Campus Cerro largo recebe mostra fotográfica "Pluralidades" a partir desta sexta-feira (13)

Publicado em: 10 de julho de 2015 09h07min / Atualizado em: 10 de novembro de 2015 09h11min

A UFFS - Campus Cerro Largo receberá, no saguão da Unidade Bloco A, a Exposição Fotográfica Itinerante “Pluralidade – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul”, que estará disponível entre a sexta-feira (13) até o dia 20, com entrada gratuita. As fotografias estão sob a curadoria de Belair Aparecida Stefanello, Leandro Daronco e Marcelo Ordesto Rodrigues, e a exposição é organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE)

A mostra objetiva reconhecer a efetiva contribuição dos diversos grupos étnicos no processo de formação social, econômica e cultural do Noroeste do Rio Grande do Sul, além de retratar comunidades indígenas, afro-brasileiros e a imigração no Noroeste do estado.

“A cultura afro-brasileira ainda causa estranhamento e desconfiança, sobretudo às mentes imaginativas oriundas da matriz cristã. A capoeira, por exemplo, até o início dos anos 1930, encontrava-se criminalizada, em seguida, no Estado Novo, seria liberada, para nas décadas seguintes se tornar patrimônio cultural brasileiro”, explica o professor Leandro Daronco, curador da mostra. “Essa exposição procurou ser o mais fiel possível ao processo histórico ao elucidar diferentes espaços de inserção social de populações afro-brasileiras através do trabalho, da cultura e da religiosidade”, complementa.

O museu ainda disponibiliza mostra de comunidades indígenas e da imigração na região Noroeste e podem ser solicitadas para exposição em escolas e ou por meio de promotores de eventos para que sirvam de subsídio didático-pedagógico aos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas mais diversas áreas do conhecimento. Contatos para agendamentos da exposição podem ser feitos pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail: madp@unijui.edu.br.