Publicado em: 28 de março de 2022 17h03min / Atualizado em: 28 de março de 2022 17h03min
No dia 22 de março, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), ocorreu a entrega do livro “Formação Continuada Macromissioneira: processos formativos que ressignificam o currículo escolar e a docência em diferentes contextos” para as Secretarias de Educação da região. O livro traz a obra produzida a partir das ações do projeto de extensão “Formação Continuada de Professores na Região Macromissioneira”, desenvolvido pela UFFS - Campus Cerro Largo, em ação conjunta com o IFFar Campus Santa Rosa, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, com recursos externos (emenda parlamentar) administrados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).
Durante reunião, foi realizada a entrega dos livros, destinados a cada professor(a) participante e para a Secretária de Educação de Cerro Largo e que ocupa a função de coordenadora do fórum dos Secretários Municipais de Educação da Associação dos Municípios da região das Missões/AMM, Neiva Fogolari, representando também os demais secretários. Também estiveram presentes no ato, os professores da UFFS, Luis Fernando Gastaldo, Maria Alice Canzi Ames, Angelise Fagundes da Silva e o estudante do curso de Ciências Biológicas, Geovan Rodrigues da Silva Carvalho.
Projeto
No decorrer dos anos de 2020 e 2021, o projeto desenvolveu formação continuada a aproximadamente 300 professores do Ensino Fundamental, das redes municipais de Educação Básica de 18 municípios da região das Missões/RS, totalizando 5 encontros gerais realizados de modo on-line e 36 encontros em Grupos de Trabalho (GTs), organizados nas áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas.
Foram encontros de formação marcados pelo estudo e reflexão, tanto de referenciais teóricos pedagógicos quanto das práticas realizadas em sala de aula pelos professores. Para sistematizar este processo de formação, o projeto organizou um livro contento escritas de professores participantes, estudantes e professores formadores que atuaram junto ao projeto, cujo título denomina-se: Formação Continuada Macromissioneira: processos formativos que ressignificam o currículo escolar e a docência em diferentes contextos.
O projeto teve a coordenação da professora da UFFS, Neusete Machado Rigo. Segundo ela, o desenvolvimento do projeto de extensão representa um importante espaço de diálogo formativo entre os professores da educação básica e da universidade na região. “Além da excelente discussão promovida pelos professores formadores da UFFS e do IFFar, o ano de 2021 foi exitoso também pela representatividade dos municípios participantes, selando a inserção da UFFS no espaço regional e contribuindo para o desenvolvimento educacional. Ficamos muito felizes e desejamos vida longa a este projeto de extensão”, afirmou.
Para a professora que coordenou os trabalhos do GT em Linguagens, Angelise Fagundes da Silva, ter participado do GT Linguagens da Macromissioneira foi uma experiência enriquecedora. “Coordenar um grupo tão qualificado de professores da região exigiu uma profunda reflexão e abertura ao diálogo, porque formação é em conjunto, é em colaboração. Em conjunto, com todos os professores, buscamos resgatar nosso papel como intelectuais transformadores (Giroux), nosso papel como agentes políticos nos espaços que atuamos. Acredito que foi um espaço importante para pensar a área de Línguagens e suas particularidades na região missioneira”, explicou.
A Secretária da Educação do Município de Pirapó-RS, Ana Carina da Rosa Rohr, que já participa do projeto desde 2017, destacou que a cada ano os professores trazem novas práticas, bem inovadoras, que são possíveis de serem colocadas em prática dentro de sala de aula. Além de também contribuir para o trabalho de gestora na Secretaria, principalmente nesse último ano, em que foi apresentada a questão do uso das tecnologias. “O meu relato [no livro] foi sobre o uso das tecnologias na sala de aula e no processo de gestão, das possibilidades que traz para o trabalho da gente. Então foi muito importante. Além de ter sido um desafio muito grande, em função de que eu nunca havia escrito um artigo, ou sido desafiada a isso, mas tive a ajuda e o suporte dos professores”, disse.
Já para o estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, Geovan Rodrigues da Silva Carvalho, o projeto ajudou a conduzir ele para a docência. “Meu pensar quanto professor em formação inicial se consolidou significativamente em vista de novas perspectivas, bem como, em contribuições para a educação”, concluiu.
Novas Perspectivas
Em 2022, o projeto será coordenado pelo professor Luis Fernando Gastaldo, que falou sobre as perspectivas de continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. Para ele, temos enfrentado tempos difíceis na humanidade e os reflexos na educação também se fazem sentir. “A pandemia impôs períodos de isolamento em núcleos familiares e os professores precisaram redobrar os seus trabalhos em formatações até então não usuais. Esforçaram-se profissionalmente por um ensino remoto capaz de dar conta de um processo de aprendizagem dos alunos, mesmo diante de poucas condições estruturais e logísticas, bem como de dificuldades que influenciaram em dimensões emocionais, situacionais e cognitivas”, explicou.
Para o professor, com o avanço das vacinações, possibilitou-se o retorno presencial em sala de aula e os professores seguem sendo exigidos por um trabalho docente para dar conta do déficit pedagógico e emocional dos alunos. “Mais do que nunca, é preciso trabalhar a perspectiva da integralidade do ser humano, considerando os aspectos curriculares em áreas do conhecimento, mas sem dissociar dos aspectos que integram a vida de cada aluno e cada sujeito em sociedade. Esta é a proposta que a Formação Continuada Macromissioneira pretende construir junto com os professores da Educação Básica na continuidade de encontros formativos que ocorrerão neste ano de 2022”, concluiu.
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