UFFS ocupa o 3º lugar no ranking de boas práticas de gerenciamento de resíduos químicos
Pesquisa de doutorado da USP foi realizada com 45 IES nacionais.

Publicado em: 08 de outubro de 2021 11h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2021 14h10min

A Coordenação Adjunta de Laboratórios da UFFS – Campus Cerro Largo participou, neste segundo semestre de 2021, da pesquisa de doutorado vinculada à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e desenvolvida pelo doutorando e gestor ambiental Marcus Arantes, com o tema “Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos Químicos em IES Federais”. 

A pesquisa tem como principal objetivo identificar e avaliar as boas práticas sustentáveis de gerenciamento de resíduos químicos implementadas em instituições de ensino superior (IES) públicas nacionais e internacionais e contou com a participação de 45 renomadas IES federais brasileiras. Um dos resultados gerados nessa pesquisa refere-se ao panorama geral do status do gerenciamento de resíduos químicos nas IES brasileiras participantes, possibilitando o estabelecimento precursor e inédito do diagnóstico acerca da gestão e gerenciamento desses resíduos nessas instituições.

Com base no sistema de ranqueamento desenvolvido, a UFFS ficou entre as cinco IES federais de destaque no levantamento desse panorama de boas práticas, ocupando a 3ª posição. Essa classificação evidencia o trabalho de gestão ambiental de referência que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, além do assertivo comprometimento da UFFS com a gestão e o gerenciamento ambientalmente sustentável dos resíduos químicos gerados em todos os seus campi.

Jonas Simon Dugatto, tecnólogo em Química da UFFS - Campus Cerro Largo, relembra a importância de todos os usuários dos laboratórios verificarem os resíduos químicos gerados em seu trabalho, acondicionando-os nos recipientes disponíveis de acordo com as classes, verificando as compatibilidades e preenchendo a ficha dos resíduos gerados. “Em caso de dúvidas ou necessitando de recipientes, os técnicos do setor estão disponíveis para auxiliar”, destaca Jonas.

Os resultados gerais da pesquisa poderão ser conferidos na tese de doutorado do pesquisador Marcus Arantes, no segundo semestre de 2022, havendo a possibilidade de o pesquisador ministrar uma palestra ou webinário para expor os resultados de sua pesquisa para toda a comunidade acadêmica da UFFS.

Galeria de Imagens: