Perfil do Egresso
O egresso do curso terá conhecimento a respeito da diversidade dos seres vivos, sua organização em diferentes níveis, suas relações evolutivas e com o ambiente em que vivem. Terá uma formação ampla e sólida, generalista, crítica, ética e solidária, com fundamentação teórico-prática em diferentes áreas da biologia, a partir das experiências locais/regionais que possibilitarão o egresso atuar em âmbito regional e nacional. O bacharel em ciências biológicas poderá coordenar e participar de equipes multiprofissionais nas diversas subáreas da Biologia. Deve pautar sua conduta profissional por referenciais éticos e legais, consciente de sua responsabilidade ambiental, social e humanística, com compromisso com a cidadania e rigor científico.
Perfil profissional:
O profissional egresso tem competências e habilidades, em acordo com o parecer CNE/CES 1.301/2001 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas:
a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade.
b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência.
c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.
d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental.
e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área.
f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias.
g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos.
i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.
j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação.
k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade.
l) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo.
m) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.
n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
Além destes, o curso pretende centralizar sua ação na formação de um profissional em sintonia com o seu tempo e que realmente seja capaz de desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações problema, sintetizar, julgar, integrar e manipular assuntos correlatos ao ambiente e ao seu uso sustentável;
- Atuar inter e até transdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;
- Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
- Aplicar instrumentos e conceitos integrados de uso, manejo e conservação dos recursos naturais;
- Responsabilizar-se pela pesquisa, planejamento e operações relacionadas à integração do uso de recursos naturais e sistemas de produção relacionados com as Ciências Biológicas;
- Executar análises para fins de pesquisas e diagnósticos;
- Desenvolver estratégias para aprimorar técnicas e práticas de manejo possibilitando o desenvolvimento de atividades do setor primário sem que haja degradação dos recursos naturais, buscando alternativas sócio-econômicas viáveis.