Publicado em: 17 de março de 2020 13h03min / Atualizado em: 18 de março de 2020 11h03min
A Direção do Campus Chapecó divulgou, na manhã de terça-feira (17), o documento "Informes e procedimentos preventivos ao Covid-19". Nele há orientações aos servidores, aos estudantes (no que se refere às aulas, atividades laboratoriais, etc) e sobre os serviços terceirizados.
Conforme o documento, inclusive "as formaturas estão suspensas e solenidades com convidados serão remarcadas quando do retorno as atividades acadêmicas presenciais".
INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS AO COVID-19
Tendo em vista a nota oficial publicada pela Reitoria em 15 de março de 2020 (https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/diretoria_de_comunicacao/noticias/suspensao-das-atividades-academicas-presenciais-na-uffs) e Portaria Nº 292/GR/UFFS/2020 (https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/portaria/gr/2020-0292), que suspendeu as atividades acadêmicas presenciais na UFFS por tempo indeterminado, passamos as seguintes orientações e informações à comunidade acadêmica, visando evitar aglomerações e reduzir as possibilidades de eventual contágio.
- Orientações gerais para os servidores:
- Horário de atendimento ao público e atividades presenciais no campus: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá expediente noturno;
- Nos setores com maior número de servidores, as chefias deverão organizar uma escala de trabalho alternando a presença de servidores, de modo a reduzir aglomerações;
- O ponto eletrônico ficará suspenso e o preenchimento do controle de frequência será realizado por intermédio do menu “alterar batidas”, no sistema de frequência;
- De acordo com o art. 5º da portaria 291/GR/UFFS/2020, servidores em grupos de risco, gestantes ou os que necessitem cuidar de seus filhos (em razão de suspensão das aulas nas escolas e creches) poderão exercer sua jornada de trabalho inteiramente em regime de trabalho remoto, quando autorizado pela chefia imediata.
- Laboratórios e atividades de pesquisa:
- O acesso aos laboratórios deve ser minimizado, sendo permitido apenas para os casos em que as pesquisas necessitem acompanhamento constante;
- O volume de experimentos deve ser reduzido de acordo com o que for possível, finalizando o que está em andamento e avaliando a possibilidade de suspender a realização de novos experimentos.
- Aulas:
- Estão suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais, inclusive as atividades do Internado do curso de Medicina, tendo em vista que a Secretaria de Saúde do Estado suspendeu todos os estágios hospitalares;
- As atividades acadêmicas que poderão ser realizadas a distância, com uso de recursos tecnológicos, serão definidas e informadas pela Pró-Reitoria de Graduação.
- Matrículas - chamada pública, lista de espera e aluno especial:
- Devem ser realizadas exclusivamente por e-mail (acad.ch@uffs.edu.br);
- A documentação necessária deverá ser entregue no retorno das aulas presenciais.
- Serviços terceirizados:
5.1 Restaurante Universitário
- Funcionamento do RU está suspenso desde as 14 horas do dia 16 de março e assim permanecerá enquanto as atividades estiverem suspensas;
5.2. Cantina
- A Cantina terá funcionamento permitido, no horário das 7h30 às 18h, com redução no número de mesas e cadeiras e maior distanciamento entre elas.
5.3 Serviço de reprografia:
- Haverá atendimento das 08h às 17h até quarta-feira, 18 de março. Após essa data será reavaliada a necessidade de atendimento.
5.4 Serviço de limpeza:
- Ocorrerá com intensificação de limpeza nos locais em uso, bebedouros, maçanetas, corrimões, elevadores e guarda-corpos.
- SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante
- O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h;
- Os plantões psicológicos permanecem nas terças no período matutino e nas quintas no período vespertino. Os usuários devem entrar em contato para agendar horário, de forma a evitar aglomerações no setor;
- As entrevistas agendadas para realização do cadastro socioeconômico estão mantidas. Orientações, protocolo de documentos e agendamentos para novos cadastros serão realizados por e-mail. A entrega de documentação faltante relativa aos cadastros também pode ser realizada por e-mail;
- As atividades coletivas como rodas de conversa e oficinas estão suspensas;
- Inscrições para os auxílios Ingresso (Edital nº 26/GR/UFFS/2020), Emergencial (Edital nº 25/GR/UFFS/2020) e PIN (Edital nº 110/GR/UFFS/2020) podem ser realizadas excepcionalmente por e-mail, com envio do formulário.
- Biblioteca:
- O horário de funcionamento será das 08h às 17h, somente para a efetuação de empréstimo de materiais.
- Não será permitida a permanência nos espaços de estudo;
- Para realização de empréstimos de materiais será liberado o acesso ao acervo de até dois usuários por vez, pelo tempo máximo de 20 minutos cada usuário;
- A devolução dos materiais, inclusive dos que já estão sob empréstimo, será prorrogada até o retorno das atividades acadêmicas;
8. Horário de ônibus:
• Horários reduzidos devido à suspensão das atividades. Os horários estão disponíveis no site da UFFS.
9. Eventos:
• Os EVENTOS já agendados e em fase de realização devem ser analisados com a Direção de Campus;
• Os Eventos futuros devem ser reagendados para o segundo semestre ou suspensos até nova decisão.
10. Formaturas:
• As formaturas estão suspensas e solenidades com convidados serão remarcadas quando do retorno as atividades acadêmicas presenciais;
• Nos casos de formandos que necessitem colar grau, serão acatados os pedidos de colação em gabinete;
11. Reuniões:
• Deverão ser evitadas reuniões presenciais e priorizadas reuniões remotas, tanto nos setores acadêmicos quanto nos setores administrativos.
12. Contatos:
• comissao.covid19@uffs.edu.br
As presentes informações serão atualizadas diariamente.
Permanecemos à disposição em caso de dúvidas.
Chapecó-SC, 17 de março de 2020.
Roberto Mauro DallAgnol
Diretor do Campus Chapecó
Universidade Federal da Fronteira Sul
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29 de novembro de 2024
Nossa UFFS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos