Macroprojetos Guarda-Chuva
Linha de Pesquisa 1: Políticas Educacionais e Currículo
|
||
Título
|
Docentes Participantes
|
Início da Vigência
|
A Temática Ambiental e o currículo do Ensino de Ciências
|
Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável)
|
15/04/2022
|
As políticas educacionais e curriculares e seus efeitos sobre a educação e o ensino na sociedade contemporânea
|
Neusete Machado Rigo (Responsável);
|
02/01/2020
|
Configurações Curriculares e Práticas Educativas na Educação em Ciências: Valores, Parâmetros e Possibilidades Formativas
|
Rosemar Ayres dos Santos (Responsável)
|
20/03/2023
|
Currículo e o Ensino de Ciências: perspectivas epistemológicas
|
Fabiane de Andrade Leite (Responsável)
|
01/07/2022
|
Currículos no Ensino de Ciências: história, documentos, literatura e livros didáticos
|
Erica do Espirito Santo Hermel (Responsável)
|
10/05/2022
|
Processos de Constituição Docente no Ensino de Ciências: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de Ciências
(Obs: Vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos a partir de 01/01/2023; Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas até 31/12/2022) |
Rubia Emmel (Responsável)
|
01/03/2021
|
Processos de Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas e Matemática (Obs: Vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos a partir de 01/01/2023; Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022) |
Rubia Emmel (Responsável)
|
31/07/2021
|
Linha de Pesquisa 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
|
||
Título
|
Docentes Participantes
|
Início da Vigência
|
A formação de professores na área de Ciências da Natureza
|
Sinara Munchen (Responsável)
|
24/10/2022
|
A formação de professores que atuam na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Linguagem, Práticas Pedagógicas e Constituição Docente
|
Judite Scherer Wenzel (Responsável)
|
06/01/2020
|
Desenvolvimento profissional, identidade docente, práticas pedagógica e temáticas emergentes na formação de professores de Ciências da Natureza
|
Eliane Gonçalves dos Santos (Responsável)
|
01/08/2021
|
Ensino de Ciências: formação de professores, práticas pedagógicas, narrativas, conceitos estruturantes e abordagem histórico-cultural
|
Sandra Maria Wirzbicki (Responsável)
|
01/07/2022
|
Ensino de Ciências: formação, práticas pedagógicas e constituição docente
|
Paula Vanessa Bervian (Responsável)
|
01/04/2020
|
Estudos sobre o Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: concepções e práticas de ensino e de formação de professores, currículo, conceitos e temáticas atuais
|
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
|
13/03/2022
|
Formação (continuada) e a constituição do professor (de Matemática)
|
Danusa de Lara Bonotto (Responsável)
|
01/09/2019
|
Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação de Professores
|
Danusa de Lara Bonotto (Responsável)
|
01/07/2020
|
Processos de Constituição Docente no Ensino de Ciências: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de Ciências
(Obs: Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022; A partir de 01/01/2023 teve a vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos) |
Rubia Emmel (Responsável)
|
01/03/2021
|
Processos de Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas e Matemática
(Obs: Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022; A partir de 01/01/2023 teve a vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos) |
Rubia Emmel (Responsável)
|
31/07/2021
|
Macroprojetos Guarda-Chuva (Encerrados)
Linha de Pesquisa 1: Políticas Educacionais e Currículo |
||
Título | Docentes Participantes |
Vigência |
ETHOS-GAIA: por uma ciência a serviço da vida | Deniz Alcione Nicolay (Responsável) | 01/08/2020 - 23/03/2024 |
Avaliação e currículo em contexto educacional | Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável) | 01/08/2019 - 21/06/2024 |
A Temática Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza na Formação de Professores | Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável) | 16/03/2018 - 15/03/2022 |
Epistemologia e Formação de Professores | Fabiane de Andrade Leite (Responsável) | 19/03/2018 - 31/07/2022 |
Formação de professores: políticas, projetos curriculares e profissionalidade docente |
Fabiane de Andrade Leite (Responsável);
Neusete Machado Rigo
|
19/03/2018 - 31/07/2022 |
Genealogia das licenciaturas: narrativas de formação docente, analisadas a partir de elementos conceituais da filosofia nietzschiana | Deniz Alcione Nicolay (Responsável) | 01/08/2018 - 07/09/2020 |
O Estudo da Experimentação em Ciências da Natureza na Formação de Professores | Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável) | 19/03/2018 - 18/05/2022 |
O livro didático de Ciências: aspectos históricos, conceitos e práticas pedagógicas | Erica do Espirito Santo Hermel (Responsável) | 01/03/2018 - 31/01/2021 |
Políticas de inclusão escolar: da educação especial à educação inclusiva | Neusete Machado Rigo (Responsável) | 01/04/2019 - 03/03/2022 |
Políticas municipais de formação continuada de professores para a inclusão escolar | Neusete Machado Rigo (Responsável) | 01/08/2018 - 31/12/2021 |
Práticas educativas no campo Ciência-Tecnologia-Sociedade: potencialidades e desafios para “dar visibilidade” a não neutralidade da Ciência-Tecnologia | Rosemar Ayres dos Santos (Responsável) | 01/03/2018 - 30/09/2022 |
Linha de Pesquisa 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
||
Título | Docentes Participantes |
Vigência |
A formação de professores de Ciências da Natureza: desafios e possibilidades | Sinara München (Responsável) | 01/03/2019 - 30/09/2022 |
A potencialidade da linguagem na formação de professores ancorada no educar pela pesquisa no espaço tempo da sala de aula da escola de Educação Básica e da universidade | Sandra Maria Wirzbicki (Responsável) | 01/07/2017 - 31/12/2021 |
Compreensões acerca da formação inicial em Química |
Judite Scherer Wenzel (Responsável)
|
01/03/2018 - 31/07/2020 |
Estudos sobre o Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: concepções e práticas de ensino, currículo, conceitos e temáticas contemporâneas |
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
|
01/08/2018 - 31/07/2022 |
Formação de professores de Ciências da Natureza na Licenciatura em Educação do Campo: relações entre a interdisciplinaridade e a área do conhecimento | Sinara München (Responsável) | 01/03/2018 - 31/03/2020 |
Formação de Professores de Ciências para a promoção do Pensamento Crítico: estudo comparativo entre documentos e discursos do Brasil e Portugal |
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
|
01/08/2017 - 31/07/2022 |
Formação inicial de professores em Ciências Biológicas: as metodologias de ensino de Ciências e a investigação-ação |
Rubia Emmel (Responsável)
|
01/03/2019 - 31/03/2022 |
Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas |
Rubia Emmel (Responsável)
|
01/02/2019 - 31/03/2022 |
Narrativas de formação em Ciências: processos de investigação-ação de professores em formação inicial |
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
|
01/08/2017 - 31/07/2022 |
(Re)configurações do trabalho do professor que ensina Matemática | Danusa de Lara Bonotto (Responsável) | 01/04/2018 - 30/04/2020 |
Tendências e perspectivas para a Educação em Saúde no Ensino de Ciências e na formação de professores |
Eliane Gonçalves dos Santos (Responsável)
|
16/03/2018 - 08/12/2022 |