES |
PROPEPG e GTs |
2018-2020 |
9.1.5 – Em caso de não aprovação dos APCNs, realizar reuniões para análise dos resultados da avaliação a fim de identificar os problemas, avaliar a necessidade de submeter recurso e definir a viabilidade de manutenção do GT e as estratégias para a construção da nova proposta |
PROPEPG e GTs |
2018-2020 |
EIXO 10 – NORMATIZAÇÕES E FLUXOS |
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Objetivo 10.1 – Normatizar as novas demandas dos PPGs e dar agilidade e eficiência aos fluxos, evitando a pluralidade de interpretações e encaminhamentos e o retrabalho |
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10.1.1 – Institucionalizar procedimentos, visando atender de forma rápida, clara e segura as demandas geradas no cotidiano dos PPGs |
PROPEPG e Coordenações dos PPGs |
Permanente |
10.1.2 – Promover capacitações, reuniões e diálogos permanentes entre a PROPEPG, as Coordenações Adjuntas, as Coordenações de PPGs e os servidores envolvidos (PROPEPG e Secretarias dos PPGs) |
PROPEPG, Coordenações Adjuntas de PPG, Coordenações dos PPGs e Secretarias dos PPGs |
Permanente |
EIXO 11 – OUTROS |
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Objetivo 11.1 – Ampliar os espaços de diálogo e debate sobre a pesquisa e a pós-graduação |
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11.1.1 – Promover a realização de conferências, seminários, debates, depoimentos, entrevistas e relatos sobre a pesquisa e a pós-graduação, salientando as articulações com a graduação |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Líderes dos GPs |
Permanente |
11.1.2 – Consolidar os eventos científicos dos PPGs, articulando-os à graduação, estimulando a integração entre Programas e ampliando o apoio à sua realização |
Coordenações dos PPGs, PROPEPG, Coordenações Acadêmicas |
Permanente |
Objetivo 11.2 – Promover a ética e a integridade acadêmica na pós-graduação |
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11.2.1 – Ofertar minicursos e palestras sobre autoria, plágio e ética na pesquisa científica |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e Comitês de Ética em Pesquisa |
Permanente |
11.2.2 – Realizar oficinas que apresentem ferramentas disponíveis para o combate ao plágio e sua correta utilização |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs e e Comitês de Ética em Pesquisa |
Permanente |
Objetivo 11.3 – Aprimorar a redação científica e a consulta às bases de dados |
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11.3.1 – Promover minicursos e oficinas sobre redação científica e utilização de bancos de dados |
PROPEPG, Coordenações dos PPGs, Bibliotecas |
Permanente |
Cabe aos Programas de Pós-Graduação adequarem seus próprios planejamentos a fim de atingir os objetivos elencados neste Plano.
Após a instituição de um comitê assessor da pós-graduação, este deverá ser envolvido em todas as ações previstas neste Plano que forem de sua incumbência, conforme seus objetivos e sua organização interna.
Este plano deverá ser avaliado anualmente em Seminário organizado pela PROPEPG e pelas Coordenações dos Programas.
REFERÊNCIAS
BARATA, Rita de Cassia B. Dez coisas que você precisa saber sobre o Qualis. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947/pdf. Acesso em: fev. 2018.
CAPES. Coordenação de Acompanhamento e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Quadrienal. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2. Acesso em fev. 2018.
FERREIRA, M. M.; MOREIRA, R. L. CAPES 50 anos. Depoimento ao CPDOC/FGV. Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001600.pdf>. Acesso em: 5 out. 2015.
Data do ato: Chapecó-SC, 05 de julho de 2018.
Data de publicação: 12 de julho de 2018.
Joviles Vitório Trevisol
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
Jaime Giolo
Presidente do Conselho Universitário