Acadêmica do Campus Cerro Largo desenvolve aplicativo de realidade aumentada para ensino e aprendizagem de línguas
Aplicativo permite a tradução de vocabulários com o uso da realidade aumentada.

Publicado em: 30 de setembro de 2021 14h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2021 15h09min

O Aplicativo RAL é resultado de um projeto de pesquisa iniciado no ano de 2019 pela acadêmica Emanuele Krewer, do curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo, e pelos professores Angelise Fagundes e Marcus Fontana.

No início, o objetivo do projeto foi pesquisar e estudar a tecnologia de realidade aumenta na educação e mais especificamente no ensino de línguas. No entanto, a acadêmica Emanuele se desafiou a tirar os estudos do papel e colocá-los em prática desenvolvendo um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de novas palavras em línguas adicionais.

O aplicativo foi intitulado pela autora de RAL e consiste na tradução de vocabulários de línguas adicionais (português e espanhol até o momento) com o uso da realidade aumentada. Esse aplicativo foi desenvolvido a partir da plataforma Unity, com suporte de licença para projetos em 3D Vulforia.

Atualmente, o projeto está vinculado ao grupo de pesquisa Polifonia e recebeu uma bolsa de pesquisa que foi assumida pela acadêmica Lindalva Siqueira dos Santos. O objetivo é seguir alimentando o aplicativo com novos elementos e ampliando para outras línguas adicionais.

Galeria de Imagens: