Evento discute as políticas públicas que impactam o trabalho docente no Ensino Superior
Atividade é aberta para o público em geral

Publicado em: 07 de junho de 2021 15h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2021 15h06min

O GT Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores, do Fórum das Licenciaturas, da UFFS – Campus Chapecó, realiza na sexta-feira (11) o evento “Avaliação de desempenho docente no Ensino Superior: a proposta da UFFS em Debate”. O evento tem como público-alvo os professores de todos os campi, mas também é aberto ao público em geral.

A atividade dará continuidade aos processos formativos organizados pelo GT e tem como objetivo principal aprofundar as reflexões e discussões sobre as políticas educacionais que regulamentam o trabalho docente no Ensino Superior público como, por exemplo, a Resolução nº 49/CONSUNI/UFFS/2020, que aprova e dispõe sobre normas para avaliação de desempenho dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior na UFFS. “Nesse sentido, implica discutir a concepção de trabalho docente e gestão universitária implicada e seus desdobramentos na contemporaneidade”, explicou uma das coordenadoras do evento, Marilda Merencia Rodrigues.

LIVE

O evento será uma live temática, que será realizada na sexta-feira (11), às 16h, na sala virtual do Webex (acesso abaixo) e que contará com a presença de um convidado, o professor da UNICAMP, Lalo Watanabe Minto, que é autor de importantes trabalhos sobre a Educação Superior, dentre eles, “A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil” e “As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão”. A mediação será feita por uma representante do GT, a professora da UFFS – Campus Chapecó, Neide Cardoso de Moura.

De acordo com Marilda, a programação da live terá uma abertura com a contextualização da atividade proposta e uma síntese dos principais apontamentos feitos pelo público no evento anterior, realizado no dia 26 de março, a explanação do professor convidado, um diálogo e debate com o público participante e o encerramento. “Espera-se promover um debate público acerca das políticas públicas que impactam o trabalho docente no Ensino Superior, envolvendo cerca de 150 docentes que atuam nos seis campi da UFFS, cursos de graduação e pós-graduação, licenciatura e bacharelado, potencializando reflexões e discussões sobre os desafios e dilemas do trabalho docente no ensino superior na contemporaneidade”, afirmou.

Além disso, de acordo com a professora, será uma oportunidade para a realização de interlocuções entre docentes, considerando suas trajetórias, experiências e saberes no âmbito do trabalho docente no ensino superior e o entrelaçamento do ensino, da pesquisa e da extensão.

A inscrição poderá ser feita durante o evento e haverá certificação.

Sala virtual do evento