Publicado em: 01 de novembro de 2019 10h11min / Atualizado em: 01 de novembro de 2019 16h11min
Os professores da UFFS – Campus Cerro Largo Fernando Henrique Borba e Fabiane de Andrade Leite foram contemplados no edital 05/2019 – Programa Pesquisador Gaúcho – da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS).
O edital tem por objetivo selecionar propostas para o apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento. O valor do recurso é de 30 mil para cada projeto.
O projeto intitulado “Investigação e degradação de contaminantes químicos emergentes presentes em lixiviados de aterros sanitários por processos de Eletro-Oxidação Avançada (EOA) e Oxidação Biológica Aeróbia (OBA)”, do professor Fernando, reporta a necessidade de identificação e degradação de contaminantes emergentes que estão presentes em lixiviado de aterro sanitário. Um dos principais contaminantes encontrados é o bisphenol A, considerado pela comunidade científica um desregulador químico endócrino, altamente nocivo à saúde humana e ao meio ambiente.
A pesquisa é proveniente de um grupo de trabalho formado por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS), comprometidos com a responsabilidade do desenvolvimento da pesquisa científica dentro do programa. Fernando destaca que “é uma grande satisfação pessoal e profissional poder capitalizar recursos em órgãos de fomento externo, pois essas ações fortalecem e contribuem para o desenvolvimento da pesquisa e da UFFS”. A temática de pesquisa envolvendo contaminantes emergentes é desenvolvida pelo PPGATS desde 2017, sendo publicados mais de 13 artigos em revistas internacionais, indexadas Qualis A.
O projeto de pesquisa “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências: um estudo de caso”, desenvolvido pela professora Fabiane Andrade Leite, tem como objetivo analisar as ações empreendidas em um processo de formação de professores da área de Ciências da Natureza, em que participam professores da Educação Básica, licenciandos de cursos da área e professores formadores. Tem como objeto os discursos dos professores participantes dos Ciclos Formativos para o ensino de Ciências visando investigar possibilidades formativas evidenciadas em um processo de investigação-ação. Está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática da UFFS (GEPECIEM), e terá vigência de 24 meses. De acordo com a professora Fabiane, “o grupo de pesquisa realiza o projeto de extensão Ciclos Formativos como uma ação de formação permanente de professores da área de Ciências da Natureza desde 2010, o que justifica a importância de empreendermos pesquisas acadêmicas nesse contexto, no sentido de analisar os resultados produzidos”. A pesquisa tem como colaboradores os professores Roque Ismael da Costa Güllich, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos e Eliane Gonçalves dos Santos.
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