Avaliação no ensino remoto será tema de discussão em oficina
Evento será on-line, e inscrições estão abertas

Publicado em: 20 de maio de 2021 11h05min / Atualizado em: 21 de maio de 2021 08h05min

O Fronteiras Laboratório de Estudos do Discurso, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS – Campus Chapecó, promove a oficina “Avaliar na Esfera Escolar: Desafios e Possibilidades”. Será nos dias 22 e 29 de maio, das 9h às 11h, on-line (via Google Meet).

A professora Tamiris Machado Gonçalves (PNPD/CAPES/PPGEL-UFFS) será a ministrante. As inscrições devem ser feitas on-line. Os participantes receberão certificado de dez horas.

A atividade é voltada a alunos de Letras, tanto de graduação quanto de pós-graduação da UFFS, professores de Língua Portuguesa e demais interessados da comunidade em geral. O objetivo da oficina, conforme a coordenadora, professora Angela Derlise Stübe, é ser um espaço de interlocução para pensar "avaliar" no âmbito do ensino de Língua Portuguesa (LP), a partir de uma perspectiva discursiva (especialmente a bakhtiniana), em diálogo com pressupostos da área da Educação.

Na dinâmica, será discutida a avaliação no cenário do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para a problematização do tema nesse contexto, também serão abordadas tecnologias da comunicação e da informação que podem auxiliar o “fazer docente”.

 

A oficina tem como objetivos:

1) Compreender sentidos que atravessam a ideia de avaliação;

2) Discorrer sobre o que seria avaliar em LP a partir de uma perspectiva discursiva;

3) Abordar tecnologias que auxiliem a avaliação no ERE; 

4) Trocar experiências sobre avaliação no ERE, levado a cabo na pandemia do coronavírus.