BANCAS
***Os formulários devem ser enviados com a antecedência de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data de previsão de ocorrência da banca.***
BANCAS DE QUALIFICAÇÃO:
1) O Discente encaminha para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) o seguinte dossiê contendo:
I) Formulário para solicitação de exame de qualificação de dissertação OU tese - DISCENTE.
Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO - Discente
Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICACÃO DE TESE - Discente
ATENÇÃO: O formulário para solicitação de exame de qualificação de tese, indica também o envio de: Comprovante de aceite ou de publicação de texto vinculado à linha de pesquisa, sendo: ( ) artigo em revista com Qualis B2 ou superior; OU ( ) capítulo de livro em editora com conselho editorial.
II) Currículo lattes não documentado, atualizado nos últimos 30 dias;
III) Atestado de desempenho acadêmico atualizado (ter cursado as disciplinas previstas no Regimento do Programa; ter computado o número de ACC's obrigatórias);
IV) Versão atualizada da dissertação/tese;
V) Certificado de proficiência em Língua estrangeira. Caso o aluno já tenha enviado o Certificado de proficiência em Língua estrangeira para a Secretaria e esse esteja lançado no SGP (após deferimento da Coordenação do Programa), não é preciso reenviar, pois já constará no Atestado de desempenho acadêmico.
OBS: * Em caso de aproveitamento de aprovação em exame de proficiência de língua estrangeira obtida durante o PS ou em PS anterior ao ingresso como aluno regular no Programa, cabe ao aluno formalizar por e-mail a solicitação de aproveitamento.
* A Turma de doutorado 2021/2 não fez a prova de proficiência junto com o Processo Seletivo. Por isso, antes do exame de qualificação, precisam comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras. Conforme Regimento do Programa, art. 48 - II- A língua inglesa é uma das línguas obrigatórias para o Doutorado. III – A outra língua obrigatória para o Doutorado poderá ser francês, espanhol, alemão ou italiano.
* Mais informações sobre proficiência, em: Fluxos e formulários - Proficiência.
2) Junto ao dossiê do aluno, deve ser enviado o Requerimento para exame de qualificação de dissertação OU tese - DO ORIENTADOR e o seu Currículo lattes, não documentado, atualizado nos últimos 30 dias.
Requerimento para EXAME DE QUALIFICAÇÃO/DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE - Orientador
OBS: * O Colegiado aprovou em 2023 (ata nº. 5) que as bancas de qualificação de doutorado serão fechadas (salvo definição contrária do orientador). No requerimento, deve ser indicado esse item.
3) A Secretaria remete a documentação para a Coordenação analisar e dar o despacho.
4) Se deferido, a Secretaria publica as informações sobre a Banca na página do PPGEL (conforme requerimento que é enviado à Secretaria).
5) A Secretaria envia convite por e-mail para os membros externos da banca, redige o esboço da Ata, da lista de presenças, da declaração do membro externo e envia para o presidente da banca.
6) O Orientador/presidente encaminha para a Secretaria a ata para inserção no SIPAC e assinatura dos membros da banca. A Secretaria arquiva o PDF da ata assinada, após conclusão no SIPAC. Membros externos que não possuem acesso ao SIPAC, enviam declaração. A lista de presenças deverá ser preenchida com o nome dos participantes, inclusive ouvintes, pelo presidente da banca e enviada para a Secretaria do Programa (para posterior emissão de declaração). A Secretaria envia aos membros da banca a declaração de participação. A documentação referente a banca, é arquivada no repositório do Programa e na pasta física do aluno.
BANCAS DE DEFESA:
1) Orientador envia o formulário de requerimento de banca de defesa para a Secretaria, com:
I) Currículo lattes não documentado, atualizado nos últimos 30 dias.
II) Currículo lattes do orientando não documentado, atualizado nos últimos 30 dias.
Requerimento para EXAME DE QUALIFICAÇÃO/DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE - Orientador
2) Secretaria remete o formulário para a Coordenação homologar e dar o despacho.
3) Secretaria publica informações sobre a Banca na página do PPGEL (conforme requerimento que é enviado à Secretaria).
4) Secretaria envia convite por e-mail para os membros da banca. Redige a Ata, lista de presenças, declaração do membro externo e envia para o presidente da banca.
5) Orientador/presidente encaminha para a Secretaria a ata para inserção no SIPAC e assinatura dos membros da banca. Secretaria arquiva o PDF da ata assinada, após conclusão no SIPAC. Membros externos que não possuem acesso ao SIPAC, enviam declaração. A lista de presenças deverá ser preenchida com o nome dos participantes, inclusive ouvintes, pelo presidente da banca e enviada para a Secretaria do Programa (para posterior emissão de declaração). Secretaria envia aos membros da banca a declaração de participação. A documentação referente a banca, é arquivada no repositório do Programa e na pasta física do aluno.
6) O Orientador deve entrar no Portal do Professor, no CCR Dissertação e mudar a situação do mestrando para APROVADO.
PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA OCORRÊNCIA DE BANCAS (qualificação e defesa)
1) O discente juntamente com o orientador devem preencher o requerimento para prorrogação de banca, encaminhando para a Secretaria do Programa o arquivo assinado.
2) Após o documento passará por análise do Colegiado.
3) Se aprovado, a Secretaria emite parecer (SIPAC), envia ao discente e ao orientador e faz o registo no SGP.