Publicado em: 15 de julho de 2022 17h07min / Atualizado em: 18 de julho de 2022 10h07min
No dia 13 de julho, a professora Bedati Finokiet reuniu-se com representantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo com o objetivo de planejar a próxima Carijada, a ser realizada no IFFAR-SAN. O objetivo do evento é o resgate da prática de todas as fases do processo artesanal de produção de erva-mate: colheita, transporte, sapeco, montagem dos pequenos feixes de erva, secagem no carijo, cancheamento das folhas e, por fim, o momento de triturar a erva-mate nos pilões.
O projeto nasceu em 2013 na UFFS Campus Cerro Largo, em turma do curso da Agronomia, durante o componente curricular História da Fronteira Sul. Desde então, muitas carijadas (produção artesanal de erva-Mate) aconteceram com outras turmas de agronomia, com o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (1ª Carijada Internacional - Porto Xavier/RS e San Javier/Misiones/Argentina) e com a Comunidade Guarani Mbyá Tekoá Pyau (Santo Ângelo).
“Nesse processo de amadurecimento do projeto, levamos a proposta para Santo Ângelo, que, prontamente, acolheu e passou a cuidar dessa ideia, num trabalho coletivo com o IFFAR. É lindo e emocionante ver duas instituições públicas e federais unidas nessa proposta comum, que envolve ensino, extensão e pesquisa. São muitas mãos presentes para a concretização e manutenção da Carijada”, pontua Bedati.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo