Publicado em: 31 de agosto de 2022 10h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2022 13h08min
Agosto Lilás é o nome dado à campanha do mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, e busca aumentar a divulgação da Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no último dia 07. Além disso, também estão entre os objetivos da campanha informar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher e tornar conhecidos os canais de denúncia existentes e os serviços de atendimento à mulher que vivencia a violência.
Referente a Programação do Agosto Lilás, a Equipe Multiprofissional do SIASS – extensão Cerro Largo, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM, e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
No dia 24 de agosto (quarta-feira), as atividades aconteceram no auditório do bloco A do Campus Cerro Largo, com abertura oficial, pronunciamento de autoridades, apresentação artística e realização da Mesa Redonda "A Violência contra a Mulher", com a participação do Juiz de Direito, Ramiro B. Kalil, do Promotor de Justiça, Thiago Luis Reinert e da Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Fabiana Sodre, e mediação do servidor da UFFS, Luís Carlos Rossato. Durante a noite, foram abordadas questões sobre o papel das instituições sobre a temática, contexto em que acontece a violência doméstica, limites e possibilidades na efetividade da Lei Maria da Penha, trabalho da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Cerro Largo e papel do Estado e da Sociedade no enfrentamento deste problema social.
No dia 25 de agosto (quinta-feira), o encontro foi realizado no auditório da URI, com apresentação artística e palestra com a psicóloga e professora Lizete Piber, que abordou o tema "Violência Doméstica: Produzir Rupturas ao Silenciamento".
O evento foi transmito via YouTube, na primeira noite através do Canal Practice UFFS Lives, e na segunda noite, pelo Canal URI – Cerro Largo; e seguem disponíveis para visualização.
Lei Maria da Penha
O principal objetivo da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) é criar mecanismos para prevenir e frear a violência doméstica e familiar sofrida por tantas mulheres em nosso país. Entre esses mecanismos:
- Estabelece as formas da violência doméstica contra a mulher como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral;
- Determina que a violência doméstica contra a mulher independe de sua orientação sexual;
- Determina que a mulher somente poderá renunciar à denúncia perante o juiz;
- Ficam proibidas as penas pecuniárias (pagamento de multas ou cestas básicas).
O nome da Lei faz referência a Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu duas tentativas de feminicídio de seu marido. O caso aconteceu em 1983, mas apenas em 2006 virou lei, após muito trabalho de diversas instituições que apoiaram Maria da Penha.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo