Colegiado


Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Chapecó

Atribuições:

 

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 40/CGAE/CONSUNI/2022, Art. 5º Ao Colegiado de Curso compete:

 

I - propor o Projeto Pedagógico de Curso e o perfil do egresso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as normativas internas da UFFS;

II - implantar o Projeto Pedagógico de Curso, acompanhar e avaliar o seu desenvolvimento e propor alterações;

III - estabelecer procedimentos para promover a integração e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares dos diferentes domínios curriculares que integram o PPC, visando a garantir sua qualidade didático-pedagógica e formativa;

IV - analisar, avaliar e aprovar o plano de ensino dos componentes curriculares do Curso, doravante denominado "Plano de Curso", propondo alterações, quando necessárias;

V - definir estratégias para o desenvolvimento de atividades de extensão, cultura e pesquisa nos componentes curriculares do Curso;

VI - promover a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura;

VII - propor perfis profissionais para a contratação docente, em diálogo com os Programas de Pós-Graduação das áreas afins e em consonância com a estrutura curricular da Universidade e do Projeto Pedagógico de Curso;

VIII - refletir sobre os problemas didático-pedagógicos vinculados ao exercício da docência e propor atividades de formação continuada, em articulação com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP);

IX - observar as orientações da legislação, das Diretrizes Curriculares Nacionais e das normas institucionais, no que diz respeito à integralização do Curso;

X - emitir parecer sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso;

XI - indicar os docentes para composição do Comitê para Revalidação de Diploma de Graduação;

XII - elaborar e aprovar o regimento interno do Colegiado, observadas as normas institucionais;

XIII - definir a composição do Núcleo Docente Estruturante, em conformidade com a legislação e com as normativas internas da UFFS;

XIV - estabelecer as regras para a eleição do coordenador e do coordenador adjunto do Curso;

XV - indicar os docentes que responderão pelas coordenações de Estágio, de Extensão e Cultura, de Turmas Especiais e outras previstas no Projeto Pedagógico de Curso;

XVI - definir a oferta de vagas nas modalidades de ingresso: transferência interna, transferência externa, retorno de graduado e retorno de aluno-abandono, conforme quantitativo informado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD);

XVII - propor a oferta semestral de turmas e vagas dos componentes curriculares do Curso;

XVIII - indicar servidores da UFFS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para compor bancas para concurso docente, observando o perfil formativo requerido na seleção;

XIX - promover a inserção dos novos estudantes no contexto do Curso e da Universidade, avaliando a necessidade e propondo a oferta de atividades de socialização e de apoio pedagógico aos estudantes;

XX - deliberar sobre pedidos de quebra de pré-requisitos, atribuição de situação incompleta e trancamento de matrícula em componente curricular que não atenda ao disposto no Art. 261;

XXI - realizar estudos sobre retenção e evasão no Curso, com o objetivo de avaliar o desempenho discente e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem;

XXII - exercer as demais atribuições conferidas neste Regulamento, no Regimento Geral da UFFS e nas demais normativas institucionais pertinentes à Graduação.

§ 1º O Colegiado de Curso deve estabelecer, em seu regimento interno, prazos, fluxos e trâmites para o atendimento e o registro do disposto no inciso IV deste artigo.

§ 2º Os planos de curso de turmas que tenham estudantes com necessidades específicas de aprendizagem devem estar vinculados aos planos de adaptação curricular, quando solicitado pelo Setor de Acessibilidade.

§ 3º As deliberações do Colegiado de Curso são registradas na Ata da Reunião do Colegiado e publicadas na página do Curso no sítio institucional da UFFS.

(49)2049-6560

Atos Regulatorios

Título Ementa
ALTERA COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (LICENCIATURA) DO CAMPUS CHAPECÓ (EMEC 5000400)

Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Chapecó

Nome: Bruno Antonio Picoli

Substituto/Adjunto/Suplente: Delcio Marquetti

Delcio Marquetti


Membros Docentes do Domínio Comum

Titular

Nome E-mail
Claiton Marcio da Silva
claiton@uffs.edu.br

Substituto

Nome E-mail
Delmir Jose Valentini
valentini@uffs.edu.br

Membros Docentes do Domínio Conexo

Titular

Nome E-mail
Noeli Gemelli Reali
noeli.reali@uffs.edu.br

Substituto

Nome E-mail
Patrícia Gräff
patricia.graff@uffs.edu.br

Membros Docentes do Domínio Específico

Titular

Nome E-mail
Antonio Luiz Miranda
antonio.miranda@uffs.edu.br
Renato Viana Boy
renato.boy@uffs.edu.br
Samira Peruchi Moretto
samira.moretto@uffs.edu.br
Vicente Neves da Silva Ribeiro
vicente@uffs.edu.br

Substituto

Nome E-mail
Fernando Vojniak
fernando.vojniak@uffs.edu.br
Jaisson Teixeira Lino
lino@uffs.edu.br
José Carlos Radin
radin@uffs.edu.br
Viviani Poyer
viviani.poyer@uffs.edu.br

Membros TAEs

Titular

Nome E-mail
Roseni Maria Zuconelli
roseni.zuconelli@uffs.edu.br

Substituto

Nome E-mail
Rosana Lampugnani
rosana.lampugnani@uffs.edu.br

Membros Discentes

Titular

Nome E-mail
Renata Luzia Lupatini
renataluzialupatini@yahoo.com.br
Tailana Benelli
historia.ch@uffs.edu.br

Substituto

Nome E-mail
Luiz Henrique Grolli Ivanowski
historia.ch@uffs.edu.br
Samara Janine Boga
samara.janine29@gmail.com

Coordenador de Estágios

Titular

Nome E-mail
Renilda Vicenzi
renilda.vicenzi@uffs.edu.br