Dados gerais e objetivos
DADOS GERAIS
Tipo de curso: Graduação
Modalidade: Presencial
Grau: Licenciado em Matemática
Local de oferta: Campus Cerro Largo
Número de vagas: 25 vagas anuais
Carga-horária total: 3300 horas
Turno de oferta: Noturno
Tempo máximo para conclusão do curso: 18 semestres
OBJETIVO GERAL
O curso de Matemática – Licenciatura do campus Cerro Largo tem como objetivo a formação de professores com qualificação profissional específica e pedagógica para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas diferentes modalidades de ensino da Educação Básica. Busca, também, formar profissionais cientes do seu papel social e capazes de interagir com a realidade socioeconômica e cultural na qual estão inseridos a fim de transformá-la, além de compreender as temáticas educacionais e mediar os processos de ensino e de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I - Formar professores para atuar na Educação Básica capazes de considerar o contexto social, cultural, econômico e político no qual a escola está inserida;
II - Formar professores capazes de compreender e utilizar o conhecimento matemático na proposição de novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas do cotidiano;
III - Estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento que integram a formação do professor no sentido de promover um trabalho pedagógico interdisciplinar;
IV - Formar professores que saibam propor, elaborar, executar e avaliar atividades pedagógicas, comprometidos com a inclusão e a democratização cognitiva e social;
V - Proporcionar a formação de professores capazes de atuar em diferentes espaços educacionais e possibilitar a vivência e a compreensão dos processos de gestão educacional e coordenação pedagógica;
VI - Capacitar os licenciandos para organizar e utilizar laboratórios de ensino e de aprendizagem;
VII - Proporcionar a produção e a difusão do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício profissional do magistério;
VIII - Oportunizar a iniciação à prática da pesquisa a todos os licenciandos através do desenvolvimento de atividades curriculares previstas no PPC;
IX - Contribuir na formação de cidadãos capazes de interagir eticamente em seus espaços educacionais, sociais e culturais;
X - Oportunizar momentos de articulação entre Universidade e o sistema da Educação Básica pública, promovendo essa interação num espaço de práxis docente;
XI - Possibilitar a formação integral e a processualidade dialógica na organização pedagógica;
XII - Ofertar um percurso formativo voltado para a construção de um sujeito criativo, propositivo, solidário e sensível às causas sociais;
XIII - Oportunizar aos licenciandos definirem parte de seu percurso formativo, em consonância com suas trajetórias pessoais e os processos de inserção social, cultural e profissional;
XIV - Promover a inclusão na definição, na organização e no desenvolvimento do currículo.