Mestrados e doutorados da UFFS – Campus Chapecó recebem inscrições para disciplinas isoladas
Prazo é até 22 de julho

Publicado em: 04 de julho de 2024 10h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2024 15h07min

Sete programas de pós-graduação da UFFS – Campus Chapecó estão com inscrições abertas para admissão de estudantes em disciplinas isoladas: Ciências Biomédicas (mestrado), Educação (mestrado), Enfermagem (mestrado), Estudos Linguísticos (mestrado e doutorado), Filosofia (mestrado), Geografia (mestrado) e História (mestrado e doutorado). Conforme o edital nº 3/CAPPGCH/UFFS/2024, os interessados podem se inscrever até o dia 22, em até dois componentes curriculares em cada programa de pós-graduação.

Não há cobrança de valores para a inscrição. Também não há mensalidades a serem pagas por quem cursar os componentes curriculares.

Podem se inscrever nas disciplinas isoladas dos mestrados candidatos que tenham concluído o curso de nível superior ou que estejam no último semestre do curso de graduação ou que sejam alunos regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior (IES) nacionais ou estrangeiras reconhecidas pelo MEC, pela CAPES ou instância legal do país onde o curso é realizado. Já os candidatos às disciplinas exclusivas do doutorado em Estudos Linguísticos devem ser portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado de IES nacionais ou estrangeiras reconhecidas pela CAPES ou instância legal do país onde o curso foi realizado.

O quadro de horários dos componentes ofertados em cada programa está disponível nas páginas de cada um dos programas: Filosofia (PPGFIL); Educação (PPGE); Estudos Linguísticos (PPGEL); Ciências Biomédicas (PPGCB); História (PPGH); Geografia (PPGGeo); Enfermagem (PPGEnf).

Conforme o edital, o resultado provisório deve ser publicado a partir do dia 6 de agosto. Já a homologação final deve ocorrer a partir do dia 9.

Como se inscrever

Os interessados devem enviar e-mail à secretaria do programa de pós-graduação das disciplinas de interesse (Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) – sec.ppgfil@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – sec.ppge@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) – sec.ppgel@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (PPGCB) – sec.ppgcb@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – sec.ppgh@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) – sec.ppggeo@uffs.edu.br; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) - sec.ppgenf@uffs.edu.br). É necessário enviar os seguintes documentos, em um único arquivo em formato pdf, conforme a sequência:

I – Documento de identificação com foto, frente e verso; para candidato estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM), ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), ou documento que comprove a solicitação desses documentos na Polícia Federal;

II – CPF. Caso já conste no documento de identificação, ele é dispensável;

III – Título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br);

IV – Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, nos termos do art. 5º da LEI Nº 4.375, DE 17 DE AGOSTO DE 1964 (Lei do Serviço Militar).

V – Diploma de curso de nível superior ou certificado de conclusão de curso de graduação, reconhecidos pelo MEC; ou ainda, na ausência dos anteriores, atestado que comprove estar cursando o último semestre de curso de graduação reconhecido pelo MEC;

VI – Histórico escolar da graduação e, se for o caso, também o comprovante de que é aluno regular em outro programa de pós-graduação stricto sensu;

V – Currículo gerado pela Plataforma Lattes do CNPq, não documentado;

VI – Carta de intenções para cursar o componente curricular escolhido, com até 500 palavras, na qual constem os seguintes itens: a) identificação do candidato; b) experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, TCC etc.) ou docência na área; c) justificativa de interesse pessoal na disciplina; d) possibilidade de aproveitamento da disciplina em sua pesquisa acadêmica e/ou atuação profissional.

VII – Diploma ou certificado de conclusão de curso de mestrado (exclusivamente para as vagas em disciplinas de doutorado).

Componentes curriculares, créditos e vagas ofertadas

Ciências Biomédicas (PPGCB)

Componente Curricular: Fisiopatologia do Câncer

Vagas Ofertadas: 5