Publicado em: 15 de janeiro de 2021 12h01min / Atualizado em: 15 de janeiro de 2021 15h01min
Um estudo divulgado recentemente avaliou a extensão em que a covid–19 como um todo, e os bloqueios em particular, influenciaram as pesquisas em sustentabilidade no mundo todo. A pesquisa delineia as soluções buscadas pelos pesquisadores em todo o mundo para superar os desafios que eles experimentaram durante esse período.
Responderam ao estudo 205 pesquisadores da temática de sustentabilidade de 39 países. O trabalho foi realizado por um grupo de pesquisadores internacionais, dentre eles a servidora técnico-administrativa em educação da UFFS – Campus Cerro Largo Luana Damke, que é doutoranda em Administração na UFSM. A pesquisadora passou seis meses em período de doutorado sanduíche na HAW Hamburg University, entre 2019 e 2020, em Hamburgo, na Alemanha. “Nosso estudo coincidiu com o período imediatamente após o pico em vários países europeus, a confirmação da covid-19 em todos os territórios norte-americanos e o rápido aumento da contagem na América do Sul”, relata Luana.
O estudo informa que a quarentena impactou rotinas diárias de pesquisa, fechamento de laboratórios em que é necessário manter animais e plantas vivos. Também traz vários exemplos, como o impacto em um projeto de pesquisa ecológica de longo prazo do Golfo do Alasca do Norte, que com a pandemia, “pode interromper os três cruzeiros de pesquisa planejados, tornando inerte os dados físicos e biológicos que foram coletados por décadas para entender as tendências oceonográficas nessa região”, diz a pesquisa.
O artigo também aponta para medidas de adaptação necessárias para permitir a continuidade da pesquisa - juntamente com o ensino e outras atividades universitárias - assim como do planejamento futuro e da capacidade de retomá-las.
O trabalho foi organizado por um grupo de pesquisadores da HAW Hamburg University, sob coordenação do professor Walter Leal.
Leia o artigo no site da SPRINGER.
Outros artigos do grupo podem ser acessados nos links abaixos:
• COVID-19 and the UN Sustainable Development Goals: Threat to Solidarity or an Opportunity?
• COVID-19: the impact of a global crisis on sustainable development teaching
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo