UFFS – Campus Chapecó oferece formação continuada gratuita sobre robótica
São 60 horas de atividades; curso é voltado a educadores.

Publicado em: 26 de abril de 2022 09h04min / Atualizado em: 26 de abril de 2022 13h04min

Professores de Matemática do Ensino Médio ou dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino podem se inscrever para o Curso de Formação Continuada: Robótica para Educadores, oferecido gratuitamente na UFFS – Campus Chapecó. Os interessados devem efetuar suas inscrições até o dia 2 de maio, on-line.

Com carga horária de 60 horas, o curso ocorre nos dias 4 e 25 de maio, 8 e 22 de junho, 6 de julho, 3 de agosto e 9 de novembro. Os encontros serão sempre à tarde, a partir das 13h30, presencialmente, no Campus Chapecó.

Conforme uma das coordenadoras, professora Janice Reichert, há ganhos significativos no uso da robótica pedagógica em sala de aula. “O uso da robótica pedagógica estimula o raciocínio e a criatividade nos estudantes, além de permitir uma abordagem inter/multidisciplinar. De acordo com relatos de professores que participaram das oficinas em outros momentos, quando ocorre a introdução da robótica em sala de aula, os estudantes tornam-se mais motivados e participativos e mesmo estudantes que em outros momentos mostraram-se desinteressados pelo conteúdo matemático participam ativamente das atividades”.

Conteúdo programático do curso: Introdução à plataforma Arduino UNO R3 e protoboard; Modelos de placas Arduino, características do Arduino UNO R3, Arduino IDE; LED’S, jumpers, motores, sensores de calor, infravermelho, ultrassónico etc.; Uso de materiais reutilizáveis para o desenvolvimento de projetos de robótica educacional; Utilização de plataformas para programação em Arduino; Construção e programação de protótipos.

O curso está vinculado ao programa de extensão “Pensamento Computacional na Educação Básica: Habilidades e Competências do Século XXI”, coordenado pela professora Janice Reichert, e ao projeto de pesquisa “A Robótica como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Básica Aplicada a Projetos Interdisciplinares”, coordenado pelo professor Milton Kist.