Publicado em: 11 de fevereiro de 2021 13h02min / Atualizado em: 05 de março de 2021 13h03min
Um assunto que gera dúvidas, polêmicas, estudos e pesquisas será o tema principal de um evento da UFFS – Campus Chapecó. O “I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: processos históricos e resistências” acontece entre 19 de maio e 7 de julho, virtualmente, pela página do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn) no Facebook. A submissão de trabalhos está aberta e foi prorrogada até o dia 20 de março.
O (GPPPIn), responsável pela organização e realização do seminário, já havia realizado outro evento que, conforme a professora Jane Teresinha Donini Rodrigues, teve participação surpreendente (600 pessoas) diante do planejamento inicial do evento. Isso demonstrou, segundo outra professora que está na organização, Patricia Graff, que as pessoas desejam saber mais e discutir a respeito.
“Fala-se muito em inclusão, mas nem sempre ela existe de fato. Nesse evento, ouvimos dos próprios professores sobre isso: trabalham com poucas informações, com poucas formações, mas que essa realidade está no cotidiano deles muito fortemente. Parece que a inclusão é algo muito popularizado, com a existência de políticas e com pessoas com necessidades especiais em salas de aula de escolas regulares. Mas isso não resolveu os problemas – e sabemos disso”, ressalta a professora Jane.
Essas foram algumas das motivações para a ampliação do evento em 2021, de acordo com a professora Patrícia. Embora não tenha financiamento, o evento será nacional e on-line, com pesquisadores dos círculos de estudos no tema há anos.
A intenção dos organizadores é que no evento sejam debatidos os processos históricos de constituição da educação inclusiva no Brasil as experiências de permanência, convivência e aprendizagem, diante de um cenário de ataque à educação inclusiva. O evento configura um espaço de trocas de experiências e de reafirmação do compromisso com a promoção da educação como um direito de todos, comprometida com a inclusão de grupos sociais discriminados negativamente ao longo da história.
Para tal, o objetivo do seminário é justamente “constituir um espaço de socialização e debate acadêmico sobre pesquisas e práticas educacionais que tenham foco nos processos históricos de inclusão, nas políticas de inclusão e nas experiências de educação inclusiva, para a reafirmação do compromisso político assumido pelo Brasil na defesa da educação para todos”.
O “I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: processos históricos e resistências”, além da organização do GPPPIn, acontece em parceria com os programas de pós-graduação em Educação (PPGE) da UFFS e da UNOCHAPECÓ e o curso de Pedagogia da UFFS, além do apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.
Para quem quiser seguir se aprofundando no assunto, o GPPPin recebe interessados para além de universitários. Para ingressar, envie um e-mail para gpppin.uffs@gmail.com.
Público-alvo e inscrições
Estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores escolares e demais interessados na temática.
As inscrições podem ser realizadas nas modalidades de ouvinte e apresentador de trabalho. Os trabalhos poderão ser submetidos para avaliação no formato de comunicação oral (resumo expandido), nos seguintes eixos temáticos:
1. Acessibilidade e inclusão;
2. Políticas educacionais inclusivas;
3. Formação de professores;
4. Práticas educacionais inclusivas;
5. Inclusão e diversidade.
As inscrições, tanto na modalidade ouvinte como apresentador de trabalho, ocorrem gratuitamente. O aceite dos trabalhos será informado aos participantes a partir do dia 30 de abril, e os trabalhos aprovados serão publicados em anais do evento.
Programação
19/05/2021
18h45min – Atividade cultural e abertura
19h – Conferência de abertura: Os movimentos de In/exclusão e as insurreições: jogos de forças entre o especifico e o universal
Conferencista: Profª. Drª. Maura Corcini Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)
26/05/2021
19h – Mesa: Língua de sinais e educação de surdos: história e políticas
Prof. Dr. Pedro Henrique Witchs (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
Profª. Drª. Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
02/06/2021
19h – Mesa: Políticas de educação inclusiva no Brasil: debates atuais
Profª. Drª. Márcia de Souza Lehmkuhl (Grupo de Estudos em Educação Especial GEEP/CED/UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Profª. Drª. Márcia Denise Pletsch (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ)
09/06/2021
19h00 – Mesa: Inclusão, individualização e comuns possíveis
Profª. Drª. Graciele Marjana Kraemer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Profª. Drª. Kamila Lockmann (Fundação Universidade de Rio Grande – FURG)
16/06/2021
19h – Mesa: Relações raciais, gênero e sexualidade: olhares na educação inclusiva
Profª. Drª. Joana Célia dos Passos (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
23/06/2021
08h – Mesa: A educação inclusiva no cenário pós-pandemia
Profª. Drª. Raquel Fröhlich (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Profª. Drª. Morgana Domênica Hattge (Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES)
30/06/2021
14h – apresentação de trabalhos
19h – apresentação de trabalhos
07/07/2021
19h – Conferência de encerramento: A resistência: da metafísica às práticas
Conferencista: Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto (Universidade Federal Do Rio Grande do Sul – UFRGS).
Cronograma
Inscrições: de 30 de janeiro a 19 de maio
Submissão de trabalhos: de 30 de janeiro a 1º de março
Avaliação dos trabalhos : de 02 de março a 20 de abril
Divulgação dos resultados: a partir de 30 de abril
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos