Campus Chapecó retoma atividades presenciais; todos devem registrar condição vacinal
Registros dos estudantes devem ser feitos até o dia 24.

Publicado em: 20 de janeiro de 2022 12h01min / Atualizado em: 31 de janeiro de 2022 15h01min

Com o Nível de Segurança Operacional (NSO) 1 para o mês de fevereiro (risco baixo) na UFFS – Campus Chapecó, as atividades presenciais retornarão conforme programado pelo Conselho do Campus. As aulas da graduação retornam ao presencial em 1º de fevereiro, com a retomada do semestre  2021.2 para 12 dos 13 cursos de graduação. Apenas o curso de Administração permanecerá em atividade remota até abril.

Para que o retorno fosse possível, foi trilhado um caminho de debates e encaminhamentos nos conselhos da universidade, levando em conta a saúde da comunidade acadêmica. “A Universidade conta com muitas opiniões. Embora se respeite a todas, as decisões tomadas resultam do entendimento da maioria, visando oferecer maior segurança aos servidores e estudantes. Foi um processo longo, de muita discussão, e o entendimento foi que, para reduzir os riscos à saúde dos membros da comunidade acadêmica e viabilizar o retorno presencial neste momento, deva ocorrer a manifestação de todos quanto a sua situação vacinal, tanto estudantes quanto servidores”, reforça o Diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol.

Assim, antes da retomada das atividades presenciais, é necessário que os estudantes façam o registro de sua condição vacinal, conforme a Instrução Normativa Nº 7/PROGRAD/UFFS/2022. Somente com o registro e sendo considerado “apto”, o estudante poderá ingressar e circular nos espaços da Instituição, participando das atividades presenciais. O prazo para os registros é segunda-feira (24).

São três situações nas quais o estudante poderá se encaixar:

1) realizando a comprovação vacinal (baixe seu comprovante de vacinação no aplicativo Conecte SUS. Também baixe e leia o tutorial de envio do comprovante vacinal). Nesta situação, o estudante será considerado “apto” e poderá ingressar e circular nos espaços da UFFS – Campus Chapecó, participando das atividades presenciais;

2) apresentando um atestado médico da não recomendação médica de vacinação, a partir de uma condição de saúde. Neste caso, o estudante, estará amparado legalmente para requerer seus estudos em regime domiciliar, embora não seja permitida sua participação em atividades presenciais no campus, enquanto vigorar a atual determinação.

3) registrando, a cada 72 horas, testes laboratoriais com resultado negativo para covid-19. Nesta situação, o estudante será considerado “apto” e poderá ingressar e circular nos espaços da UFFS – Campus Chapecó, enquanto vigorar a atual determinação.

O Diretor da UFFS – Campus Chapecó ressalta que quem for considerado “não apto” não pode frequentar o Campus. “Essa é uma decisão do Conselho Universitário (CONSUNI), publicada na Resolução nº 94/CONSUNI/UFFS/2021, que cabe ao Campus Chapecó, assim como aos demais, a implementação. Portanto, é urgente que os estudantes façam os registros de suas condições vacinais”, explica Dall’Agnol.

Servidores, terceirizados e comunidade externa também têm orientações específicas. Os servidores devem registrar suas condições vacinais conforme a Instrução Normativa Nº 1/PROGESP/UFFS/2022. Já a Instrução Normativa Nº 43/PROAD/UFFS/2022 estabelece orientações para trabalhadores terceirizados e comunidade externa.

 

Nível de Segurança Operacional (NSO)

O NSO de fevereiro é 1 no Campus Chapecó, conforme os cálculos realizados pela comissão responsável.

De acordo com o Diretor, levando em consideração os dados das quatro dimensões estabelecidas para o cálculo do NSO (Epidemiológica, Capacidade Hospitalar, Vulnerabilidade da Comunidade Acadêmica e Vacinação/Imunização), o risco é considerado baixo.

 

Medidas tomadas no Campus Chapecó

Apesar do NSO e do registro da condição vacinal dos membros da comunidade acadêmica, outras medidas vêm sendo tomadas para reduzir riscos.
As salas de aula terão 50% da capacidade do que comportavam antes da pandemia. Os estudantes devem respeitar o distanciamento de um metro entre as carteiras.

Também foi providenciado, conforme o Diretor, a limpeza das salas de aula entre os turnos. Assim, sempre que houver mudança de turma, as salas estarão limpas. Além disso, foi ampliada a disponibilidade de álcool gel em diversos pontos dentro dos prédios. Espaços de atendimento ao público, como Secretaria Acadêmica, estarão demarcados.

Por fim, uma sala específica será preparada para o isolamento de quem, por ventura, estiver com algum sintoma. O espaço de conforto para esse acolhimento terá, também, uma linha telefônica disponível.

Dúvidas podem ser enviadas para coordenador.acad.ch@uffs.edu.br.