[ Matriz Curricular ]
Para obtenção do título de Mestre em Enfermagem, o mestrando deverá integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 09 créditos em disciplinas obrigatórias, 15 créditos em disciplinas eletivas e 6 créditos em dissertação.
As disciplinas obrigatórias e eletivas do mestrado são:
Disciplinas | Ementa | Linhas de Pesquisa | Natureza | Créditos | Carga horária |
Fundamentos da Enfermagem em Saúde Coletiva |
Discute a origem e a constituição do campo da Saúde Coletiva como área de investigação interdisciplinar e da Enfermagem, bem como seus fundamentos conceituais e metodológicos que sustentam as políticas de saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde e as práticas de cuidado nos mais diversos níveis de Atenção à Saúde. |
Linha 1 e 2 |
O |
3 |
45 horas |
Aspectos Metodológicos e Éticos da Pesquisa em Saúde |
Retrata as correntes teóricas e filosóficas do pensamento científico, discutindo as principais abordagens metodológicas em saúde, aspectos éticos e marcos conceituais que amparam as etapas do processo de pesquisa e elaboração de projetos, sustentado a temática da dissertação. |
Linha 1 e 2 |
O |
3 |
45 horas |
Políticas de Saúde e Produção de Cuidados |
Destaca os aspectos históricos, conceituais e ideológicos das políticas públicas em saúde como resposta do Estado às necessidades da coletividade, fornecendo elementos para a construção e implementação de práticas de cuidados em Enfermagem em Saúde Coletiva na contemporaneidade. |
Linha 1 |
O |
3 |
45 horas |
Docência Universitária em Enfermagem |
Discute a produção de conhecimento científico e profissional com vistas à formação do docente universitário em enfermagem, contribuindo para a transformação nos processos de formação e educação em saúde. A disciplina visa proporcionar espaços de reflexão e debate crítico sobre as políticas de formação em saúde e o planejamento das ações pedagógicas. |
Linha 2 |
O |
3 |
45 horas |
Pesquisa Qualitativa em Saúde: Teorias e Métodos |
Propõe discutir os pressupostos teóricos e epistemológicos da pesquisa qualitativa e implicações para a investigação em Enfermagem em Saúde Coletiva, enfocando, entre outras características, os processos da produção, coleta, análise e interpretação de dados. |
Linha 1 e 2 |
E |
4 |
60 horas |
Pesquisa Quantitativa em Saúde: Planejamento e análise |
Retrata as bases conceituais da teoria da medida como método de investigação científica aplicada à temas da Enfermagem em Saúde Coletiva. Discute os conceitos e estratégias próprias de investigação, bem como os modelos de pesquisa de delineamentos quantitativos, amostragens, estatísticas, além de testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos. |
Linha 1 e 2 |
E |
4 |
60 horas |
Tópicos especiais em Enfermagem em Saúde Coletiva |
Esta disciplina abordará tópicos atuais da área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com temática definida por docente, que versa sobre questões de pesquisa mais específica desenvolvida em cada Linha de Pesquisa. |
Linha 1 e 2 |
E |
2 |
30 horas |
Estágio de Docência |
Esta disciplina abordará tópicos atuais da área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com temática definida por docente, que versa sobre questões de pesquisa mais específica desenvolvida em cada Linha de Pesquisa. |
Linha 1 e 2 |
E |
2 |
30 horas |
Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida |
Aborda como eixo de discussão os determinantes sociais em saúde e suas aplicações para a atenção à saúde. Pretende-se estudar o cuidado às famílias nos ciclos de vida, abordando principalmente estudos que tenham a temática da atenção aos ciclos de vida como: criança, adolescente, mulher, adulto, idoso), grupos e ações prioritárias, além da reflexão sobre as políticas públicas relacionadas à saúde. |
Linha 1 |
E |
3 |
45 horas |
Promoção à Saúde a Grupos Vulneráveis em Região de Fronteira |
Trata das relações, conceitos e teorias relativas ao cuidado aos grupos vulneráveis que transitam na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, bem como sua interlocução com campo da Enfermagem em Saúde Coletiva para o desenvolvimento de pesquisas e práticas de promoção a saúde. |
Linha 1 |
E |
3 |
45 horas |
Educação popular em Enfermagem e saúde coletiva |
Propõe discutir referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sua contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utiliza como aporte teórico e metodológico a Educação popular em saúde, bem como as Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. |
Linha 2 |
E |
3 |
45 horas |
Tecnologias educacionais na formação de recursos humanos e na educação permanente |
Estuda o desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais e inovadoras dirigidas à educação permanente e formação de recursos humanos em enfermagem. Busca reconhecer e aplicar as abordagens pedagógicas utilizadas na prática acadêmica, assistencial e científica da Enfermagem, tendo em vista as pedagogias: tradicional e contemporânea. |
Linha 2 |
E |
3 |
45 horas |
Legenda:
- Natureza: O = obrigatória; E = eletiva.
- Linhas de pesquisa: Linha 1 = Políticas e práticas de cuidado em Saúde e Enfermagem em Saúde Coletiva; Linha 2 = Processos Formativos e Educativos em Enfermagem em Saúde Coletiva.