Publicado em: 07 de dezembro de 2017 12h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2017 08h12min
Uma equipe do Campus Cerro Largo realizou, no dia 29 de novembro, a quantificação dos resíduos sólidos (orgânico, sanitário e seco) em todos as unidades prediais do Campus. Durante sete dias (do dia 20 a 28 de novembro), o grupo recolheu o lixo sanitário e orgânico, pesou e encaminhou para a Central de Resíduos da Prefeitura Municipal. O lixo seco foi pesado ao final dos sete dias, separado, e também encaminhado para o recolhimento da Prefeitura. O procedimento foi realizado de acordo com as normas da ABNT NBR nº 10.004 e 10.007/2004.
A ação é uma das etapas que visa à gestão integrada de resíduos sólidos da UFFS – Campus Cerro Largo e que pretende buscar soluções para os resíduos, considerando as dimensões ambientais, econômicas, sociais e culturais, sob a premissa do desenvolvimento sustentável, conforme descrito na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).
A equipe faz parte da Comissão para Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Campus e é composta pelas professoras Alcione Aparecida de Almeida Alves, Aline Raquel Muller Tones, pelos técnicos de Laboratório Anadésia Britzke (Biologia) e Jonas Simon Dugatto (Química), pelo engenheiro civil, Paulo Roberto Hendges e pelo coordenador administravo Sandro Schneider. Ainda contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas.
Segundo Sandro, esta quantificação será base para um diagnóstico que dará subsídios para uma melhor gestão dos resíduos no Campus e a realização de ações e campanhas de conscientização. O Plano, que está previsto para o primeiro semestre de 2018, será entregue também para a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS