Projetos e Grupos de Pesquisa no PPGE
RELAÇÃO DE PROJETOS E GRUPOS DE PESQUISA
Projeto de pesquisa: Educação Histórica e Filosofias críticas da Educação: estudos sobre a elaboração do passado e o convívio com o Outro no campo da Educação para a Paz, do Diálogo, da Contraeducação e da Educação Democrática
Coordenador: Prof. Dr. Bruno Antonio Picoli
http://lattes.cnpq.br/0720220622377411
Descrição: A emersão do neoliberalismo como episteme implica a naturalização da competição como forma de relacionamento entre os seres humanos e suas instituições. Torna-se urgente refletir sobre proposições teóricas e suas possibilidades práticas que se recusam a compreender a humanidade como um coletivo de competidores e a vaticinar a rotinização instrumental das relações humanas como a única forma de relação possível, na qual o Outro é sempre um obstáculo a ser superado. A educação é um dos campos de atuação preferenciais do neoliberalismo, e isso é visto na pressão por melhorias nos indicadores e rankings que estabelecem um currículo avaliado (posterior) ao procurar medir a qualidade da educação oferecida. A Educação Histórica, ou seja, as formas de elaboração do passado, compreende um dos segmentos educacionais mais afetados pela Educação Normalizante neoliberal, porque tem servido de motor para a naturalização e justificação das diversas formas de violência (individual, estrutural e cultural). É nesse cenário que emergem abordagens críticas que procuram discutir os sentidos da Educação para além das demandas do mercado e dos desejos da sociedade moderna absorvida pela ideologia neoliberal. Perspectivas que não tratam o Outro como um desafio a ser superado, mas como um companheiro para compartilhar o mundo, para construir juntos novas formas de (con)viver na diferença. Isso implica elaborar o passado de modo a não ocultar a violência sofrida e praticada, não apagar as experiências traumáticas e assumir as responsabilidades pelo mundo e pela outridade. É inscrito nesse conjunto de imersões teóricas que esse projeto visa desenvolver pesquisas teóricas no campo da Filosofia da Educação sobre as formas de elaboração do passado que compreendem a Educação Histórica a partir de referências educacional-filosóficas da Educação para a Paz, do Diálogo e Educação, da Contraeducação e da Educação Democrática. Essas quatro perspectivas educacional-filosóficas, embora possuam especificidades, se aproximam no que diz respeito a tentativa de construir espaços abertos para o Outro e alternativos a hegemonia neoliberal. As quatro perspectivas não se projetam como metanarrativas totalizantes, ao contrário, estão abertas à novidade potencial e à incerteza. De qualquer modo não recusam a pluralidade, as diferentes formas de ser um ser humano no mundo, ao contrário, desejam essa pluralidade, o que é Outro. Em todas elas, o Outro não é alguém contra quem competir, um desafio a ser superado, mas um companheiro no mundo. Desejar o Outro como um companheiro tem implicações na forma como elaboramos o passado, ou seja, na Educação Histórica.
Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (GRUPEVD)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/546378
Instagram: @grupevduffs
Facebook: facebook.com/grupevdUFFS/
Projeto de pesquisa: Formação de professores/as para Educação das relações étnico-raciais e Educação antirracista.
Coordenadora: Profª. Drª. Renilda Vicenzi
http://lattes.cnpq.br/9436388141866896
Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (GRUPEVD)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/546378
Instagram: @grupevduffs
Facebook: facebook.com/grupevdUFFS/
Projeto de Pesquisa: Espaço, Tempo e Educação em pesquisa
Coordenadora: Profª. Drª. Adriana Maria Andreis
http://lattes.cnpq.br/8472948314997700
Descrição: Este projeto é guarda-chuva e abarca pesquisas que visem problematizar noções, dimensões e interações, implicadas espaço-temporalmente, em diálogo com às cotidianidades, com às territorialidades e/ou com a educação. Nesse sentido, implica subprojetos que se dediquem a investigar questões que priorizem temas implicados nesses âmbitos, com assento que considere o mundo da vida, da arte, da ciência e da educação, como produto-produtores de espaço-tempo geográfico e histórico, múltiplo, relacional e sempre em construção. A par desses pressupostos, admite estudos que tensionem a produção do espaço-tempo, perpassando categorias e conceitos e considerando noções, dimensões e interações como, cotidiano, lugar, território, paisagem, região, fronteiras, natureza e sociedade, por meio do reconhecimento das relações, distâncias, movimentos, redes e escalas, e/ou investigações em diálogo com os processos e as políticas educacionais. Compreende pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas, envolvendo estudos que contemplem relações locais e regionais em diálogo com o global.
Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6606169832265497
Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
http://lattes.cnpq.br/2107707592550055
Descrição: Grupo dedicado a estudos e pesquisas sobre temas relacionados à Educação Matemática, especialmente formação e desenvolvimento profissional de professores, conhecimento profissional docente, ensino e aprendizagem da matemática, Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem da matemática, políticas públicas para a formação de professores e prática docente na educação básica. O Grupo constituído por professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal Catarinense (IFC - Campus Concórdia) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Erechim), (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Lisboa, mestrandos do Programa de Pós-graduação (PPGE), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) ambos da UFFS, bem como alunos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e técnicos administrativos, orientandos dos professores membros do Grupo. Constitui-se das seguintes linhas de pesquisa: LINHA 1: Ensino e aprendizagem e tecnologias (Investigar as possibilidades e implicações do uso das tecnologias nos processos de ensino de aprendizagem na educação básica) LINHA 2: Formação de professores e seus elementos e processos intervenientes (Examinar o processo de desenvolvimento profissional analisando as aprendizagens e conhecimentos profissionais de professores e as implicações desses na pratica profissional) LINHA 3: Inclusão digital e processos digitais na formação e prática docente (Investigar o impacto das políticas nacionais, estaduais e municipais de inclusão digital e de informatização da educação básica e superior).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7621662921303170
Projeto de Pesquisa: Formação de Professores: saberes e fazeres nas práticas educacionais
Coordenadora: Profª. Drª. Ana Maria de Oliveira Pereira
http://lattes.cnpq.br/4184522973273476
Descrição: Este projeto guarda-chuva de pesquisa, tem como objetivo conhecer como acontece a formação dos professores para aquisição dos saberes que dão suporte as suas práticas educativas, bem como as complexidades e desenvolturas que permeiam a atividade docente. O recorte da pesquisa é a região de abrangência na Universidade Federal da Fronteira Sul. Este trabalho será realizado por estudantes de graduação e pós-graduação desta universidade. A pesquisa será de abordagem quali/quantitativa com objetivos exploratórios.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação(GEPEFORTE)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0840869040786561
Projeto de Pesquisa: A linguagem e a constituição de hegemonia discursiva: a ideologia da produtividade e as políticas educacionais brasileiras
Coordenadora: Profª. Drª. Camila Caracelli Scherma
http://lattes.cnpq.br/6214829816320750
Descrição: A partir do período mais intenso dos processos de globalização, há discursos que vão se constituindo como dominantes, que tentam adequar as formas de organização em nível planetário, nas esferas econômica, política e social. Nesse contexto, há verticalidades que se nos impõem e cujos padrões enunciativos se repetem em diferentes esferas de atividade humana de modo a constituírem-se como hegemônicos. Na esfera da educação, as políticas educacionais são importantes meios através dos quais os interesses de agentes hegemônicos globais se espraiam, entrecruzando e interpenetrando também as formas de organização, materializando o espírito hegemônico, via discursos globais, globalizados e globalizantes. Nesse entrecruzamento, as ideologias da produtividade e da competitividade constituem-se como arenas em que se fortalecem verticalidades, materializando o espírito produtivo e competitivo global nos modos de pensar as políticas educacionais no Brasil. Assim, com o objetivo de estabelecer um percurso para compreender o espraiamento e a penetração do espírito competitivo e produtivista global para a esfera da Educação brasileira, via discursos de políticas educacionais, e suas diferentes formas de refração na constituição da vida cotidiana dos lugares, este projeto propõe o estudo da repetição de padrões enunciativos constituindo discursos das esferas educacionais e legitimando modos de organização dos lugares. Este estudo será feito com base no pensamento do filósofo russo Mikhail M. Bakhtin e do chamado Círculo Bakhtiniano, especialmente no que diz respeito às relações entre infra e superestruturas mediadas pelas materialidades sígnico-ideológicas e ao caráter dialógico e responsivo da linguagem. Contudo, considerando o caráter dialógico da linguagem, nesse processo de ausculta, emergirão também as vozes que expressam o enfrentamento, as resistências, as tentativas de ruptura da atual ordem das coisas. As compreensões aqui propostas se darão, portanto, no âmbito da lógica responsiva, nas zonas limítrofes entre as verticalidades e as horizontalidades, das hegemonias e não-hegemonias, do espírito dominante com os atos de resistência.
Laboratório de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação - BAKHTINIANAS
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790230
Projeto de Pesquisa: Políticas educacionais de Estado e governos: (etapa 1) o Novo Ensino Médio (NEM) e os Itinerários Formativos
Coordenador: Prof. Dr. Claudecir dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9255817148061876
Descrição: Tendo como objeto central de estudo a reforma do ensino médio, proposta pela Lei nº 13.415/2017, o projeto em questão objetiva investigar a composição dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM) nos currículos estaduais, bem como a sua implantação ao longo dos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, o projeto também pretende problematizar às duas justificativas centrais da reforma; perceber as condições (estruturais e pedagógicas) das escolas para ofertar a parte flexível do currículo, de acordo com o desejo dos estudantes quanto às suas futuras escolhas profissionais; analisar os resultados do ENEM de 2024 e 2025 e relacionar com os Itinerários Formativos implementados nos anos anteriores. Como resultado da pesquisa, serão elaborados e aprestados quadros comparativos da implantação dos Itinerários Formativos nas cinco regiões brasileiras, compreendendo os 27 entres federados. O propósito desses quadros comparativos é proporcionar condições de análises e interpretações críticas acerca da funcionalidade, objetivos, demandas, e desafios do ensino médio brasileiro a médio e longo prazo.
Grupo de Estudos Educação, Filosofia e Sociedade
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1590512108586676
Projeto de Pesquisa: Docência, campo discursivo e formação humana
Coordenador: Prof. Dr. Odair Neitzel
http://lattes.cnpq.br/0750444554945581
Descrição: O projeto de pesquisa (guarda-chuva) pretende abrigar em si, subprojetos que desenvolvam pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores. Objetiva contribuir com reflexões para a atividade docente analisando as diferentes formações discursivas, permitindo assim, interpretar como a ação pedagógica e a docência se inscrevem no contexto da sociedade hodierna. Se propõem a pensar como promover a ação pedagógica diante da crescente virtualização das relações sociais e pedagógicas na sociedade da informação. Busca assim revisitar os diferentes enunciados inscritos na história e em diversas materialidades bibliográficas e documentais, cobrindo diferentes tempos e espaços para compreender temas relacionados à formação e à prática docente. A pesquisa tem sua ênfase na abordagem bibliográfica e documental, sendo epistemologicamente prismada pela perspectiva da análise do discurso foucaultiana.
Grupo de Estudos Educação, Filosofia e Sociedade
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1590512108586676
Projeto de Pesquisa: A produção do conhecimento em Educação
Coordenadora: Profª. Drª. Iône Inês Pinsson Slongo
http://lattes.cnpq.br/5968402164322354
Descrição: Pesquisa do estado do conhecimento, que tem por objetivo analisar a produção científica da área de Educação no Brasil, em diferentes recortes temáticos e temporais. Realiza balanços críticos, orientados por parâmetros histórico-epistemológicos, a partir de teses, dissertações, artigos em periódicos e trabalhos em eventos. Trata-se de projeto matricial, interinstitucional, cujo desenvolvimento tem possibilitado explicitar características e inferir tendências da pesquisa na área. A expectativa é que os dados gerados possam subsidiar novos estudos e produzir indicadores sobre o desenvolvimento científico da área, de modo a contribuir para a definição de políticas públicas para a Educação.
Grupo de Estudos Educação Matemática, científica e tecnológica - EMCT
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6577846388924175
Projeto de Pesquisa: As políticas de Educação Superior no Brasil Pós-Constituição Federal de 1988
Coordenador: Prof. Dr. Joviles Vitório Trevisol
http://lattes.cnpq.br/4429765335868303
Descrição: Trata-se de um projeto ?guarda-chuva? que aglutina um conjunto de subprojetos que analisam as principais políticas de educação superior implementadas no país a partir da Constituição de 1988. Em 2023 a Constituição Federal (CF) completará 35 anos, firmando-se como a terceira Constituição mais longeva da história do país. Longe de ser irrelevante, esse fato enseja uma série de temas de pesquisa para o campo das ciências humanas e sociais, especialmente para a área de educação e para os pesquisadores que investigam as políticas públicas de educação. Nas últimas três décadas a educação superior brasileira passou por inúmeras transformações, decorrentes, em grande medida, das políticas de expansão, de financiamento e de democratização do acesso (Fies, Prouni, Reuni, Universidade Aberta do Brasil, Lei de Cotas, etc.). Tendo isso presente, o propósito deste projeto é promover estudos sobre (i) as complexas relações entre Estado, mercado e educação superior; (ii) a regulação estatal e os novos marcos regulatórios estabelecidos para a educação superior no período; (iii) as principais políticas de expansão, financiamento e de democratização do acesso; (iv) as políticas e as dinâmicas de expansão da educação a distância e (v) as principais mudanças que as políticas de ações afirmativas desencadearam no perfil socioeconômico e racial dos estudantes das universidades públicas. Tendo em vista a pluralidade de temas a serem investigados, a pesquisa será desenvolvida por meio do uso de métodos e de técnicas de natureza quantitativa e qualitativa. As técnicas e os instrumentos quantitativos de coleta e sistematização de dados serão complementados por meio da utilização da pesquisa qualitativa, especialmente da análise documental da CF, LDB, Planos Nacionais de Educação, leis, decretos, emendas constitucionais, portarias, pareceres, notas técnicas, acórdãos, etc.). A pesquisa quantitativa será desenvolvida por meio do acesso e sistematização dos indicadores da educação superior disponíveis nas bases de dados do INEP, MEC, CAPES, IBGE, IPEA etc. Palavras-chave: Estado. Políticas educacionais. Educação superior. Expansão. Democratização do acesso. Projeto de Pesquisa institucionalizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação após a sua aprovação pela Coordenação Adjunta de Pesquisa da UFFS - Campus Chapecó.
Grupo de Estudos Estado, Sociedade e Políticas Públicas
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6758091553522233
Projeto de pesquisa: Políticas Públicas para Educação no contexto Latino-americano
Coordenadora: Profª. Drª. Maria Sílvia Cristofoli
http://lattes.cnpq.br/3914203624268459
Descrição: O projeto volta-se a estudar políticas públicas de educação propostas e implementadas nas últimas décadas em diferentes países da América Latina e destinadas, prioritariamente, à educação básica em suas diferentes dimensões (infraestrutura escolar, formação de professores, gestão dos sistemas educacionais). Tem como principal objetivo mapear e analisar políticas públicas destinadas à educação básica em diferentes países da América Latina, identificando e analisando comparativamente as políticas planejadas e implementadas nas últimas décadas. A comparação buscará identificar as convergências, divergências e tendências dessas políticas. Estão previstos enquanto procedimentos metodológicos a análise documental dos programas e projetos disponibilizados pelos diferentes órgãos oficiais responsáveis pela educação em cada país. Pretende-se utilizar ferramentas analíticas de políticas públicas e dos estudos comparados em educação. Ao final da realização da pesquisa espera-se traçar um mapa macro-regional das políticas estudadas e divulgar os resultados através de publicações.
Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0056206344610052
Projeto de Pesquisa: A Representação nas Ciências Exatas, aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino e saberes matemáticos.
Coordenadora:Profª. Drª. Nilce Fátima Scheffer
http://lattes.cnpq.br/5954694026735663
Descrição: O projeto tem por objetivos promover reflexão e discussão a respeito da representação no ensino de matemática a partir da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins didáticos de sala de aula. Considera a análise sob o ponto de vista das múltiplas representações e da fenomenologia da percepção em relação ao ato de criar, desenvolver, representar e demonstrar matematicamente, disponibilizar e avaliar recursos pedagógicos que proporcionem a aprendizagem matemática. A prática pedagógica tem sido uma frente de pesquisa muito presente neste grande projeto, pois abrange a orientação de trabalhos de pesquisa associados ao tema, que vão desde Iniciação Científica, Extensão, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado. A Geometria Analítica do Ensino Médio, por exemplo, o estudo exploratório de softwares dinâmicos como o GeoGebra e demais programas que podem ser implementados pela plataforma LINUX principalmente, são objeto de estudo nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pós-graduação, considerando a formação de professores de matemática. O estudo se volta à exploração dos Softwares e investigação de possibilidades de ensino, tendo em vista a análise e discussão das múltiplas representações matemáticas. Além destas frentes de estudo, o projeto contempla o desenvolvimento de estudos teóricos tendo em vista a inclusão digital e a formação de professores de matemática na utilização de recursos informáticos. Este projeto de pesquisa consolidou no Grupo de Pesquisa ações que contribuíram para a estruturação e criação do Laboratório de Educação Matemática - LEM da UFFS, que proporciona à comunidade regional a possibilidade da construção e discussão de materiais didáticos para o ensino de matemática, apresentando subsídios que contribuem à prática docente em Matemática e a utilização de tecnologias para os processos de ensino e de aprendizagem. Este projeto relaciona-se diretamente também com Pesquisa e Extensão desenvolvidas com professores da rede pública da região do oeste do estado de Santa Catarina, região da abrangência da UFFS campus de Chapecó SC.
Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5220565155499064
Projeto de Pesquisa: Gestão, inovação e financiamento da educação no âmbito das políticas e administração educacional brasileira
Coordenador: Prof. Dr. Oto João Petry
http://lattes.cnpq.br/6095133580168744
Descrição: Trata-se de projeto matriz, de longa duração, que tem o objetivo de desenvolver estudos em âmbito local, regional, nacional e transnacional sobre Estado, políticas educacionais, gestão e inovação educacional, gestão democrática e financiamento da educação brasileira, tendo em conta os processos e as dinâmicas que as constituem, os meios e os modos como se configuram e os resultados que alcançam na sua implementação. Os estudos de cunho analítico-descritivos e interpretativos serão realizados em processos colaborativos entre pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (GPEGIE/PPGE/UFFS), Campus Chapecó/SC, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Amapá (GEMTE/PPGED/UNIFAP). Tais estudos terão como objeto de análise documentos, leis, políticas e práticas da área da educação, em diferentes níveis e amplitudes. Na análise dos dados e das informações será empregada a de conteúdo (BARDIN, 2011; MORAES, 1999; FRANCO, 2012), por entender-se ser esta a mais adequada para a realização dos processos analíticos propostos. Espera-se que os estudos analítico-descritivos e interpretativos a serem desenvolvidos contribuam com a qualificação profissional dos pesquisadores, bem como tragam à luz as intencionalidades, os tensionamentos expressos ou não nas políticas educacionais em curso, nas dinâmicas e mediações político-econômicas do mundo globalizado. Destaca-se a escrita de artigos científicos e livros ao longo do desenvolvimento do estudo, a apresentação e a discussão dos resultados em eventos científicos da área. Ressalta-se, ainda, que os estudos em tela, os quais abarcam aspectos do Estado, das políticas educacionais, da gestão e administração da educação, do financiamento da educação, da gestão e inovação educacional, em suas diferentes e complexas configurações, constituem-se em desafio enorme e alinham-se com o compromisso e a preocupação em produzir-se conhecimento a partir da e sobre a realidade próxima e distante, relevante para a construção de formas de pensar e de viver em uma sociedade justa e igualitária..
Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7197193415303898
Projeto de Pesquisa: Práticas de in/exclusão: políticas educacionais, formação de professores e sujeitos
Coordenadora: Profª. Drª. Patrícia Gräff
http://lattes.cnpq.br/5670585241403271
Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0655302043457297
Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Educação na perspectiva histórico-cultural
Coordenadora: Profª. Drª. Solange Maria Alves
http://lattes.cnpq.br/6307854612905183
Descrição: Este projeto abriga estudos e pesquisas vinculadas: i.) ao Grupo de Estudos e Pesquisa Escola de Vigotski-GEPEVI. No escopo deste grupo, tem como objetivo estudar e investigar a educação no que refere à práxis pedagógica como espaço-tempo de desenvolvimento humano; ii.) à linha de pesquisa: Formação de professores, conhecimentos e práticas educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da UFFS, ocupada do desenvolvimento da ciência no âmbito da educação escolar e da prática pedagógica como fator desenvolvimento humano. Tem como objetivo precípuo desenvolver pesquisas no âmbito da educação básica e superior, abarcando objetos de interesse ao alargamento da produção científica da temática da relação entre educação e desenvolvimento humano na perspectiva da teoria histórico-cultural. O alcance do objetivo proposto se orienta, em termos teórico e metodológicos, pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural de psicologia. Segue-se que o método deve levar em conta a história do fenômeno investigado, ou seja, o processo que gera a sua existência como fenômeno e não apenas o fenômeno em si mesmo, e o caráter dialético desse processo. Esses princípios orientam a elaboração de procedimentos metodológicos que favoreçam a dinamicidade requerida pelo objeto em estudo. Espera-se, com as pesquisas, alcançar resultados importantes para o desenvolvimento da educação básica e superior, identificando mudanças nas concepções e práticas tendo como horizonte uma educação transformadora, criadora, ocupada e comprometida com o desenvolvimento da humanidade em cada indivíduo bem como, elementos que permitam acompanhar o processo de acesso ao conhecimento pelas pessoas que protagonizam a educação nos diferentes tempos-espaços institucionais, atentando para o papel da educação como fator de desenvolvimento humano
Grupo de Estudos e Pesquisa Escola de Vigotski
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2464455368597316