Aberto cadastramento de escolas para a VI Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense
Promovida pela UFFS – Campus Chapecó, Omoc também oferece treinamentos presenciais e on-line a estudantes

Publicado em: 02 de março de 2023 11h03min / Atualizado em: 02 de março de 2023 16h03min

Escolas públicas ou privadas que querem oportunizar a participação de seus alunos na VI Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (VI Omoc) devem se cadastrar on-line até o dia 24 de abril. A Omoc, que oferta treinamentos aos estudantes das escolas além das provas, é promovida pela UFFS – Campus Chapecó desde 2017.

A Omoc, que é um projeto de extensão, tem como objetivo estimular alunos da educação básica (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio) ao estudo da Matemática; colocar os professores dos ensinos Fundamental e Médio em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática; influenciar na melhoria do ensino de Matemática; detectar jovens talentos; divulgar a UFFS nas escolas e na região como um todo.

Para atingir esses objetivos, o projeto oferece treinamentos presenciais e remotos, disponibiliza materiais de estudo e videoaulas pelo YouTube comentando a resolução de problemas. As escolas que se inscreverem podem agendar os treinamentos na Universidade a partir do dia 25 de abril, pelo e-mail omoc@uffs.edu.br. Os materiais para treinamento serão disponibilizados no site da olimpíada.

Depois, são aplicadas as provas, que acontecem em duas fases. Na primeira, prevista para 29 de agosto, os estudantes farão as provas na própria escola, com a aplicação pelo professor responsável. Já a segunda fase acontece presencialmente na UFFS – Campus Chapecó e está prevista para o dia 21 de outubro, a partir das 14h. Serão três horas de duração, e a prova terá cinco questões discursivas.

Os estudantes com as melhores pontuações finais em cada nível receberão medalhas e certificados. Também será homenageada a escola com maior número de estudantes participantes na Omoc em relação ao número de estudantes matriculados na unidade escolar e a escola pública com maior número de estudantes premiados. A previsão é de que a cerimônia de premiação seja dia 2 de dezembro, com início às 14h, na UFFS – Campus Chapecó.

Sobre a Omoc

A Omoc tem três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno: Nível I – estudantes que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental na data da realização da prova; Nível II – para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental na data da realização da prova; Nível III – para estudantes matriculados em qualquer ano do Ensino Médio na data da realização da prova ou que, tendo concluído o Ensino Médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da prova.

Na última edição, cerca de 450 alunos de escolas públicas e privadas foram beneficiados com treinamentos diretos para a olimpíada. Foram 65 escolas, de 19 municípios e o envolvimento direto ou indireto de mais de 60 professores de Matemática da educação básica.

Mais de 1,5 mil alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes municipais, estadual, federal e particular da região Oeste realizaram a prova da segunda fase da V Omoc. Foram premiados 179 alunos com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa pelos desempenhos na prova da Olimpíada.

Conforme o coordenador geral da Omoc, professor Milton Kist, a olimpíada passou a ter bastante relevância para escolas de vários municípios da região. “Os números falam por si: as escolas têm participado cada vez mais da Omoc. Segundo relatos, isso se deve à organização e à proximidade que o programa conseguiu criar com as escolas. Não é somente mais uma olimpíada, é um programa que realmente aproxima a UFFS da escola, aproxima alunos do curso de Matemática (voluntários que trabalham nos treinamentos, estagiários e bolsistas) dos alunos e das escolas. As possibilidades de treinamentos fazem com que esses alunos estudem Matemática e se preparem para um melhor desempenho na Omoc, e, por consequência, das demais olimpíadas nacionais”.

Estão ligados ao projeto, atualmente, os professores da UFFS – Campus Chapecó Milton Kist (coordenador geral), Divane Marcon (vice-coordenadora), Janice Teresinha Reichert (colaboradora), além da estagiária Jaqueline dos Santos.