Professora da UFFS fala sobre desafios da docência durante a pandemia em evento na Espanha
Pesquisa de doutoramento foi apresentada pela docente Mary Stela Surdi na Universidade de Valência

Publicado em: 09 de agosto de 2023 14h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2023 16h08min

A professora Mary Stela Surdi, do Campus Chapecó, participou entre os dias 25 e 28 de julho do evento “DNC5ALED: Os discursos e o seu impacto em um mundo com múltiplas crises", realizado pela Universidade de Valência, na Espanha. Na oportunidade ela apresentou a pesquisa que está realizando no doutorado em Estudos Linguísticos da UFFS, que tem como tema “O que foi ser professor de língua portuguesa no contexto de pandemia de covid-19”.

O objetivo da pesquisa, segundo Mary Stela, "é analisar os modos de subjetivação e os processos identificatórios dos egressos de Letras da UFFS - Campus Chapecó que lecionaram durante a pandemia, a fim de compreendermos quais foram os desafios enfrentados pelos professores e como podemos aprender com isso para repensarmos aspectos da formação inicial, aqui na graduação em Letras”.

“O acontecimento da pandemia de covid-19 intensificou algumas crises e descortinou uma série de mazelas sociais que, como pesquisadores e estudiosos do discurso e da educação, precisamos dar atenção, investigando suas consequências e propondo alternativas para avançarmos nas melhorias que desejamos para a sociedade”, pontua a professora.

Conforme Mary Stela, o foco das discussões durante o evento na Espanha girou em torno da compreensão de que discurso, linguagem e comunicação são centrais para nossa compreensão do mundo hoje. Conforme dito pela organização do DNC5ALED, "pesquisadores de muitas disciplinas se interessaram em como os discursos moldam as realidades sociais, políticas e econômicas e estudam os discursos em muitas áreas da vida social: como uma prática de criação de significado de grupos, como um aspecto de tendências culturais e estéticas, como uma ferramenta para a mobilização política e como forma de imaginar futuros esperançosos e organizar a justiça social”. Mais de 300 trabalhos, de diferentes países, participaram do evento e cerca de 50 pesquisadores brasileiros estiveram presentes.

Apoio institucional

A participação de Mary Stela no evento foi viabilizada por recursos do Edital nº 27/GR/UFFS/2023, da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS.

Galeria de Imagens: