Palestra busca promover reflexões sobre a inclusão de estudantes cegos
Evento on-line é aberto a todos os interessados, especialmente estudantes de licenciaturas

Publicado em: 22 de fevereiro de 2022 13h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2022 11h02min

Estudantes de licenciaturas da UFFS e da comunidade regional, e especialmente os da Licenciatura em Matemática da UFFS – Campus Chapecó, estão convidados a participar da palestra "Tenho um aluno cego e agora? Reflexões sobre a inclusão na contemporaneidade". O evento será on-line, na sexta-feira (25), a partir das 19h, com a professora Daiana Zanelato dos Anjos.

A professora é doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), atua como docente na rede estadual de Santa Catarina e atualmente está na SED/SC. Ela pesquisa o tema há dez anos, e considera, a partir dos resultados que já obteve, que a linguagem é o grande desafio de professores com estudantes cegos. “A linguagem como ferramenta de comunicação tem no Braille a forma com que o cego se comunique por escrito com o mundo e isso não seria empecilho se o desconhecimento por parte de grande parte dos professores que circunda essa forma escrita não fosse ainda tão grande. Nós já demos uma boa largada quando conseguimos incluir a Libras nas licenciaturas, mas ainda há muito o que se pode pensar para que as nossas formações iniciais prezem pelo ideal da inclusão.”.

A professora reforça que a raiz da discussão está nos cursos de licenciatura. “Deve partir de nossos cursos de licenciatura a formação inicial básica. Dar ideia ao graduando que a diferença é parte constitutiva do ser humano e que a diversidade é característica forte de nossa espécie. Partir do pressuposto que a diversidade é princípio formativo, faz com que se desenhe um curso de licenciatura com poder humanizador em seus futuros professores”, ressalta.

Para a inclusão dos estudantes cegos, ela aponta que o ponto de partida é bastante claro. “O professor tem no aluno uma das maiores possibilidades para aprender a ensinar. Olhar para o estudante, atentar ao que ele mostra que não entende e naquilo que é dificultoso por muitas razões. Está aí um bom pontapé inicial: desenhar o perfil do estudante que almeja ensinar”, explica.

Estes e outros temas serão abordados na live, que é promovida pelo CCR Psicologia e Educação Matemática, com apoio do curso de Licenciatura em Matemática.