Área de concentração e linhas de pesquisa
O PPGGeo possui uma área de concentração, que reúne duas linhas de pesquisa:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Natureza, sociedade e espaço geográfico
O espaço geográfico é entendido como condição, produto e processo de desenvolvimento da sociedade e suas interações com a natureza. Na construção da Geografia como ciência, em seus entrecruzamentos epistemológicos, a compreensão do espaço geográfico constituiu-se do ponto de vista relacional, a fim de contemplar as dinâmicas que o contato entre os sujeitos sociais e a natureza constroem, produzindo hibridações e espacialidades em diferentes escalas.
Tendo isso em vista, a área de concentração “Natureza, sociedade e espaço geográfico” do PPGGEO centra-se na análise do espaço geográfico, no sentido de que ele não pode ser entendido isoladamente como um dado a priori, mas, considerando também as influências que ele exerce no devir da sociedade. Especificamente, salientam-se, por meio de duas linhas de pesquisa, suas feições urbano-regionais e socionaturais, inclusive suas formas de representação, voltando-se para a compreensão dos processos sociais e/ou naturais e das relações sociedade-natureza, manifestadas nos espaços urbanos e rurais. Esta área de concentração alcança abordagens espaciais que envolvem categorias – como lugar, território, região e paisagem – e conceitos – como meio, ambiente, natureza, escala, urbano, rural, cidade, campo, rede e fronteira. Abarca, de modo transversal, a compreensão sobre tais processos, categorias e conceitos em perspectivas analíticas da educação geográfica e da pesquisa sobre variadas problemáticas relacionadas à vida em sociedade.
LINHA DE PESQUISA 1: Produção do espaço e dinâmicas naturais
Do ponto de vista teórico-metodológico, esta linha de pesquisa se apresenta como eixo estruturador de investigações respaldadas na análise integrada das dinâmicas da natureza e da sociedade. Analisa as transformações socionaturais mediadas pelas dinâmicas da sociedade na natureza em diferentes perspectivas escalares, considerando as interações com as atividades humanas, o desenvolvimento de diferentes tecnologias produtivas, as representações e os modos de uso e apropriação da natureza, manifestados nos espaços urbano e rural. Discute, a partir disso, os impactos desencadeados pelas transformações das dinâmicas da natureza na própria sociedade.
A linha proposta abre vias para pesquisas que buscam compreender dinâmicas naturais em diferentes perspectivas de espaço e tempo e seus modos de apropriação cultural, econômicos e políticos, procurando avançar na construção de referenciais teórico-metodológicos para entender as dinâmicas das paisagens. Incluem-se, as pesquisas voltadas para técnicas e tecnologias de representações dos fenômenos geográficos, considerando a produção de mapas temáticos com uso das geotecnologias.
A partir do reconhecimento das interações entre os sistemas naturais e sociais, nas pesquisas procurar-se-ão alternativas para as problemáticas diagnosticadas e subsídios para planejamento e gestão ambiental, para políticas públicas e para a sustentabilidade. Essas abordagens e os temas a elas associados também evocam estudos em diálogo com as perspectivas da educação geográfica, abarcando tanto a formação de professores como os processos didático-pedagógicos do ensinar/aprender Geografia.
Docentes que atuam nesta linha de pesquisa:
DOCENTE |
CAMPUS |
PRINCIPAIS TEMÁTICAS |
1. Prof. Dr. Andrey Luís Binda | Chapecó | Climatologia; Hidrogeomorfologia; Recursos hídricos; Bacias hidrográficas e desastres socionaturais. |
2. Prof. Dr. Marlon Brandt | Chapecó | Geografia histórica; Geografia cultural; História ambiental; Populações tradicionais; Colonização; Indústria madeireira e fruticultura. |
3. Prof. Dr. Everton de Moraes Kozenieski | Erechim | Geografia agrária; Agricultura familiar/campesinato; Turismo rural; Relações campo-cidade; Geografia cultural; Teoria das representações; Identidade e pertencimento; Espaço vivido e o cotidiano. |
4. Profª. Dra. Paula Vanessa de Faria Lindo | Erechim | Estudos de gênero e sexualidades; Geografia Feministas; Espacialidades e interseccionalidades na vivência de mulheres, Educação Antirracista; Cartografia Escolar; Cartografia Social; Geografia e Políticas de Saúde; Geografia e Políticas de Assistência Social. |
5. Prof. Dr. Pedro Germano dos Santos Murara |
Erechim |
Climatologia; Clima e saúde humana; Variabilidade e mudanças climáticas; Paleoclimatologia; Biogeografia; Paleoambientes; Zoogeografia.
|
6. Prof. Dr. William Zanete Bertolini | Chapecó | Geomorfologia; Índices morfométricos aplicados à evolução do relevo; Geologia; Relação pedologia-geomorfologia e estudos ambientais. |
LINHA DE PESQUISA 2: Produção do espaço urbano-regional
Nesta linha de pesquisa, insere-se um conjunto de temáticas que abrangem a produção dos espaços urbano e rural, suas interconexões, em múltiplas escalas geográficas no contexto do desenvolvimento capitalista contemporâneo. Compreende diferentes processos assim como as múltiplas formas de reprodução da vida social – nas esferas da economia, das relações societárias, do quotidiano e da cultura –, que resultam em distintas formas de produção do espaço em suas feições urbanas, que englobam e extrapolam os limites da cidade, e rurais a partir das transformações no campo. Contempla a análise da ação de agentes sociais no âmbito político, econômico e cultural para a produção socioespacial da cidade, do urbano e da urbanização, reconhecendo as articulações com o espaço rural e sem desconsiderar as dinâmicas próprias deste. Nesta linha, incluem-se as pesquisas voltadas para as análises – inclusive contemplando técnicas e tecnologias de representação – das diferenciações e desigualdades socioespaciais, dos processos delas decorrentes ou a elas relacionados e das políticas públicas nos espaços urbano, rural e regional. Evoca, em diálogo com os temas da produção do espaço urbano regional, pesquisas relacionadas à educação geográfica, abarcando os processos didático-pedagógicos do ensinar/aprender Geografia e a formação de professores.
Docentes que atuam nesta linha de pesquisa:
DOCENTE |
CAMPUS |
PRINCIPAIS TEMÁTICAS |
1. Profª. Dra. Adriana Maria Andreis | Chapecó |
Educação geográfica; Cotidiano; Métodos e metodologias de pesquisa e ensino de Geografia; Educação e a produção e representação do espaço-tempo geográfico; Políticas educacionais; Formação de professores; Planejamento e gestão na educação. |
2. Prof. Dr. Ederson Nascimento | Chapecó |
Geoprocessamento e análise geoespacial; Cartografia geográfica; Análise socioespacial urbano-regional; Estudos de Geografia da população |
3. Prof. Dr.Fernando Rossetto Gallego Campos | Chapecó | Geografia Cultural; Geografia Social; Geografia e Futebol; Espaço de representação do futebol; espaço, discursos e representações; Cinema, espaço e cultura. |
4. Profª. Dra. Helena Copetti Callai | Chapecó | Educação geográfica; Ensino de geografia; Estudos da cidade; Cidadania; Educação; Formação de professores; Currículo; Avaliação institucional; Livro didático de Geografia. |
5. Prof. Dr. Igor Catalão | Chapecó | Geografia Urbana; Teorias da urbanização; Urbanização e cidades; Estudos urbano-regionais; Diferenciação socioespacial; Direito à cidade; Justiça espacial; Espaço público; Cidades médias. |
6. Profª. Dra. Juçara Spinelli | Erechim | Geografia urbana e regional; Mercado imobiliário; Desigualdades socioespaciais; Impactos socioambientais decorrentes da urbanização; Planejamento urbano e regional; Cidades pequenas e médias. |
7. Prof. Dr. Ricardo Alberto Scherma | Chapecó | Uso corporativo do território; Financeirização do território; Capitalismo financeiro; Sistema financeiro; Dívida pública; Circuitos espaciais produtivos. |
8. Prof. Dr. Willian Simões | Chapecó | Educação geográfica; Formação de professores; Questão agrária; Juventude rural, Educação do campo; Povos e comunidades tradicionais. |