Publicado em: 27 de outubro de 2017 16h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2017 16h10min
Nesta quinta (26) e sexta-feira (27) estudantes e pesquisadores dos países que fazem fronteira com o Sul do Brasil reuniram-se no município de Cerro Largo para compartilhar seus trabalhos no VIII Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional e Integração Regional organizado conjuntamente pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo, e pela URI – Campus Cerro Largo e promovido pela Rede CIDIR (Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional).
O evento contou com 85 trabalhos apresentados, divididos em 7 GTs: Comércio Internacional e Relações de Fronteira; Integração Regional; Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Desenvolvimento e Novas Tecnologias Produtivas e Sociais; Desenvolvimento e Participação Social; Desenvolvimento e Políticas Públicas. Segundo o presidente internacional da Red Cidir, Luciano Juan Duarte, da Universidad Gastón Dachary, na Argentina, em 8 edições, o Simpósio já totalizou a apresentação de cerca de 500 trabalhos. Para o diretor da UFFS - Campus Cerro Largo, Ivann Carlos Lago, “cada trabalho dá uma contribuição dentro desse movimento de compreender, de aprofundar o entendimento sobre esta região de fronteira, sobre estes países e o que eles têm em comum do ponto de vista histórico, geopolítico, cultural, de recursos naturais, e de problemas pelos quais a região passa em questões econômicas”, afirma.
Além da apresentação de resultados de pesquisas, o Simpósio foi um momento para a realização da Assembleia Ordinária da Red CIDIR, com a presença de representantes de universidades de quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Na ocasião, foi oficializada a troca de presidência internacional da Rede que, pelos próximos dois anos, estará a cargo da representante da Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE), no Paraguai, Nádia Czeraniuk. Ainda, durante a Assembleia, foi incluído o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) como instituição membro da Red CIDIR.
Na sexta-feira (27), além da continuidade da apresentação dos trabalhos, foi realizada a reunião do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira, instância do governo do estado do Rio Grande do Sul, que tem o intuito de propor medidas e coordenar ações que visem ao desenvolvimento de iniciativas necessárias à atuação da Administração Estadual na região de fronteira. Participaram do evento, prefeitos da região e Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Atualmente, a faixa de fronteira no Rio Grande do Sul compreende 197 municípios, totalizando, aproximadamente, 62% do território gaúcho.
A Rede Cidir
A Rede CIDIR conta, atualmente, a partir do ingresso do IFE-RS, com 23 instituições, sendo: sete da Argentina, nove do Brasil, três do Paraguai, uma do Uruguai, uma da Venezuela, uma do México e uma da Espanha. Ela se constitui em um movimento de integração entre as universidades iberoamericanas que tem como objetivo proporcionar, por meio de intercâmbio de conhecimentos, a geração de instrumentos e o desenvolvimento de ações que contribuam para incrementar o impacto que as atividades universitárias exercem sobre o desenvolvimento de suas regiões.
Os simpósios são realizados desde 2008 e têm caráter itinerante: é realizado entre as universidades integrantes e em seus países de origem. Eles pretendem consolidar laços e relações entre pesquisadores, acadêmicos e representantes das diferentes instituições públicas e privadas da região.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS