Macroprojetos Estruturantes

Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes do PPGEC

 
Atualmente o Mestrado de Ensino em Ciências possui dois Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes divididos por linhas de pesquisa, coordenados pelas docentes representantes de cada linha:

 

Macroprojeto associado à linha 1:  Políticas Educacionais e Currículo

Título do Projeto: Políticas Educacionais e Currículo no Ensino de Ciências: diferentes perspectivas
Descrição: Considerando as diferentes vertentes do Ensino de Ciências, esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e empírico, com participação ativa de sujeitos de diferentes ambientes. Tem por objetivo identificar, caracterizar, analisar, compreender, problematizar e publicizar distintas perspectivas curriculares, de políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas no Ensino de Ciências em diferentes meios de investigação como livros didáticos, periódicos, eventos, documentos curriculares e entrevistas, entre outros, com aportes teórico-metodológicos da área. Tem como característica ser interdisciplinar, abarcando as diferentes investigações realizadas pelos pesquisadores pertencentes à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Início: 01/11/22
Natureza: Pesquisa
Membros do Projeto: Rosemar Ayres dos Santos (Responsável)
Deniz Alcione Nicolay
Erica do Espirito Santo Hermel
Fabiane de Andrade Leite
Neusa Maria John Scheid
Neusete Machado Rigo
Rosangela Ines Matos Uhmann
Rúbia Emmel
Mariane Beatriz Karas
Tanise Caroline Dias

 


Macroprojeto associado à linha 2:  Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Título do Projeto: A Formação de Professores e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências em seus diferentes contextos
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em compreender aspectos da Formação e Prática docente a partir de diferentes contextos do Ensino de Ciências. Desse modo, o projeto contempla estudos que investigam as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências, o conhecimento e o desenvolvimento profissional docente e diferentes espaços e tempos de formação de professores de Ciências. A abordagem é de cunho qualitativa e visa qualificar e ampliar as compreensões destas temáticas para a pesquisa da área de Ensino de Ciências.
Início: 01/11/22
Natureza: Pesquisa
Membros do Projeto: Danusa de Lara Bonotto (Responsável)
Eliane Gonçalves dos Santos
Judite Scherer Wenzel
Paula Vanessa Bervian
Roque Ismael da Costa Güllich
Sandra Maria Wirzbicki
Sinara München
Luana Zimpel de Quadra
Daniéli Goetz Pauli