Publicado em: 27 de junho de 2023 12h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2023 16h06min
Maria Bonita vai casar. E em Guatambu! É "mentiiiiira" ou será que ela vai mesmo casar em Guatambu? O final só saberá quem participar do Arraiá da UFFS, no Campus Chapecó.
Organizado e promovido pelo Fronteira Cultural, coletivo de estudantes que tem um projeto de cultura institucionalizado sob a orientação da professora Rubi Garcia, o Arraiá acontece no dia 8 de julho, a partir das 15h. O grupo convida toda comunidade acadêmica e a comunidade regional para desfrutarem de comidas típicas, brincarem nos jogos típicos juninos e apreciarem quadrilha, música, desfile de casais, casamento caipira e muita cultura.
A quadrilha, além da animação, da dança e dos passos ensaiados, terá um roteiro. Autoral, a história pensada pelo estudante de História Gabriel Andrade Openkowski terá Maria Bonita na dúvida entre se casar ou não em Guatambu.
A variedade de tradições e a mistura cultural fará diferença no Arraiá da UFFS. Como há muitos estudantes de outros locais do país na Instituição, a ideia é incorporar, na festa, elementos da cultura de uma das regiões com festas juninas mais tradicionais do país: o Nordeste. Quem estiver no Arraiá perceberá as diferenças da quadrilha, que terá pitadas de cultura nordestina.
Para que tudo ocorra da melhor forma, há algum tempo os organizadores vêm trabalhando. Então, eles propuseram várias atividades anteriores com os colegas: oficinas de decoração, com a produção de bandeirinhas e correntões; a própria quadrilha, com muitos ensaios – inclusive abertos; e oficinas de forró a quem se interessasse pela dança.
Além disso, quem quiser – não importando se são da comunidade acadêmica ou não – pode se inscrever para apresentações musicais, exposição de arte, poesia, trabalhos acadêmicos, atividades de dança e demais formas de expressão artística.
A festa é uma maneira de integração com a comunidade regional, além da diversão. “A ideia é socializar mesmo. Fazer com que a cidade conheça a UFFS e o que se produz aqui”, comenta uma das organizadoras, a estudante de Ciências Sociais Isabelle Piaia.
Os organizadores estão convidando a comunidade de várias formas: pela imprensa, por canais de comunicação de sindicatos de várias categorias de trabalhadores, pelos centros acadêmicos e atléticas. Segundo a estudante de Filosofia e integrante do grupo Diana Dahmer, ideias que iniciaram pequenas vêm tomando uma grande proporção e, por isso, as expectativas para o Arraiá são muito positivas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos