Dados gerais e objetivos

 

DADOS GERAIS

 

Tipo de curso: Graduação

Modalidade: Presencial

Grau: Licenciado em Matemática

Local de oferta: Campus Cerro Largo

Número de vagas: 25 vagas anuais

Carga-horária total: 3300 horas

Turno de oferta: Noturno

Tempo máximo para conclusão do curso: 18 semestres

 

 

OBJETIVO GERAL

 

O curso de Matemática – Licenciatura do campus Cerro Largo tem como objetivo a formação de professores com qualificação profissional específica e pedagógica para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas diferentes modalidades de ensino da Educação Básica. Busca, também, formar profissionais cientes do seu papel social e capazes de interagir com a realidade socioeconômica e cultural na qual estão inseridos a fim de transformá-la, além de compreender as temáticas educacionais e mediar os processos de ensino e de aprendizagem.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

I - Formar professores para atuar na Educação Básica capazes de considerar o contexto social, cultural, econômico e político no qual a escola está inserida;

II - Formar professores capazes de compreender e utilizar o conhecimento matemático na proposição de novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas do cotidiano;

III - Estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento que integram a formação do professor no sentido de promover um trabalho pedagógico interdisciplinar;

IV - Formar professores que saibam propor, elaborar, executar e avaliar atividades pedagógicas, comprometidos com a inclusão e a democratização cognitiva e social;

V - Proporcionar a formação de professores capazes de atuar em diferentes espaços educacionais e possibilitar a vivência e a compreensão dos processos de gestão educacional e coordenação pedagógica;

VI - Capacitar os licenciandos para organizar e utilizar laboratórios de ensino e de aprendizagem;

VII - Proporcionar a produção e a difusão do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício profissional do magistério;

VIII - Oportunizar a iniciação à prática da pesquisa a todos os licenciandos através do desenvolvimento de atividades curriculares previstas no PPC;

IX - Contribuir na formação de cidadãos capazes de interagir eticamente em seus espaços educacionais, sociais e culturais;

X - Oportunizar momentos de articulação entre Universidade e o sistema da Educação Básica pública, promovendo essa interação num espaço de práxis docente;

XI - Possibilitar a formação integral e a processualidade dialógica na organização pedagógica;

XII - Ofertar um percurso formativo voltado para a construção de um sujeito criativo, propositivo, solidário e sensível às causas sociais;

XIII - Oportunizar aos licenciandos definirem parte de seu percurso formativo, em consonância com suas trajetórias pessoais e os processos de inserção social, cultural e profissional;

XIV - Promover a inclusão na definição, na organização e no desenvolvimento do currículo.