Publicado em: 26 de agosto de 2015 09h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2015 09h08min
No mês de agosto foi a vez do curso de Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Cerro Largo receber a visita da comissão avaliadora do INEP/MEC. Segundo o coordenador do curso, prof. Bruno München Wenzel, a nota 4 recebida visa estabelecer um primeiro parâmetro de qualidade dos cursos de graduação, refletindo todo o empenho do corpo docente, técnicos, estudantes e comunidade regional, no estabelecimento das condições de ensino e de trabalho apropriadas.
A avaliação do curso é dividida em três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Nas duas primeiras o curso recebeu avaliações muito próximas à nota de excelência, evidenciando todo o potencial da comunidade acadêmica do curso. Na Organização Didático-pedagógica, destacou-se, entre outros, o perfil profissional do egresso. O curso se propõe a formar profissionais aptos a atuar de modo sistêmico com foco nas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, de modo a promover a adequada gestão dos sistemas ambientais ao encontro do desenvolvimento sustentável. Na dimensão da Avaliação do Corpo Docente, entre outros aspectos, foi destacada a excelente produção técnica e científica dos docentes atuantes no Curso. Esta produção leva em conta o número de artigos científicos e projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, contribuindo com o aspecto formativo dos estudantes, além da iniciação científica e do desenvolvimento tecnológico de ótima qualidade.
A infraestrutura foi bastante elogiada. Segundo os avaliadores, elas atendem de maneira suficiente a muito boa as necessidades, destacando-se o excelente sistema de controle acadêmico, salas de aula e acesso dos alunos à informática. Os laboratórios didáticos especializados relacionados no Projeto Pedagógico do Curso atendem seus objetivos em termos de quantidade, qualidade e serviços. Destacou-se também os laboratórios, que possuem muitos equipamentos de alta tecnologia instalados ou que estão em fase de instalação, garantindo a qualidade nas atividades desenvolvidas nas três esferas de atuação do curso: ensino, pesquisa e extensão.
Para o prof. Bruno, os egressos do curso estão muito bem preparados. “Estamos formando grandes engenheiros. Eles recebem boas doses de ciência básica e suas aplicações na Engenharia Ambiental, e isto é uma base que não vai mudar nas próximas décadas. Estes conhecimentos dão aos estudantes a capacidade de adaptação a qualquer tecnologia que possa vir a surgir. Além disso, acreditamos na formação de profissionais realmente apaixonados pela sua função na sociedade. Posso falar com convicção: estamos formando profissionais Engenheiros Ambientais genuínos!”, comemora o professor.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo