Campus Cerro Largo tem retorno de aulas presenciais
Campus retornou com as aulas teóricas presenciais dos cursos diurnos.

Publicado em: 17 de novembro de 2021 11h11min / Atualizado em: 18 de novembro de 2021 12h11min

Na terça-feira (16), foram retomadas as atividades presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2021 dos cursos de graduação da UFFS – Campus Cerro Largo.

Atendendo ao conceito de retomada gradual e segura das atividades letivas, o Campus organizou esse retorno à presencialidade em etapas. A primeira etapa ocorreu já no semestre passado, em setembro e outubro, quando houve o retorno das aulas práticas presenciais de alguns componentes curriculares dos cursos. A segunda etapa foi agora em novembro, quando o campus retornou com as aulas teóricas presenciais dos cursos diurnos: Agronomia, Administração, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

De acordo com o diretor do Campus Cerro Largo, Bruno München Wenzel, a expectativa é a de que a pandemia permita, em fevereiro de 2022, após o recesso acadêmico de verão, avançar para a retomada presencial dos demais cursos: Física, Química e Letras – Português e Espanhol. “A avaliação deste primeiro dia de retorno das aulas teóricas presenciais foi muito positiva, reflexo do planejamento, organização, comprometimento e trabalho dos nossos servidores”, destacou Bruno.

Ainda segundo o diretor, o Restaurante Universitário retomou o atendimento com bastante tranquilidade e o número de refeições ficou dentro das projeções que foram feitas na fase de organização e planejamento do retorno presencial. O levantamento de informações confirmou, em tese, a ampla imunização contra a covid-19 entre os estudantes do Campus. “A expectativa é de que consigamos manter o engajamento, a colaboração e o cuidado de toda a comunidade acadêmica para o desenvolvimento tranquilo e seguro das atividades acadêmicas”, ressaltou o diretor.

A Comunidade Acadêmica também cumpriu todos os protocolos e orientações pertinentes ao retorno, mantendo o distanciamento social nas salas de aula, conforme organização dos espaços, com uso contínuo de máscara e higienização frequente com álcool em gel.

Para a assistente em administração do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) Sheila Almeida, a volta presencial deu vida novamente ao Campus. “A conversa nos corredores, os olhos atentos ao professor na sala de aula, o encontro entusiasmado no Restaurante Universitário são cenas marcantes que, embora em outros tempos eram corriqueiras do cotidiano, agora parecem momentos a serem celebrados. Nos setores, a possibilidade de conversarmos presencialmente tem nos ajudado a compreender melhor as necessidades dos estudantes e, por consequência, dar maior celeridade aos encaminhamentos e orientações”, analisou.

Já para estudante da 8ª fase Engenharia Ambiental e Sanitária Renata Neves, a expectativa do retorno as aulas presenciais é positiva. “Para voltar à rotina ´normal`, é melhor para se organizar quanto aos horários e ter um convívio com os colegas de turma”.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o retorno presencial das atividades acadêmicas do Campus Cerro Largo é resultado de muitas discussões, que foram amadurecidas com a contribuição de toda comunidade universitária, com a devida atenção aos protocolos de segurança. “Parabéns ao Campus pelas ações, que podem inspirar os demais campi no mesmo desafio”, concluiu.