Direção publica nota de esclarecimento sobre retorno das atividades presenciais
Nota visa responder a questionamentos.

Publicado em: 28 de janeiro de 2022 17h01min / Atualizado em: 31 de janeiro de 2022 09h01min

A Direção da UFFS - Campus Chapecó publica nota de esclarecimento a respeito do retorno das atividades presenciais, em 1º de fevereiro de 2022. Leia a íntegra:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Tendo em vista o recebimento de pedidos de esclarecimentos e narrativas questionando sobre o retorno as atividades presenciais, em 01 de fevereiro de 2022, considerando o atual cenário e número de casos de Covid, a Direção do Campus Chapecó esclarece:

QUANTO À DEFINIÇÃO DA DATA DE RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS:

A análise do período mais propício para o retorno foi realizada em muitas sessões do Conselho de Campus e do Conselho Universitário, que discutiram o tema, culminando na Resolução 77/CONSUNI/UFFS/2021 e na Resolução 66/CONSCCH/UFFS/2021, as quais preveem as normas de biossegurança, os cuidados com indivíduos pertencentes a grupos de risco e especiais, os quais em geral participarão das atividades presenciais.

QUANTO AO CÁLCULO DO NS0:

Também, na resolução 66, citada, é apresentada a metodologia de cálculo do NS0, a qual, aprovada pelo Conselho de campus, considera 1) número de casos e letalidade; 2) ocupação de leitos de UTI; 3) número de casos com contágio ou convívio na comunidade acadêmica; e, 4) índice de vacinação (índice aprovado como fator de redutor de risco).

QUANTO AO NS0 PARA FEVEREIRO:

O resultado do NS0 atual, igual a 1 (um) - baixo risco - decorre da aplicação da metodologia indicada, a qual é de amplo conhecimento de todas as representações dos segmentos institucionais no Conselho de Campus e publicada ainda em outubro de 2021. O nível 1, embora possa causar apreensão em função do número de casos atualmente observados, se explica facilmente pela por dois dos indicadores principais constantes na metodologia, sejam eles: a letalidade (que se encontra, felizmente, em níveis baixíssimos); e, a Vacinação (a qual se apresenta acima de 90% na comunidade, felizmente!). Desse modo, embora o número de casos apresente crescimento, a análise é de que há menos gravidade e letalidade, reduzindo muito o nível de risco, o que é representado pelo NS0 calculado.

QUANTO ÀS MEDIDAS E CUIDADOS NO RETORNO A ATIVIDADE PRESENCIAL:

A UFFS definiu como medida de ampliação de cuidados e controle, que apenas pessoas vacinadas ou que apresentem exames negativos para COVID a cada 72 horas serão consideradas aptas as atividades presenciais. Também, consta das normativas, que pessoas que possuam recomendação para não vacinação ou que pertençam a grupos de risco devem permanecer com atividades remotas/domiciliares. Os controles acontecerão em todos os ambientes do campus, sendo expressa a necessidade de comprovação da condição por parte de toda a comunidade acadêmica que frequentará o campus. Em paralelo, se organizou a demarcação de espaços com distanciamento recomendado, a redução de número de carteiras em salas de aula, a disponibilização de álcool gel nos ambientes, uma sala de isolamento, higienização de superfícies a cada intervalo de aulas, entre outras ações de sensibilização e orientação quanto aos cuidados no sentido de se evitar o contágio ao máximo. Também, teremos um canal de denúncia a casos de descumprimento das normas, o que poderá resultar em processos disciplinares para aqueles que descumprirem as orientações institucionais.

SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA E ADERÊNCIA AOS CUIDADOS NECESSÁRIOS:

A UFFS tem promovido com muita dedicação a organização do campus para que as atividades presenciais aconteçam da melhor forma e sob o menor risco. No entanto, é primaz que todos atuem conjuntamente de modo a evitar quaisquer exposições desnecessárias, utilizando sempre suas máscaras de modo correto, promovendo constante higienização das mãos, acompanhando a temperatura e mantendo o distanciamento entre as pessoas. Desse modo teremos na UFFS um ambiente muito mais protegido do que se observa na grande maioria dos locais públicos e essa é uma real necessidade para que se possa retomar a vida acadêmica com maior qualidade e no formato que a UFFS têm seus cursos aprovados (presencialmente).

QUANTO AO MONITORAMENTO:

Embora o atual NS0 se mostre baixo e sua definição padrão ocorra mensalmente, sendo aprovada pelo Conselho de campus, Direção do campus e a comissão de acompanhamento dos impactos da covid estão acompanhando continuamente os dados e atuará no sentido de propor as alterações de NS0, caso seja notado aumento nos indicadores de risco apontados, inclusive propondo a suspensão de atividades presenciais, se necessário futuramente.

QUANTO AO TRANSPORTE PÚBLICO:

Informamos que a UFFS tem procurado, por intermédio da Coordenação Administrativa, em contato com a prefeitura municipal, expor nossas necessidades de horários, o que será atendido com retorno dos horários a partir de 01.02.2022 e mais linhas diretas. No entanto, não há ingerência da UFFS sobre as questões de lotação. Assim, havendo necessidade, é recomendável que eventuais apontamentos/reclamações sejam encaminhadas pelo canal direto de controle da prefeitura municipal, do serviço de ouvidoria da Prefeitura de Chapecó - Chapecó Digital.

CONTATOS NO CAMPUS:

Para melhor atualização das normativas e dados relativos ao retorno, o site da UFFS, no espaço do Campus Chapecó possui um espaço denominado “Retorno das atividades” onde são expostos os documentos relacionados as decisões institucionais e do campus, as quais podem ser acessadas AQUI. Também, para denúncias, esclarecimentos e proposições destinadas a análise e monitoramento das atividades presenciais e temas relacionados à Covid, podem ser realizados contatos no seguinte e-mail, além dos demais contatos institucionais, que ficam à disposição. Comissão de monitoramento da Covid Chapecó: covid19.ch@uffs.edu.br.

Chapecó, 28 de janeiro de 2022.


ROBERTO M. DALLAGNOL
Diretor de Campus