Publicado em: 08 de fevereiro de 2023 13h02min / Atualizado em: 08 de fevereiro de 2023 15h02min
Professores que atuam nos municípios da região da Amosc lotaram o auditório do bloco C da UFFS – Campus Chapecó em dois dias: na segunda-feira (6), os da educação infantil; e na terça-feira (7), do ensino fundamental. Foram dois encontros de estudos: o “Seminário Regional de Educação Infantil: Criança, Natureza e Escola: uma relação potente”, e o II Seminário Regional de Implantação do Currículo do Ensino Fundamental da Amosc: docência, currículo, avaliação formativa e práticas pedagógicas”.
O II Seminário de Implantação do Currículo do Ensino Fundamental é mais uma etapa de um trabalho que acontece há quase seis anos, em uma parceria que envolve UFFS, municípios da Amosc e Unochapecó. Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó Willian Simões, que coordena os trabalhos, durante todo esse tempo, houve a reflexão, a concepção e a aplicação de experiências com todos os envolvidos.
Conforme ele, esse foi o segundo encontro de três previstos e marcou o início do ano letivo e de formação continuada. Também estão previstas para o semestre, oficinas práticas a cada 45 dias até julho. No encerramento do III Seminário, também será feita a socialização de experiências pedagógicas aplicadas pelos professores das escolas.
“As práticas são o resultado da elaboração de uma matriz curricular, de uma proposta curricular, que agora estamos materializando. Trabalhamos na formação continuada para que a proposta passe a fazer parte do planejamento e das práticas dos professores – esse é o movimento, agora, da implantação do currículo”, ressalta ele.
A Assessora em Educação da Amosc, Locenir Selivan, destaca que os avanços vêm acontecendo à medida que o currículo está sendo implementado. “Ele foi elaborado a partir da participação dos professores da região e os professores especialistas das universidades parceiras. Então, acreditamos que já estamos colhendo, na medida que estamos fazendo os seminários de relatos de experiências. Estamos vendo a empolgação dos professores e, assim, podemos mensurar um pouco do que viemos fazendo em todos estes anos de formação. O balanço é positivo. Consideramos um avanço para a região”, pontua ela.
O trabalho participativo também é destacado pelo professor Willian. “Temos, por princípio, no projeto construído com a Amosc e a Unochapecó, a cooperação. Nosso foco é, sobretudo, fazer com que as pessoas se coimpliquem junto e se sintam parte desse projeto, que se diferencia de outros projetos com pacote fechado, pautados pela meritocracia, que acham que a competição entre escolas vai melhorar a educação. Nós pautamos pela cooperação e pelo trabalho conjunto, coletivo, coimplicado. E é por isso que, apesar dos muitos desafios, temos alcançado resultados muito positivos, com participação ativa de todos”, frisa ele.
O diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, lembra que a educação e a formação de professores estão no DNA da Universidade desde a sua criação. “Para nós é uma satisfação, mostra a valorização de um dos vieses da Instituição, que é a educação – o principal deles, sem dúvidas. Mostra que estamos conseguindo contribuir diretamente com a sociedade, uma vez que só nesses dois dias foram quase mil pessoas, mil professores frequentando a UFFS e desenvolvendo sua capacidade voltada à área, voltada à nova legislação. Eles levarão isso para as escolas, buscando o aprimoramento das suas aulas e, consequentemente, da nossa sociedade, com a melhor formação dos alunos. Além disso, temos grandes contribuições, inclusive com a produção importante que em breve será disponibilizada, como livros e cadernos metodológicos”, finalizou.
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