Publicado em: 11 de janeiro de 2021 12h01min / Atualizado em: 13 de janeiro de 2021 09h01min
Um estímulo à leitura e à escrita. É principalmente com esse objetivo que nasceu e vem crescendo o Entre Letras, jornal do curso de Letras – Português e Espanhol, da UFFS – Campus Chapecó. Em fevereiro será publicada a sexta edição e o grupo está encaminhando a institucionalização do jornal como projeto de extensão.
Iniciado em agosto de 2020, a partir de conversas e desejos de alguns estudantes, o jornal acabou se concretizando a partir da organização estudantil, no Centro Acadêmico Antonieta de Barros. Atualmente, dez estudantes estão envolvidos com a produção do Entre Letras (veja a lista abaixo).
A publicação foi mensal até a quinta edição, mas vai passar a sair uma vez a cada dois meses. O trabalho, segundo a editora-chefe, Beatriz Simone Cavalheiro, é intenso. Basicamente, as tarefas são as seguintes: primeiro, há a divulgação para o envio dos trabalhos. Depois, a produção de cada uma das colunas e a revisão de todo o material. Também há a diagramação, as publicações em blog e redes sociais e a divulgação de que o jornal está no ar.
Os artigos são de várias áreas do conhecimento. Isso porque, segundo a estudante Mairine Gerlach de Oliveira, uma das componentes do grupo responsável pelo jornal, o projeto, desde o início, pretende divulgar textos feitos no meio acadêmico e oferecer acesso ao que outros escrevem.
Atualmente o Entre Letras tem as seguintes colunas: Entrevista, Resistência, Letras, Ensino, Espanhol, Livre, Literatura, Sessões artísticas, Divulgação e Informativos.
Em 2021, novidades chegarão no Entre Letras: com a orientação do professor Valdir Prigol para a escrita do projeto, o jornal será institucionalizado. De cordo com Beatriz, o Entre Letras incorporará ainda mais características de suplemento literário. A diagramação também será repaginada por uma egressa do curso.
Para Mairine, a experiência vem sendo de muito crescimento pessoal e acadêmico. “Topei na hora participar. A gente atua em parceria, consegue expor ideias. O alcance é grande, e estamos apresentando uma diversidade de conhecimentos. O aprendizado é muito grande. Me orgulho muito do projeto. Incentivar a leitura é muito gratificante”, ressalta.
Beatriz reitera tudo o que Mairine diz e acrescenta que quem faz o jornal também aprende muito com o que outras pessoas produzem dentro e fora da Universidade. Também aponta que é muito bom dar espaço a novos autores e autores regionais. “Ainda tem a questão de aprender a atuar em equipe, numa ação conjunta para a publicação”, frisa ela.
Quem deseja publicar no Entre Letras pode entrar em contato com a equipe por e-mail (entreletrasuffs@gmail.com), no Instagram (@entre.letrasuffs) ou no Facebook (Entre Letras-UFFS).
Quem faz o Entre Letras
Beatriz Simone Cavalheiro – editora-chefe/diagramação
Gean Felipe Pasinatto – comunicação
Jéssica Fernanda Dias Vieira – revisão final
Laura Cristina dos Santos Pilonetto – seção Entrevista
Mairine E. Gerlach de Oliveira – social media
Marion Simioni da Silva – acessibilidade, blog e fotografia
Nayla Beatriz Cunha Ladislau – seção Divulgação
Nilson Júnior Arruda – seção Informativos
Marieli Zanotto - revisão de textos
Rafaela Parizotto - revisão de textos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
21 de fevereiro de 2025
Chapecó
20 de fevereiro de 2025
Informe UFFS
20 de fevereiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos