Macroprojetos Estruturantes
Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes do PPGEC
Atualmente o Mestrado de Ensino em Ciências possui dois Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes divididos por linhas de pesquisa, coordenados pelas docentes representantes de cada linha:
Macroprojeto associado à linha 1: Políticas Educacionais e Currículo
Título do Projeto: | Políticas Educacionais e Currículo no Ensino de Ciências: diferentes perspectivas |
Descrição: | Considerando as diferentes vertentes do Ensino de Ciências, esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e empírico, com participação ativa de sujeitos de diferentes ambientes. Tem por objetivo identificar, caracterizar, analisar, compreender, problematizar e publicizar distintas perspectivas curriculares, de políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas no Ensino de Ciências em diferentes meios de investigação como livros didáticos, periódicos, eventos, documentos curriculares e entrevistas, entre outros, com aportes teórico-metodológicos da área. Tem como característica ser interdisciplinar, abarcando as diferentes investigações realizadas pelos pesquisadores pertencentes à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul. |
Início: | 01/11/22 |
Natureza: | Pesquisa |
Membros do Projeto: | Rosemar Ayres dos Santos (Responsável) Deniz Alcione Nicolay Erica do Espirito Santo Hermel Fabiane de Andrade Leite Neusa Maria John Scheid Neusete Machado Rigo Rosangela Ines Matos Uhmann Rúbia Emmel Mariane Beatriz Karas Tanise Caroline Dias |
Macroprojeto associado à linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Título do Projeto: | A Formação de Professores e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências em seus diferentes contextos |
Descrição: | O objetivo deste projeto consiste em compreender aspectos da Formação e Prática docente a partir de diferentes contextos do Ensino de Ciências. Desse modo, o projeto contempla estudos que investigam as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências, o conhecimento e o desenvolvimento profissional docente e diferentes espaços e tempos de formação de professores de Ciências. A abordagem é de cunho qualitativa e visa qualificar e ampliar as compreensões destas temáticas para a pesquisa da área de Ensino de Ciências. |
Início: | 01/11/22 |
Natureza: | Pesquisa |
Membros do Projeto: | Danusa de Lara Bonotto (Responsável) Eliane Gonçalves dos Santos Judite Scherer Wenzel Paula Vanessa Bervian Roque Ismael da Costa Güllich Sandra Maria Wirzbicki Sinara München Luana Zimpel de Quadra Daniéli Goetz Pauli |