Mestrado e Doutorado em História recebem inscrições para o Processo Seletivo
Candidatos passarão por três etapas de seleção e os aprovados iniciam as aulas em março de 2025

Publicado em: 15 de outubro de 2024 12h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2024 12h10min

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFFS – Campus Chapecó, tanto para o Mestrado (até 15 vagas) quanto para o Doutorado (até dez vagas), para ingresso no primeiro semestre de 2025. Conforme previsto no Edital nº 35/PPGH/UFFS/2024, os interessados podem se inscrever até o dia 11 de dezembro.

O PPGH tem três linhas de pesquisa: “História Ambiental, das Migrações e das Ciências”; “Fronteiras, Movimentos Sociais e Poder”; e “Cultura, Resistências e Decolonialidades”. As vagas estão divididas da seguinte maneira: para o Mestrado, são seis vagas para a Linha de Pesquisa 1, quatro para a Linha de Pesquisa 2, e cinco para a Linha de Pesquisa 3. Já para o Doutorado, são quatro vagas para a Linha 1, três para a Linha 2, e três para a Linha 3.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição (disponível no site) e anexá-lo no e-mail, obrigatoriamente, além da cópia digitalizada em formato PDF dos seguintes documentos:

• Documento de identificação válido com foto (serão aceitos como comprovante a Carteira Nacional de Habilitação com foto, o Registro Geral de Identidade Civil (Modelo Antigo e Novo), o Passaporte, a Carteira de Trabalho e a Carteira de Conselhos com representatividade nacional, desde que contenha foto). Para candidatos estrangeiros, cópia Registro Nacional Migratório (RNM) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou documento que comprove a solicitação destes documentos na Polícia Federal;
  • CPF (não necessária caso o RG ou a CNH contenha o número);
  • Cópia do diploma de curso superior de Graduação (para o curso de Mestrado), de Graduação e, se tiver, diploma de Mestrado (para o curso de Doutorado) reconhecido pelo MEC ou diplomas de curso superior (de Graduação e/ou Graduação e Mestrado) cursados no exterior revalidado no Brasil ou reconhecidos pela instância legal do país onde os cursos foram realizados, ou declaração emitida por Instituição de Ensino Superior atestando que o candidato colará grau na Graduação e/ou Dissertação de Mestrado até o ato de matrícula;
  • Histórico escolar do curso de Graduação para o curso de Mestrado e; o histórico escolar da Graduação e, se tiver, histórico do Mestrado para o curso de Doutorado;
  • Curriculum vitae, necessariamente, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (completo), não documentado, sem os comprovantes em anexo. Os candidatos estrangeiros devem fornecer currículo vitae não documentado, sem os comprovantes em anexo;
  • Proposta de projeto de pesquisa de Mestrado e/ou Doutorado, sem identificação na capa e corpo do texto, de acordo com os itens 4.3.5 e 4.3.6, ANEXO II (disponível em: www.uffs.edu.br/ppgh>Ingresso>Processo Seletivo Regular) e demais orientações deste edital.
  • Para candidatos ao curso de Doutorado, é necessário produzir e entregar um Ensaio, com até 1,5 mil palavras, articulando: a linha de pesquisa, as bibliografias sugeridas e o tema/problema de pesquisa, conforme a linha escolhida pelo candidato à vaga de doutorado. O ensaio deve estar no mesmo PDF arquivo do projeto de pesquisa.

O Processo Seletivo terá três etapas: Análise do Projeto de Pesquisa, para o curso de Mestrado e Doutorado e ensaio para o curso de Doutorado; Arguição sobre a proposta de Projeto de Pesquisa de Mestrado e/ou Doutorado, além da bibliografia indicada neste edital para leitura prévia; e pontuação do Currículo Lattes do candidato(a).

A bibliografia indicada para a arguição e elaboração do projeto de pesquisa está disponível no item 4.4.3 do edital, assim como demais informações para o processo seletivo.

A previsão é de que a homologação do resultado final do processo seletivo seja publicada a partir de 14 de fevereiro de 2025. O início das aulas acontecerá em 10 de março.