Subprojetos Contemplados com Bolsa
Atualizado em 06/2023.
Subprojetos em Execução Contemplados com Bolsa CNPq
Edital de Submissão: Edital Nº 89/GR/UFFS/2022 | |||
Edital de Resultado: Edital Nº 902/GR/UFFS/2022 | |||
Registro no Sistema Prisma | Nome do Proponente | Título do Subprojeto | Modalidade* |
PES-2022-0165 | ROQUE ISMAEL DA COSTA GULLICH | O pensamento crítico e o ensino de ciências: estudo comparativo sobre estratégias didáticas em livros didáticos sul-americanos | PIBIC |
PES-2022-0191 | EDEMAR ROTTA | Patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento dos territórios: estudo da dimensão social em um município da fronteira noroeste do estado do rio grande do sul. | PIBIC |
PES-2022-0271 | FABIANE DE ANDRADE LEITE | Análise de livros didáticos da área de ciências da natureza e suas tecnologias do PNLD 2021 | PIBIC |
PES-2022-0368 | ROSEMAR AYRES DOS SANTOS | O currículo de Ciências e a Educação Ambiental em práticas educativas CTS | PIBIC |
PES-2022-0323 | ELIANE GONCALVES DOS SANTOS | Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) no contexto do Ensino de Biologia | PIBIC |
PES-2022-0447 | ROSEMAR AYRES DOS SANTOS | TDIC e o ensino de ciências: uma abordagem contextualizada com objetos de aprendizagem | PIBITI |
1.3 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) distribuiu o total 117 (cento e dezessete) bolsas com vigência de 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
* Quanto a Modadildade: PIBIC = Grupo 1 e PIBITI = Grupo 2
Total de Subprojetos no Campus Cerro Largo contemplados com cota de bolsa CNPq: 6 - Propostos / Coordenados por 5 pesquisadores do campus.
Subprojetos em Execução Contemplados com Bolsa FAPERGS
Edital de Submissão: Edital Nº 89/GR/UFFS/2022 | |||
Edital de Resultado: Edital Nº 717/GR/UFFS/2022 | |||
Registro no Sistema Prisma | Nome do Proponente | Título do Subprojeto | Modalidade* |
PES-2022-0230 | ROQUE ISMAEL DA COSTA GULLICH | O pensamento crítico e o ensino de biologia: estudo comparativo sobre estratégias didáticas em livros didáticos colombianos | PROBIC |
PES-2022-0269 | FABIANE DE ANDRADE LEITE | Análise da circulação de ideias no programa de pós-graduação em ensino de ciências da UFFS Campus Cerro Largo | PROBIC |
PES-2022-0337 | ELIANE GONCALVES DOS SANTOS | Abordagens de saúde no ensino: uma análise dos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental | PROBIC |
PES-2022-0304 | JUDITE SCHERER WENZEL | Estado do Conhecimento: A Linguagem na formação de Professores de Ciências | PROBIC |
PES-2022-0404 | ROSANGELA INES MATOS UHMANN | Recursos Midiáticos de Educação Ambiental e o Contexto Escolar | PROBIC |
PES-2022-0302 | IARA DENISE ENDRUWEIT BATTISTI | Resíduo de agrotóxico em leite materno de mães residentes no meio rural na Região das Missões, Rio Grande do Sul | PROBIC |
PES-2022-0334 | ERICA DO ESPIRITO SANTO HERMEL | O corpo humano no ensino de biologia: uma análise dos livros didáticos da área de ciências da natureza e suas tecnologias recomendados pelo pnld 2021 | PROBIC |
PES-2022-0233 | ALCIONE APARECIDA DE ALMEIDA ALVES | Emprego de reator de leito fixo bi-fluxo contínuo (rlf-bfc) para a potabilização de água de abastecimento público em áreas desassistidas por companhia de tratamento de água. | PROBIC |
PES-2022-0379 | DEMETRIO ALVES PAZ | O conto de autoria feminina nas literaturas africanas de língua portuguesa no pós-independência | PROBIC |
PES-2022-0030 | DANIEL JONER DAROIT | Aplicação de uma protease bacteriana na produção de hidrolisados antioxidantes de proteína de soja | PROBIC |
PES-2022-0314 | PAULA VANESSA BERVIAN | Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (tpack): compreensões para o ensino de ciências | PROBIC |
PES-2022-0345 | ELIANE GONCALVES DOS SANTOS | Divulgar para conhecer – das poções aos laboratórios: mulheres que fazem Ciência | PROBITI |
PES-2022-0250 | LIZIARA DA COSTA CABRERA | Adsorção Multicomponente De Atrazina E Simazina Por Carvão Ativado | PROBITI |
1.3 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) concedeu à UFFS o total 32 (trinta e duas) bolsas com vigência de 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
* Quanto a Modadildade: PROBIC = Grupo 1 e PROBITI = Grupo 2
Total de Subprojetos no Campus Cerro Largo contemplados com cota de bolsa FAPERGS: 13 - Propostos / Coordenados por 12 pesquisadores do campus.
Subprojetos em Execução Contemplados com Bolsa UFFS
Edital de Submissão: Edital Nº 89/GR/UFFS/2022 | |||
Edital de Resultado: Edital Nº 902/GR/UFFS/2022 | |||
Registro no Sistema Prisma | Nome do Proponente | Título do Subprojeto | Modalidade* |
PES-2022-0363 | ROSANGELA INES MATOS UHMANN | O Currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em Contexto Escolar | PIBIC |
PES-2022-0300 | IARA DENISE ENDRUWEIT BATTISTI | Biomarcadores para avaliação de exposição de crianças e gestantes aos agrotóxicos | PIBIC |
PES-2022-0272 | BENHUR DE GODOI | Síntese de 2,3-bis(organoselenil)-1h-indóis via ciclização eletrofílica de 2-etinilselenil-anilinas | PIBIC |
PES-2022-0320 | PAULA VANESSA BERVIAN | Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores do ensino de ciências | PIBIC |
PES-2022-0268 | BENHUR DE GODOI | Síntese de 3-iodo-n-metil-2-organocalcogenil-1h-indóis via reações de ciclização intramolecular promovidas por iodo molecular | PIBIC |
PES-2022-0100 | CLEUSA INES ZIESMANN | A constituição das relações de afetividade entre professores e alunos incluídos no ensino regular no processo de aprendizagem pós pandemia | PIBIC |
PES-2022-0412 | CAROLINE MALLMANN SCHNEIDERS | Entre a língua imaginária e a língua fluida: um olhar sobre os instrumentos linguísticos na/da região das Missões/RS | PIBIC |
PES-2022-0181 | SUZYMEIRE BARONI | Efeito dos extratos das folhas de plantas da família verbenaceae em embriões de danio rerio | PIBIC |
PES-2022-0326 | ANA CECILIA TEIXEIRA GONCALVES | O Desenvolvimento Da Escrita A Partir Do Trabalho Com Gêneros Textuais: Uma Perspectiva Sociointeracionista | PIBIC |
PES-2022-0402 | MARCUS VINICIUS LIESSEM FONTANA | VOCES | PIBIC |
PES-2022-0138 | SIDINEI ZWICK RADONS | Análise de risco climático de deriva em pulverização agrícola nas Regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil (ref. PES-2021-0166) | PIBIC |
PES-2022-0249 | LIZIARA DA COSTA CABRERA | Investigação da ocorrência de agrotóxicos na bacia do rio Ijuí (aprovado Edital nº 121/GR/UFFS/2021- PES-2021-0461) | PIBIC |
PES-2022-0054 | JEIZE DE FATIMA BATISTA | O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura em crianças diagnosticadas com dislexia. | PIBIC |
PES-2022-0115 | NESSANA DARTORA | Análise de metabólitos secundários de lantana fucata lindl. (verbenaceae) cultivada em excesso de zinco | PIBIC |
PES-2022-0242 | ALINE RAQUEL MULLER TONES (Até 01/03/2023) ALCIONE APARECIDA DE ALMEIDA ALVES (A partir de 02/03/2023) |
Estudo preliminar de reator de eletrocoagulação para o tratamento de efluente cosmético | PIBIC |
PES-2022-0076 | CLEUSA INES ZIESMANN | A formação inicial na perspectiva da educação inclusiva: em foco o componente curricular de libras na formação dos acadêmicos da UFFS | PIBIC |
PES-2022-0173 | PABLO LEMOS BERNED | Vozes da poesia brasileira de autoria feminina | PIBIC |
PES-2022-0171 | PABLO LEMOS BERNED | Átimos Poéticos: expressões da poesia brasileira recente | PIBIC |
PES-2022-0256 | CARLA MARIA GARLET DE PELEGRIN | Efeito do excesso de zinco na morfoanatomia de lantana fucata lindl. (verbenaceae) | PIBIC |
PES-2022-0329 | ANA CECILIA TEIXEIRA GONCALVES | A Produção Textual Como Atividade Constitutiva Do Trabalho Do Professor De Língua Portuguesa: Um Olhar Sobre Questões Metodológicas | PIBIC |
PES-2022-0408 | CAROLINE MALLMANN SCHNEIDERS | A constituição do espaço urbano e os processos de comemoração e rememoração da memória e da história | PIBIC |
PES-2022-0409 | RENAN COSTA BEBER VIEIRA | Co-inoculação de bactérias promotoras de crescimento de plantas na cultura da soja | PIBIC |
PES-2022-0308 | MARCIO ANTONIO VENDRUSCOLO | Determinação da Resistência de um Solo Argiloso com Adição de Resíduo de Marmoraria | PIBIC |
PES-2022-0318 | PAULA VANESSA BERVIAN | Estratégias didáticas inovadoras: compreensões articuladas ao uso das tecnologias digitais no ensino de ciências | PIBITI |
PES-2022-0383 | PAULA VANESSA BERVIAN | Tendências no ensino de ciências relacionadas ao trabalho com as tecnologias digitais | PIBITI |
1.3 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) distribuiu o total 117 (cento e dezessete) bolsas com vigência de 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
* Quanto a Modadildade: PIBIC = Grupo 1 e PIBITI = Grupo 2
Total de Subprojetos no Campus Cerro Largo contemplados com cota de bolsa UFFS: 25 - Propostos / Coordenados por 18 pesquisadores do campus.