“Ciência no Boteco” traz pesquisas sobre depressão no primeiro encontro do ano
Pesquisadora Zuleide Maria Ignácio falará aos participantes no dia 26

Publicado em: 19 de fevereiro de 2021 14h02min / Atualizado em: 22 de fevereiro de 2021 14h02min

O primeiro encontro do ano do “Ciência no Boteco” já está marcado. Será na sexta-feira (26), às 19h, pelo YouTube. O tema será "Envelhecimento Neuronal e Depressão em Filhos Adultos de Mães que Sofreram Estresse na Infância - Epigenética Intergeracional" e a inscrição já pode ser feita por todos os interessados.


A palestrante será a professora Zuleide Maria Ignácio, mestre em Neurociências e doutora em Ciências da Saúde. Ela atua em pesquisas translacionais sobre transtornos neuropsiquiátricos.

Os projetos de pesquisa da professora, atualmente, estão focados em observar o efeito do estresse na infância sobre a saúde mental na vida adulta, correlacionando com prejuízos neurobiológicos que ocorrem desde a infância até a vida adulta.

Nas pesquisas, ela investiga, também, se os filhos adultos de mães que sofreram estresse na infância podem herdar de suas mães os prejuízos neurobiológicos e na saúde mental. Os estudos ainda buscam investigar novas estratégias de tratamento mais eficazes para as doenças mentais.

A mediação será da professora Adriana Remião Luzardo. Os participantes terão certificação de duas horas.