Publicado em: 26 de outubro de 2016 10h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2016 10h10min
Na segunda (24) e terça-feira (25) foram realizados o Seminário Institucional do PIBID – Campus Cerro Largo e o Salão de Ciências, organizados pelos programas PETCiências, PIBID Interdisciplinar, PIBID Letras, PIBID Física, PIBID Química e PIBID Ciências Biológicas. Os eventos constituem-se em um “conjunto de ações integradas entre o PIBID do campus e o PET para reunir os bolsistas e outros alunos da Graduação da área das licenciaturas, na expectativa de trocar experiências, aprofundar conhecimento e também trazer a escola até a universidade”, explica o coordenador do subprojeto PIBID Ciências Biológicas, Roque Güllich.
Durante o Seminário Institucional, professores do Campus e bolsistas do PET e PIBID puderam ministrar oficinas de Pêndulo Invertido, solubilidade de compostos orgânicos, confecção de pastilhas repelentes para mosquitos e máscaras a partir de papel reciclado e machê, contação de histórias: pinturas em movimento, literatura africana em perspectiva: oralidade e escritura. As oficinas foram abertas tanto para licenciandos do Campus, bem como para estudantes e professores das escolas.
O Salão de Ciências oportunizou a divulgação das produções científicas nas escolas em que os PIBIDs atuam em Cerro Largo. Ao todo participaram estudantes de seis escolas do município: Escola Estadual Padre Traezel, Escola Municipal Dom Pedro II, Escola Estadual Eugênio Frantz, Escola Estadual Otto Flach, Escola Estadual Sargento Sílvio e Colégio La Salle Medianeira.
A professora de Física da Escola Eugênio Frantz, Sílvia Siveris, explica que a escola veio com 10 trabalhos divididos no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Física organizou trabalhos no primeiro ano; Química no segundo ano e Biologia, nos terceiros. “Eu tenho dois trabalhos aqui. Foi bem interessante, todos colaboraram bastante e por conta própria, sem preocupação se valeria nota ou não. Esses trabalhos estimulam bastante a criatividade deles e os alunos gostam de participar desses eventos”, conta.
Os estudantes do 9º ano da Escola Padre Traezel, Mauro Leal e Felix Thomas, apresentaram um destilador caseiro. “É muito bom desenvolver uma atividade assim, a gente sai do livro e coloca em prática, nós fizemos uma boa parte do trabalho em casa mesmo. A pesquisa demorou mais, foram alguns meses, mas a montagem foi feita em um dia, mais ou menos”, afirma Mauro. O estudante Felix explica que o destilador é bem simples: “dá para explicar destilação fracionada e também a destilação simples, um destilador de laboratório precisaria de uma pia e um monte de outras coisas, esse aqui a gente pode desmontar e levar onde quiser”, finaliza.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS