[ Mestrado em Enfermagem ]
Área de concentração: Enfermagem em Saúde Coletiva
Nível: Mestrado Acadêmico.
Modalidade: Presencial.
Número de vagas anuais: 20
Público alvo: Portadores de diploma de curso superior em Enfermagem.
Localidade: Campus Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Objetivo
O Mestrado Acadêmico em Enfermagem tem por objetivo a qualificação docente e a formação de enfermeiros pesquisadores, produtores de conhecimento científico inovador em Enfermagem em Saúde Coletiva.
- Missão
Formar excelentes enfermeiros pesquisadores, mestres em Enfermagem em Saúde Coletiva, e produzir e socializar conhecimentos científicos, fazendo interface com processos de extensão e inserção social, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, na busca por melhoria da qualidade de vida, tendo por referência o processo saúde-doença e seus determinantes.
O mestrado manifesta interesse em questões, de ordem teórica e prática, pertinentes à assistência, gestão, ensino e pesquisa na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, para a Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul.
- Visão
Ser um programa de relevância social e excelência acadêmica e científica na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com perfil inovador e empreendedor, com postura crítica face às questões de saúde em níveis local, regional, nacional e internacional, apto a produzir e socializar conhecimentos vivenciados na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul e em outras regiões do país.
- Apresentação
A Enfermagem em Saúde Coletiva trata de um campo prático, político e filosófico no qual o Enfermeiro atua sob uma perspectiva histórica, social, clínica e de pesquisa a partir de uma concepção ampliada do processo saúde-doença-cuidado e seus referenciais teóricos e metodológicos.
Enquanto campo de atuação, busca produzir conhecimentos voltados à saúde e áreas afins para a explicação de problemas relacionados aos determinantes sociais, bem como as práticas direcionadas para a promoção da saúde, prevenção e cuidados ao indivíduo e à coletividade. Trata-se de uma área de conhecimento multidisciplinar que atravessa as subjetividades e objetividades individuais e coletivas, em busca da manifestação da concepção ampliada do processo saúde-doença-cuidado.