Trabalho de estudante do curso de Agronomia do Campus Cerro Largo é premiado na XV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo
Estudo aponta que solos argilosos, característicos do noroeste do RS, podem estar recebendo correção insuficiente de fertilizante

Publicado em: 03 de outubro de 2024 09h10min / Atualizado em: 03 de outubro de 2024 10h10min

O trabalho intitulado “Tamponamento de Fósforo e Adubação Corretiva em Solos da Região Noroeste do Rio Grande do Sul” foi premiado como o melhor trabalho da área de “Química, Fertilidade, Nutrição de Plantas, Corretivos e Fertilizantes”, na XV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo (RSBCS). O estudo foi desenvolvido em 2023 durante o trabalho de conclusão de curso (TCC), na graduação em Agronomia, do acadêmico Gean José Koslowski Barbosa, sob orientação do professor Renan Costa Beber Vieira.

A pesquisa quantificou as doses de fósforo necessárias para correção da fertilidade de solos argilosos da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que a dose de correção de fósforo que deve ser aplicada e incorporada ao solo na implantação do sistema plantio direto é dependente da classe de disponibilidade de fósforo e também do teor de argila. Os resultados obtidos pelo estudante sugerem que as atuais doses de correção total de fósforo recomendadas para os solos argilosos podem não ser suficientes para atingir a desejada classe de disponibilidade “alta”, principalmente em solos com disponibilidade de fósforo muito baixa.

Para Gean Barbosa, receber o prêmio foi um marco significativo, validando não apenas o trabalho realizado, mas também sua aplicabilidade para o setor agrícola da região. Além disso, o reconhecimento ressalta a importância de continuar investindo em pesquisas que busquem soluções sustentáveis para o manejo da fertilidade do solo.

Sobre o evento

A RSBCS é promovida pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS-SBCS) e foi realizada durante os dias 15, 16 e 17 de setembro de 2024, na cidade de Passo Fundo (RS), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Embrapa Trigo.

O evento recebeu 558 inscrições de estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores e agricultores, além da submissão de 332 trabalhos científicos, apresentados na forma de pôster ou oral. A XV RSBCS abordou a “Sustentabilidade do Sistema Solo-Planta”. Através de palestras, tardes de campo e rodas de conversa entre o público e convidados, a RSBCS discutiu sobre as principais preocupações e desafios atuais da ciência do solo e da agricultura.

Galeria de Imagens: