Publicado em: 08 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2022 11h08min
No dia 27 de julho, no auditório do Bloco A do Campus Cerro Largo, em atividade do componente curricular Temas Contemporâneos e Educação, vinculado ao curso de Ciências Biológicas, e com apoio da Assessoria de Assuntos Estudantis, ocorreram palestras e debates, com o tema “TRANSformando a Educação”.
O momento contou com as falas de duas convidadas, que atuam na área de Direitos Humanos: Glória Crystal foi a primeira secretária adjunta dos Direitos Humanos em nível nacional, atua na coordenação do cabide solidário e no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Sine Municipal de Porto Alegre e Lucimary Leiria Fraga é mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas - UFFS e doutoranda em Direitos Humanos - UNIJUÍ. A mediação ficou a cargo da professora Neusete Machado Rigo (UFFS), ministrante do CCR.
Na ocasião, foi promovida uma tarde de debates sobre a temática “Identidades Sexuais”, a fim de atender aos objetivos do CCR em relação à formação de professores e a constituição de currículos escolares atravessados por questões culturais. O foco da discussão esteve voltado para a transexualidade e contou com a participação de estudantes de diversos cursos do Campus. Glória relatou sobre a luta das pessoas LGBTQIA+ na busca de reconhecimento e respeito na sociedade, além dos desafios dessa população em relação a sua inclusão no trabalho. Lucymari trouxe elementos das suas pesquisas realizadas na academia sobre o universo trans, protagonizando vozes de pessoas que vivem esse contexto.
Para a professora Neusete, “foi um momento muito importante para conhecermos sobre o movimento LGBTQIA+, a realidade e a luta das pessoas que vivem esse outro modo de vida, e que, com frequência, sofrem o preconceito, a discriminação e a violência. A escola e a Universidade precisam ampliar suas perspectivas inclusivas e, por isso, não podem desconsiderar, em seus currículos, aspectos sociais e culturais que estão imbricados na formação humana e que integram uma formação social, política e cultural”.
“Foi muito gratificante colocar em prática a ideia de trazer assuntos como esse para a UFFS. Não havia presenciado muitos movimentos na universidade que abordassem o movimento LGBTQIAP+, no entanto, recebi total apoio quando dialoguei com o SAE e a professora Neusete sobre a possibilidade de promover mais atividades como essa na Universidade. E foi daí que surgiu a ideia de, junto com o CCR, trazer mais visibilidade, atividades, palestras e discussões sobre o tema como uma forma de acolher não somente as pessoas que se identificam com o movimento, mas também todos que queiram de forma sincera construir conhecimentos e compreender a luta da comunidade LGBTQIAP+ e como se pode colaborar para construir um ambiente mais acolhedor”, afirmou Isabela Alves dos Santos, estudante do CCR.
"Este encontro que promovemos foi muito importante e significativo. A ideia foi trazer mais visibilidade para comunidade LGBTQIA+, da qual faço parte com muito orgulho. É importante reforçar que pessoas como eu e tantas outras que fazem parte dessa comunidade devem ser representadas e ocupar espaços de protagonismo em âmbito acadêmico, trazendo informações e também conscientizando que, independente do gênero, todos nós fazemos parte de um único coletivo, com o princípio de respeitar o outro, independentemente de sua cor, orientação, identidade, sexualidade e afins. O tema "TRANSformando a Educação" foi escolhido com muito carinho, abordando a luta das mulheres trans e a importância desse tema ser abordado em âmbito escolar com respeito e combatendo a desinformação. Estou muito feliz por participar do primeiro encontro referente a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, pois só buscamos respeito para que possamos amar com liberdade e mostrar a nossa felicidade, desenvolver nossas capacidades de forma justa, independente do gênero” finaliza o estudante Rafael Franco Pires.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS