Mulheres podem realizar exercícios físicos gratuitamente e contribuir em pesquisa
Grupo busca voluntárias para entenderem quanto os exercícios físicos melhoram casos de diabetes tipo 2

Publicado em: 02 de julho de 2021 15h07min / Atualizado em: 02 de julho de 2021 14h07min

Estudantes e professores da UFFS – Campus Chapecó e de outras instituições, integrantes do grupo que pesquisa “Os efeitos do exercício físico em mulheres com diabetes mellitus tipo 2 e em mulheres saudáveis”, buscam mulheres para serem voluntárias. Quem participar do projeto terá a oportunidade de saber mais e melhorar sua saúde.

Gratuitamente, as voluntárias farão quatro meses de exercícios físicos com orientação profissional em uma academia parceira. Além disso, farão exames básicos de saúde e terão o acompanhamento de uma equipe multiprofissional de saúde, inclusive do médico do esporte Thales Rossatto.

O grupo procura mulheres com dois perfis: 1) mulheres com diabetes mellitus 2 (DM2) e sedentárias: estar na faixa etária entre 40 e 60 anos; ter DM2 clinicamente comprovada; ser sedentária (não estar praticando exercício físico há, pelo menos, quatro meses); manter hábitos alimentares cotidianos; manter uso de fármacos antidiabéticos conforme orientação médica; e 2) mulheres saudáveis e sedentárias; estar na faixa etária entre 40 e 60 anos; não possuir qualquer doença nem fazer uso de qualquer medicamento/fármaco; ser sedentária (não estar praticando exercício físico há, pelo menos, quatro meses); manter hábitos alimentares cotidianos.

Quem se interessar deve entrar em contato com o mestrando André Campos, pelo WhatsApp 54 98413-7256, pelo perfil do Instagram @purinas.exercicio ou Facebook “Projeto de Pesquisa em Diabetes”.

A pesquisa foi idealizada por André Campos de Lima, mestrando em Ciências Biomédicas na UFFS – Campus Chapecó, sob a orientação da professora Andréia Machado Cardoso e coorientação da professora Aline Manica (Unochapecó).

As ações da pesquisa iniciam em julho. As coletas de sangue serão na Unochapecó, nas datas de 17 e 24 de julho, inicialmente (se for necessário, novas datasserão marcadas). Nesses dias também serão feitas avaliações físicas bem simples, medidas e aplicados pequenos questionários.

Os exercícios físicos serão em uma academia parceira, localizada na Av. Atílio Fontana, próxima à Unochapecó, em horários a combinar (há possibilidade das participantes irem, inclusive, ao meio-dia).

Haverá comparativos dos exames antes e depois das atividades físicas, além da medição da glicemia semanalmente nas voluntárias diabéticas.  “Já sabemos que as mudanças mais proeminentes acontecem no início dos exercícios. Então, talvez, haja a necessidade de ajuste da medicação para menos”, explica a professora Andréia.

Equipe envolvida na pesquisa

Professora Andréia Machado Cardoso: UFFS – Campus Chapecó

Professora Aline Mânica: Unochapecó

Professora Daniela Zanini: UFFS – Campus Chapecó

Professor Clodoaldo de Sá: Unochapecó

André Campos de Lima: Mestrando em Ciências Biomédicas na UFFS – Campus Chapecó

Professora Taísa Gris: Uniasselvi e técnica no Laboratório do Hospital Regional do Oeste (HRO)

Isabella Martins Vieira Dias – Acadêmica do curso de Medicina na UFFS – Campus Chapecó

Lucas Dalmolin Lovatto – Acadêmico do curso de Medicina na UFFS – Campus Chapecó 

Lucas Macedo Chaves – Acadêmico do curso de Medicina na UFFS – Campus Chapecó

Samantha Nuncio Prestes – Acadêmica do curso de Medicina na UFFS – Campus Chapecó 

Agatha Carina Leite Galvan – Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó 

Alessandra Yasmin Hoffmann – Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó 

Denise de Campos – Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó 

Josiane Karoline Longhinotti – Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó 

Natalia dos Santos Saugo– Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó

Vanessa Zanzaro - Acadêmica do curso de Enfermagem na UFFS – Campus Chapecó

Médico do esporte: Thales Rossatto (RQE: 20609)