Publicado em: 15 de julho de 2022 17h07min / Atualizado em: 18 de julho de 2022 10h07min
No dia 13 de julho, a professora Bedati Finokiet reuniu-se com representantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo com o objetivo de planejar a próxima Carijada, a ser realizada no IFFAR-SAN. O objetivo do evento é o resgate da prática de todas as fases do processo artesanal de produção de erva-mate: colheita, transporte, sapeco, montagem dos pequenos feixes de erva, secagem no carijo, cancheamento das folhas e, por fim, o momento de triturar a erva-mate nos pilões.
O projeto nasceu em 2013 na UFFS Campus Cerro Largo, em turma do curso da Agronomia, durante o componente curricular História da Fronteira Sul. Desde então, muitas carijadas (produção artesanal de erva-Mate) aconteceram com outras turmas de agronomia, com o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (1ª Carijada Internacional - Porto Xavier/RS e San Javier/Misiones/Argentina) e com a Comunidade Guarani Mbyá Tekoá Pyau (Santo Ângelo).
“Nesse processo de amadurecimento do projeto, levamos a proposta para Santo Ângelo, que, prontamente, acolheu e passou a cuidar dessa ideia, num trabalho coletivo com o IFFAR. É lindo e emocionante ver duas instituições públicas e federais unidas nessa proposta comum, que envolve ensino, extensão e pesquisa. São muitas mãos presentes para a concretização e manutenção da Carijada”, pontua Bedati.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS