Formulários
Matrícula
Atividades curriculares complementares
1-Quando os estudantes tiverem os créditos em ACCs correspondentes ao regimento do programa, digitalizar em arquivo único, PDF, todos os certificados que comprovem o pedido, junto ao formulário abaixo, devidamente preenchido. A secretaria receberá por e-mail e tramitará para a comissão das ACCs, e em caso de aprovação por parte da referida comissão, os mesmos comunicam a secretaria, que lançara no Sistema Geral de Pós as mesmas, que poderão ser consultadas pelos alunos em seu Atestado de Desempenho Acadêmico.
Instrução Normativa Nº 53/PROPEPG/UFFS/2024
Estágio de docência
1) O aluno preenche o requerimento abaixo, devidamente preenchido e atentando para as exigências de início e fim do estágio. A secretaria, ao receber o pedido, desde que devidamente fundamentado, adiciona Estágio de docência como se fssoe uma disciplina.
2) Ao final do estágio de docência, é necessário que o estudante tenha um relatório final em que conste a aprovação, assinada pelo orientador.
Requerimento para estágio de docência
Modelo para Relatório de Estágio de docência
Procedimentos acadêmicos diversos
Requerimento de trancamento e destrancamento
Requerimento de validação de CCRs
Pedido de prorrogação de prazo de defesa de dissertação
Requerimento de Substituição de Orientação
Requerimento de pedido de coorientação
Requerimento de Regime Domiciliar e afastamento discente PPGENF
Cancelamento de CCR, ajuste de matrícula e mudança de orientador
Documentos bolsas
Termo de compromisso de Bolsa Institucional Edital 331/GR/UFFS/2021
Diplomação
As orientações para diplomação constam na Resolução nº 1/2016-CONSUNI/CPPGEC, especificamente no Capítulo II, que dispõe sobre a emissão de diplomas;
- O requerimento de diplomação encontra-se disponível abaixo. Ele será preenchido pelo estudante e digitalizado, juntando a esta digitalização, o nada consta da biblioteca, que pode ser obtido em https://www.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-graduacao/biblioteca/documentos/tutorial-para-nada-consta-pergamum - em caso de não conseguir gerar por este link, pode pedir em biblio.ch@uffs.edu.br. Depois, o estudante encaminhará para sec.ppgenf@uffs.edu.br em um e-mail, os seguintes documentos, digitalizados em arquivos separados: a) Requerimento/nada consta; b) Certidão de nascimento ou casamento ou divórcio; c) RG, d) CPF (se tiver número do CPF no RG, não se faz necessário); e) Diploma da graduação (em arquivo único), f) Histórico da graduação (em arquivo único); g) Ata de defesa da dissertação (não precisam enviar, uma vez que a secretaria terá acesso a este documento, em virtude de ter sido adotada a assinatura digital, via Sipac); h) Atestado de desempenho acadêmico (cuidar para gerar quando Dissertação ou Elaboração de Dissertação estiverem em condição APR e não CUR);
- Após o protocolo do requerimento de diplomação de mestrado, na Secretaria Acadêmica, o mestrando fará jus à Certidão de que aguarda a emissão de diploma. Esta Certidão será emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e deverá ser solicitada pelo e-mail: dcra@uffs.edu.br; O prazo para o processo de diplomação tramitar nas instâncias do campus Chapecó e ser remetido para a Pró-Reitoria será de no mínimo 7 dias úteis, contando da chegada do processo virtual encaminhado pela secretaria para a DCRA.
Observação: a secretaria só dará andamento ao processo de diplomação se receber a versão final da dissertação, devidamente organizada, conforme orientações do texto imediatamente abaixo.
Qualificação e Dissertação
- As bancas de qualificação ou defesa de dissertação são solicitadas pelo professor orientador, em formulário específico (abaixo), para sec.ppgenf@uffs.edu.br;
- No caso da qualificação, o estudante precisa ser aprovado e seguir as orientações da banca, na escrita da dissertação;
- No caso da defesa da dissertação, sendo aprovado, o estudante corrige eventuais apontamentos da banca e depois organiza a versão final da dissertação;
- O trabalho de dissertação deve atender o modelo/template para formatação, conforme disponibilizado pela Instituição (abaixo);
- A Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação dispõe de formulário específico para protocolo de entrega da versão final da Dissertação (abaixo); o prazo para este procedimento é de 45 dias após a data da banca de defesa; solicitamos que verifiquem o check list dos documentos necessários para este procedimento; salientamos que não serão exigidas cópias impressas da versão final do trabalho de dissertação e que não serão realizadas substituições dos arquivos da versão final das dissertações posterior ao protocolo final;
- O Termo de Cessão de Direitos Autorais deverá acompanhar a versão final da dissertação (formulário abaixo);
- A ficha catalográfica da dissertação deve ser solicitada apenas após o exame de defesa, em virtude de eventuais alterações na formatação do trabalho, a exemplo do número de páginas e sugestões da banca examinadora. Orientações constam no link a seguir: https://ficha.uffs.edu.br/
- A folha de aprovação do trabalho deve ser impressa pelo(a) mestrando(a), para assinatura dos membros examinadores no dia da banca de defesa. Posteriormente, a folha de aprovação deve ser digitalizada, com boa resolução, e anexada ao trabalho final. Caso algum membro examinador não esteja presente, nos casos de bancas online, o mestrando deverá enviar a folha de aprovação por email ao professor convidado (dúvidas podem ser esclarecidas com a secretaria). Com as mudanças advindas em função da pandemia do COVID-19, a assinatura da folha tem sido aceita em formatos digitalizados, desde que com boa resolução.
- Depois de tudo organizado, encaminhar digitalizado em PDF, termo de permissão ao acesso ao documento, requerimento e versão final para sec.ppgenf@uffs.edu.br
Requerimento para qualificação ou defesa PPGENF
Pós-banca
Modelo de TCC, dissertação e tese - Word - Times new roman
Termo de permissão de acesso ao documento