Publicado em: 27 de outubro de 2015 09h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2015 09h10min
Um intercâmbio acontece quando as diferenças culturais e linguísticas não são uma barreira e sim um aspecto que atrai e motiva a união entre dois povos. Por isso, o 1º Intercâmbio Cultural entre estudantes de Letras (Português e Espanhol) da UFFS – Campus Cerro Largo e do Instituto Vinícius de Moraes foi chamado de Sin fronteras ou Sem fronteiras, pois foram momentos em que Brasil e Uruguai puderam compartilhar de seus respectivos valores culturais. Os estudantes da UFFS viajaram, entre os dias 23 e 25 de outubro, para Montevidéu com o objetivo de realizar uma imersão cultural no país, praticando e vivenciando a língua espanhola.
Conforme a professora que organizou a excursão, Angelise Fagundes, “toda viagem é uma oportunidade de ampliarmos saberes sobre nós mesmos a partir do que descobrimos dos outros, uma oportunidade de ampliar nossa visão de mundo, de borrarmos fronteiras, linhas divisórias. Para quem estuda uma língua estrangeira, viajar para um país cuja língua oficial é a que estudamos, é uma possibilidade incrível de nos apropriarmos de conhecimentos fundamentais para nossas práticas, para nossa atuação profissional, sobretudo, como mediadores interculturais”.
Assim como foram apresentados à cultura uruguaia, puderam mostrar aos estudantes da língua portuguesa do Instituto, aspectos brasileiros e gaúchos. A estudante da 10ª fase de Letras, Adriane Chejovich, que falou sobre o Brasil, relata sua experiência: “é tão legal conseguirmos emitir um pouco de nossa cultura. Tivemos um contato real com a língua espanhola e, do mesmo jeito que queríamos esse contato, também gostaríamos que conhecessem um pouco do Brasil, já que também estudam nossa língua”, diz.
A professora de espanhol e português do Instituto Vinícius de Moraes, a uruguaia Virgínia Gutierrez, explica que geralmente se aprende uma língua “de longe”, por meio de livros, internet, peça de teatro, filme, porém, por meio de um intercâmbio, “aquilo que você aprendeu passa a ter vida, é uma comunicação real, com uma pessoa”, argumenta.
Além do intercâmbio cultural, os estudantes conheceram os principais pontos históricos e turísticos de Montevidéu e Punta del Este. Segundo Angelise, a expectativa é de que, no próximo ano, os estudantes de língua portuguesa do Instituto venham até a UFFS para perpetuar o elo entre os países.
Instituto Vinícius de Moraes
O Instituto é um espaço de aprendizado da língua portuguesa e de difusão da cultura brasileira em todos os seus aspectos. Tem como principal objetivo o ensino do português e do espanhol como língua estrangeira, realizando atividades culturais relacionadas a essas culturas. Segundo a professora Virgínia, estuda-se as quatro habilidades - escrever, falar, ouvir e ler - integradas à cultura do país e contextos reais da língua. “Expomos o português de diversas regiões do Brasil, como o gaúcho, o nordestino, o carioca, etc.”, explica. Mais informações sobre o Instituto podem ser lidas na página do Facebook, AQUI.
Veja mais fotos do Intercâmbio Cultural Sin Fronteras, AQUI.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo