Publicado em: 16 de agosto de 2016 09h08min / Atualizado em: 16 de agosto de 2016 09h08min
Na próxima quinta-feira (18) será realizado o 2º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira em Cerro Largo. O evento tem como objetivo fomentar e refletir sobre o uso de sementes crioulas em oposição àquelas geneticamente modificadas e a sua consequente privatização. Segundo um dos organizadores do evento, o estudante do curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo e assessor técnico da Rede Missioneira da Agricultura Familiar (REMAF/APL Missões), Kaliton Prestes, o evento traz a reflexão do trabalho milenar de camponeses que, durante centenas de anos, domesticaram espécies selvagens até tornarem-se produtivas.
A segunda edição do encontro prevê a criação de grupos de guardiões de sementes e mudas crioulas nas comunidades rurais da região das Missões. A conservação das sementes crioulas justifica-se por serem tradicionais de um determinado local. “São mais adaptadas ao tipo de solo, ao clima, às pragas e doenças locais, portanto mais resistentes às adversidades e intempéries. Para além disso, carregam um valor imaterial entre si, pois são a expressão do trabalho de geração de agricultores e agricultoras que as selecionaram, multiplicaram e compartilharam para que a sua sobrevivência e soberania fosse garantida”, explica Kaliton.
O evento iniciará às 9h, no Clube Aliança da Comunidade Santo Antônio de Cerro Largo e contará com apresentações de painéis, debates, formação de grupos de trabalho, além da troca de sementes e mudas. Não é necessário fazer inscrição e o evento é aberto para qualquer interessado.
O 2º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira recebe o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. É uma organização conjunta entre a REMAF, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), EMATER/Ascar, Cáritas Diocesana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cerro Largo, Movimento de Mulheres Camponesas, Embrapa Clima Temperado, Governo Municipal de Cerro Largo e Rede ECOVIDA.
Veja, abaixo, a programação:
08h30 – Acolhida e credenciamento;
09h – Abertura e bênção das sementes e dos guardiões das sementes;
09h30 – 1º Painel – A Experiência da Bionatur de Sementes Agroecológicas;
10h30 – 2º Painel – A Experiência dos Bancos de Sementes Crioulas de Santa Cruz do Sul;
11h20 – Debate da plenária;
11h40 – Grupos de Trabalho para a formação dos Guardiões de Sementes Crioulas na Região das Missões;
12h30 – Almoço;
13h – Espaço de trocas de sementes, mudas entre outros;
14h – Entrega de Certificados aos Guardiões de Sementes e mudas crioulas presentes no encontro;
14h30 – Plenária dos Grupos e encaminhamentos;
15h30 – Lançamento do “Apoio à formação dos grupos de guardiões de sementes crioulas e na preservação da biodiversidade nos Territórios Missões e Fronteira Noroeste RS – Cáritas Diocesana de Santo Ângelo/Fundo Diocesano de Solidariedade”;
16h – Encerramento.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo